quinta-feira, dezembro 01, 2016

Depois de quantos dias tomando anticoncepcional posso ter relação?

Depois de quantos dias tomando anticoncepcional posso ter relação?

Para estarmos protegidos da gravidez é importante iniciar o anticoncepcional como é recomendado, iniciar na menstruação, de preferência no 1° dia, tomar certinho, todos os dias, sensivelmente à mesma hora, respeitar a ordem inscrita no verso da cartela, evitar atrasos de mais de 12 horas e nos protegeremos se tomarmos algum medicamento que interfira ou tivermos um vômito ou diarreia as 4 horas seguintes à toma do comprimido.

Se seguirmos estes conselhos vamos estar protegidos de uma gravidez, mesmo que nosso anticoncepcional tenha mais ou menos dose hormonal.


Iniciar no 1° dia da menstruação é muito importante para nosso corpo se adaptar mais facilmente e estarmos mais rapidamente e protegidos, se a mulher iniciar entre o 2° e o 5° dia da menstruação tem mais chances de gravidez devendo se proteger até ao 7° dia de uso (7° comprimido).

Depois de quantos dias tomando anticoncepcional posso ter relação?

Essa pergunta me é feita muitas vezes, então a resposta é:

- se iniciar a pílula pela primeira vez no primeiro dia de sua menstruação está logo protegida, embora eu sugira sempre que se proteja até ao 7° comprimido da primeira cartela

- se iniciar entre o 2° e 5° da menstruação deve se proteger até ao 7° comprimido da primeira cartela

- se iniciar sem estar menstruada, não aconselho, deve se proteger até ao meio da primeira cartela 

Nas cartelas seguintes está logo protegida, mesmo nas pausas entre as cartelas desde que faça um uso correcto.

Descubra alguns posts relacionados
Partilhe

20 comentários:

  1. Ola...comecei a tomar cerazette a um mes e pouco...mas fiquei sem tomar na quinta e sexta...no sabado tive relacao...dai tomei no domingo os tres comprimidos de uma vez pela manha...mas nesse mesmo dia tive relacao de novo e nao tomei na segunda so na terça...e nao tomei mas...me esqueço muito...das pilulas...pois eu tomava injetavel...e a ginecologista trocou por esse...me ajuda nao estou gravida né...ja tenho tres...filhos...obg...um abraço...e espero anciosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem riscos, deveria manter cerazette, mas teria que se proteger nos 7 dias seguintes... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá doutor, tenho mais uma dúvida... depois de me vir aquele corrimento no princípio do mês e parou eu tomei uma pílula, apenas um comprimido, e uma semana depois veio me outra vez aquele corrimento mas apenas um dia e como tinha uma ecografia por via endocavitaria no dia 14 e não podia estar menstruada tomei mais um comprimido e hoje veio outra vez aquele corrimento. É normal ou foi por ter tomado aqueles dois comprimidos doutor ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim, ao tomar assim desregula seu ciclo não é aconselhável que use dessa forma... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Eu tomeii perlutan e tive relação sem proteção e ele gozor dentro,isso umas 5 vezes a gente ficou e tdo vez foi dentro,e desceu um pouco de sangue só que ainda não é o dia dela descer,corre o risco de ser gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tinha feita sua primeira injeção à menos de 7 dias tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Ola tive relações com o meu namorado sem preservativo tomo a pilula minigest quando vou dormir 22 ou 23 horas mas nunca à mesma hora varia 1hora mais ou menos posso estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se toma dessa forma e não falhou nenhum dia não tem riscos... pode ficar descansada... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Boa tarde,

    Doutor minha ultima menstruação foi dia 08/10, não tomo anticoncepcional tive relação ontem com meu marido e ele gozou dentro.
    Quais as chances deu ficar gravida ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como não se protegem tem riscos, mas como não menstrua regularmente é difícil garantir ou dizer que tem grandes chances... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Bom dia!! Uso mercilon de 21 comprimidos. Tomo sempre a noite. Esqueci de tomar o 14o comprimido no dia 24/11 e tive relação nessa mesma noite. Na manhã seguinte logo cedo tomei o comprimido esquecido e segui tomando os demais no mesmo horário habitual. No dia 26/11 tive outra relação e dois dias apos(28/11) comecei a apresentar pequenos sangramentos vermelho com cólica. A cartela terminou dia 30/11, fiz a pausa pois não pude consultar a bula já quehavia perdido. Hj estou no terceiro dia da pausa, normalmente minha menstruação acontece no 5o dia da pausa e dura de 3 a 4 dias. Diante do descrito gostaria de saber se minha menstruação ainda pode vir? Se há possibilidade de estar grávida, se sim qdo posso fazer o teste? Já que teoricamente não houve o atraso?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, lhe pedi para dizer quantas horas atrasou? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Era p ter tomado as 22:00 do dia 24/11 e tomei as 07:00 do dia 25/11

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como o atraso foi menor que as 12 horas não tem riscos manteve a proteção... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Olá, Doutor! Eu uso o anticoncepcional pregnolan, na bula dele vem dizendo que devo fazer a aplicação aplicação da injeção sempre no 7°ao 10° dia do ciclo menstrual, de preferencia no 8° dia, o que devo fazer? Tomar assim ou escolher uma data certa pra mim fazer a aplicao todo mês?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode tomar dessa forma, se sua menstruação atrasar ou adiantar mantenha na data habitual... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. olá Carlos, gostaria de tirar a seguinte dúvida. Minha namorada toma o anticoncepcional Tantin a mais ou 6 meses, no sábado passado tivemos relações sem preservativos, por precaução ela tomou as duas doses do levonorgestrel, a primeira delas foi 9 horas após a relação. Após a última dose no domingo a meia noite, na segunda feira ao meio dia ela iniciou um tratamento preventivo para a tuberculose com o antibiótico Isoniazida. Corre o risco desse antibiótico ter cortado o efeito do anticoncepcional e da pílula do dia seguinte mesmo tendo sido tomado depois?Estou muito preocupado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre, podem ficar descansados, ela deve cumprir o tratamento certinho como o médico indicou... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Tomei um anticoncepcional sem ser na menstruação e sem me prevenir corro risco de engravidar ou VC me
    recomenda tomar pilula do dia seguinte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, teve relação com quantos dias de anticoncepcional? Ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.