6 de maio de 2017

6 dicas para a mulher que usa a pílula contraceptiva (anticoncepcional)



Como vem sendo hábito, todas as semanas acabo por escrever alguns posts sobre a pílula contraceptiva (anticoncepcional), mas desta vez pensei em fazer as coisa diferentes... resolvi apenas deixar uns conselhos para que sua proteção e adaptação seja maior, no fundo reuni os 6 principais erros que as mulheres comentem para lhe ajudar...

Vamos lá então... seu médico indicou uma pílula contraceptiva (anticoncepcional). 

- Iniciei sem indicação médica?

Primeira dica

Defendo sempre que só deve iniciar a pílula contraceptiva (anticoncepcional) após conselho de seu médico, pelos seguintes motivos:
  • escolha da mais adaptada a si
  • avaliação do seu estado de saúde
  • avaliação de sua historia familiar (doenças)
  • prevenção de algumas doenças
  • acompanhamento na fase inicial de adaptação

6 dicas para a mulher usa a pílula contraceptiva (anticoncepcional)

Ok, depois de iniciar, no 1° dia da menstruação, manteve o esquema que seu médico indicou, tomou um comprimido por dia, seguindo as indicações das setas inscritas no verso da carteira, sensivelmente à mesma hora. Terminou sua cartela, faz a pausa de descanso e não menstruou....

- Ups, será que está grávida? O que deve fazer para descer?

Segunda dica

Ao iniciar a pílula vai ter que dar tempo ao seu corpo para ele se adaptar, falo de 3 a 4 cartelas, durante essa fase é mais fácil notar alguns efeitos secundários, como... mas mesmo assim deve manter e dar tempo para que se adapte.
6 dicas para a mulher usa a pílula contraceptiva (anticoncepcional)

Manteve a pílula, e na quinta, sexta e por exemplo oitava carteira nota uma sangramento no meio do ciclo da pílula...

- Parece que não está fazendo efeito? Devo interromper a pílula?

Terceira dica

A mulher não deve interromper a sua pílula se notar escapes ou spotting.. o spotting é um sangramento em pouca quantidade que resulta da acção da pílula, prova até que ela está fazendo efeito... se nota um spotting, deve manter a pílula para continuar evitando a gravidez.
6 dicas para a mulher usa a pílula contraceptiva (anticoncepcional)

Ao nono mês e seguintes o spotting desapareceu e num ciclo seguinte atrasou a toma do seu comprimido 13 horas, toma habitualmente às 22 e só tomou no dia seguinte às 13.

- Terei riscos? E agora?

Quarta dica

Ok, atrasos até 12 horas, em relação à hora habitual de toma, não interferem com a acção da pílula, devendo manter a pílula seguinte na hora habitual, nos dias seguintes. Vai continuar protegida... mas.. como seu atraso foi de 13 horas, tem riscos...
6 dicas para a mulher usa a pílula contraceptiva (anticoncepcional)

Ao termos um atraso de mais de 12 horas ou mesmo esquecer um comprimido temos riscos de gravidez, para repor mais rapidamente a proteção e evitar deve tomar o comprimido esquecido ou em atraso assim que se lembre, manter os seguintes na hora e dias indicados e se proteger nos 7 dias seguintes. Se estiver na ultima semana da carteira deve iniciar a nova carteira, assim que termine a atual sem fazer pausa de descanso.

- Mas infelizmente no dia que esqueci tive relação desprotegida...

Quinta dica

Ao ter relação tem riscos de gravidez, por isso, para além do que sugeri na quarta dica, deve fazer a pílula do dia seguinte, de preferência nas primeiras 24 horas após a relação, pois sua eficácia é maior... é importante também manter sempre a pílula contraceptiva (anticoncepcional).
6 dicas para a mulher usa a pílula contraceptiva (anticoncepcional)

- Mas cheguei à pausa e não menstruei? Paro a pílula contraceptiva (anticoncepcional)?

Sexta dica

Se na pausa não menstruou, e ocorreu o esquecimento deve pensar numa gravidez, nesse caso, senão menstruar na pausa, antes de iniciar a nova carteira deve fazer um teste de gravidez, para excluir... se der negativo deve manter a pílula contraceptiva (anticoncepcional) após a pausa.
6 dicas para a mulher usa a pílula contraceptiva (anticoncepcional)

Espero que tenha ajudado a perceber melhor como devemos usar e como funciona a pílula contraceptiva (anticoncepcional), se precisar de ajuda pode então comentar e não se esqueça de partilhar este post... 😊


Descubra os posts mais visitados no blog

4 comentários:

  1. Preciso de sua ajuda , estou sentindo muitas dores e quero saber se vc poderia me ajudar

    ResponderEliminar
  2. Olá, preciso de uma ajudinha... Eu tomei anticoncepcional por 4 meses e parei por 3 meses.. voltei a tomar novamente e estou no fim da minha cartela, falta 4 comprimidos, tive relação sem proteção, será que corro risco? Ou no final da cartela já estou protegida? Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, já está novamente protegida, não estão indicadas as pausas para descanso, mantenha seu anticoncepcional, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.