6 dicas para a mulher que usa a pílula contraceptiva (anticoncepcional)



Como vem sendo hábito, todas as semanas acabo por escrever alguns posts sobre a pílula contraceptiva (anticoncepcional), mas desta vez pensei em fazer as coisa diferentes... resolvi apenas deixar uns conselhos para que sua proteção e adaptação seja maior, no fundo reuni os 6 principais erros que as mulheres comentem para lhe ajudar...

Vamos lá então... seu médico indicou uma pílula contraceptiva (anticoncepcional). 

- Iniciei sem indicação médica?

Primeira dica

Defendo sempre que só deve iniciar a pílula contraceptiva (anticoncepcional) após conselho de seu médico, pelos seguintes motivos:
  • escolha da mais adaptada a si
  • avaliação do seu estado de saúde
  • avaliação de sua historia familiar (doenças)
  • prevenção de algumas doenças
  • acompanhamento na fase inicial de adaptação

6 dicas para a mulher usa a pílula contraceptiva (anticoncepcional)

Ok, depois de iniciar, no 1° dia da menstruação, manteve o esquema que seu médico indicou, tomou um comprimido por dia, seguindo as indicações das setas inscritas no verso da carteira, sensivelmente à mesma hora. Terminou sua cartela, faz a pausa de descanso e não menstruou....

- Ups, será que está grávida? O que deve fazer para descer?

Segunda dica

Ao iniciar a pílula vai ter que dar tempo ao seu corpo para ele se adaptar, falo de 3 a 4 cartelas, durante essa fase é mais fácil notar alguns efeitos secundários, como... mas mesmo assim deve manter e dar tempo para que se adapte.
6 dicas para a mulher usa a pílula contraceptiva (anticoncepcional)

Manteve a pílula, e na quinta, sexta e por exemplo oitava carteira nota uma sangramento no meio do ciclo da pílula...

- Parece que não está fazendo efeito? Devo interromper a pílula?

Terceira dica

A mulher não deve interromper a sua pílula se notar escapes ou spotting.. o spotting é um sangramento em pouca quantidade que resulta da acção da pílula, prova até que ela está fazendo efeito... se nota um spotting, deve manter a pílula para continuar evitando a gravidez.
6 dicas para a mulher usa a pílula contraceptiva (anticoncepcional)

Ao nono mês e seguintes o spotting desapareceu e num ciclo seguinte atrasou a toma do seu comprimido 13 horas, toma habitualmente às 22 e só tomou no dia seguinte às 13.

- Terei riscos? E agora?

Quarta dica

Ok, atrasos até 12 horas, em relação à hora habitual de toma, não interferem com a acção da pílula, devendo manter a pílula seguinte na hora habitual, nos dias seguintes. Vai continuar protegida... mas.. como seu atraso foi de 13 horas, tem riscos...
6 dicas para a mulher usa a pílula contraceptiva (anticoncepcional)

Ao termos um atraso de mais de 12 horas ou mesmo esquecer um comprimido temos riscos de gravidez, para repor mais rapidamente a proteção e evitar deve tomar o comprimido esquecido ou em atraso assim que se lembre, manter os seguintes na hora e dias indicados e se proteger nos 7 dias seguintes. Se estiver na ultima semana da carteira deve iniciar a nova carteira, assim que termine a atual sem fazer pausa de descanso.

- Mas infelizmente no dia que esqueci tive relação desprotegida...

Quinta dica

Ao ter relação tem riscos de gravidez, por isso, para além do que sugeri na quarta dica, deve fazer a pílula do dia seguinte, de preferência nas primeiras 24 horas após a relação, pois sua eficácia é maior... é importante também manter sempre a pílula contraceptiva (anticoncepcional).
6 dicas para a mulher usa a pílula contraceptiva (anticoncepcional)

- Mas cheguei à pausa e não menstruei? Paro a pílula contraceptiva (anticoncepcional)?

Sexta dica

Se na pausa não menstruou, e ocorreu o esquecimento deve pensar numa gravidez, nesse caso, senão menstruar na pausa, antes de iniciar a nova carteira deve fazer um teste de gravidez, para excluir... se der negativo deve manter a pílula contraceptiva (anticoncepcional) após a pausa.
6 dicas para a mulher usa a pílula contraceptiva (anticoncepcional)

Espero que tenha ajudado a perceber melhor como devemos usar e como funciona a pílula contraceptiva (anticoncepcional), se precisar de ajuda pode então comentar e não se esqueça de partilhar este post... 😊


Descubra os posts mais visitados no blog