5 de junho de 2017

5 dicas para a mulher que usa o anel vaginal contraceptivo (nuvaring® ou circlet®)



Após escrever muitos posts sobre o anel vaginal contraceptivo, que pode ter o nome comercial nuvaring® ou circlet® - é o mesmo tipo de anticoncepcional ou contraceptivo, resolvi deixar algumas dicas para as mulheres que estão usando de forma a responder às principais duvidas que frequentemente me colocam.
5 dicas para a mulher que usa o anel vaginal contraceptivo (nuvaring® ou circlet®)

O anel vaginal contraceptivo é um contraceptivo hormonal combinado que tem na sua composição hormonal dois tipos de hormonas, estrogénio (etinilestradiol) e progestagénio (etonogestrel), o anel vaginal contraceptivo tem cerca de 5 cm de diâmetro, sendo flexível e branco, como pode ver na figura em baixo.

As hormonas que tem na sua composição vão sendo libertadas no meio vaginal e absorvidas para a corrente sanguínea, o que vai garantir que o ciclo reprodutor da mulher não vai libertar óvulos e o muco cervical fique mais espesso, de forma a evitar a progressão dos espermatozoides no canal vaginal. A quantidade diária de hormonas libertadas é inferior à da pílula hormonal.

Dosagem hormonal do anel vaginal contraceptivo: etonogestrel - 11,7 mg e o etinilestradiol - 2,7 mg).

A mulher ao usar o anel como é recomendado, garante uma proteção eficaz contra a gravidez indesejada, semelhante à da pílula, cerca de 99%... a recomendação de uso é que permaneça com o anel dentro cerca de 21 dias, fazendo uma pausa de 7 dias colocando um novo anel no 8° dia. É importante referir que na pausa, semana de descanso, vai descer sua menstruação... 
      • Exemplo: Colocou o anel no dia 1 de maio (segunda-feira), vai retirar no dia 21 de maio (domingo), faz 7 dias de pausa (vai menstruar) e volta a colocar no dia 29 de maio (segunda-feira), ou seja vai colocar e retirar sempre no mesmo dia da semana.
5 dicas para a mulher que usa o anel vaginal contraceptivo (nuvaring® ou circlet®)

Para estarmos protegidos é importante usar da forma correcta, mas o anel vaginal contraceptivo pode também sofrer a interferência de alguns medicamentos que podem alterar sua acção, tais como primidona, fenitoína, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbamazepina, topiramato, felbamato, rifampicina, ritonavir , antibióticos com excepção da amoxicilina e doxiciclina e erva de S. João ou hipericão.

Depois desta breve introdução posso deixar as 5 dicas para si que usa o anel vaginal contraceptivo (nuvaring® ou circlet®).

5 dicas para a mulher que usa o anel vaginal contraceptivo (nuvaring® ou circlet®)

Dica 𝟭 - Como sei se está bem colocado?

É talvez a principal duvida e medo quando falamos deste método contraceptivo, a sua aplicação inovadora e os tabus que durante anos existiram podem levar a mulher até a rejeitar o seu uso, mas os estudos revelam que as mulheres que usam o anel vaginal contraceptivo são as que estão mais satisfeitas com o seu anticoncepcional.

O que posso assegurar é que ao colocar, mesmo que fique somente no inicio do canal vaginal o anel faz efeito, pois no meio húmido ele inicia a libertação de hormonas e consegue proteger da gravidez indesejada. recentemente, em Portugal, ficou disponível um aplicador baseado nos aplicadores de absorventes, algumas mulheres continuam preferindo a aplicação com a mão. Confira este video:

Dica 𝟮 - É possível o anel vaginal contraceptivo sair? Tenho riscos?

Algumas mulheres têm referido isso, é raro o anel sair, mas mesmo sendo raro devemos ter alguns cuidados para continuar protegida e evitar riscos. Ok vamos imaginar que após a relação acabou por notar que o seu anel saiu... não tem que ter problemas, pois o anel pode permanecer até 3 horas fora da vagina que não perde a proteção. Neste caso pode lavar as mãos, passar o anel por água fria e voltar a colocar o anel.
5 dicas para a mulher que usa o anel vaginal contraceptivo (nuvaring® ou circlet®)

Algumas mulheres têm o hábito de retirar o anel para ter relações, apesar de eu não aconselhar, pois aumenta as hipóteses de esquecimento, podem fazer e continuar protegidas, desde que não ultrapassem a barreira das 3 horas (os estudos revelam que cerca de 80% dos homens não chegam a sentir o anel).

Dica 𝟯 - Usar tampões e absorvente com o anel...

O uso de tampões não está contra-indicado, apesar da menstruação dever surgir na semana da pausa, sem o anel, pode usar caso nota algum escape (spotting pode surgir devido ao uso do anel), neste caso deve colocar o anel primeiro e depois o tampão, é importante ao retirar o tampão evitar que o anel saia e também deve mudar mais vezes de absorvente e manter sua higiene cuidada para evitar riscos de infecção.

Dica 𝟰 - Uso de tratamento com cremes e pomadas...

O uso de tratamentos locais não está contra-indicado, se sua médica sugerir algum tratamento local deve continuar usando o seu anel, para estar protegida da gravidez.

Dica 𝟱 - Esquecer o anel mais de 3 semanas dentro...

O anel vaginal contraceptivo deve ser usado durante 3 semanas, mas nalgumas situações sua médica pode sugerir o uso continuo, sem pausa, devendo mudar de anel a cada 4 semanas, neste caso continua protegida da gravidez, mas tem mais riscos de notar efeitos secundários.

Depois de comprar o anel deve conservá-lo no frigorífico para ele ter a validade inscrita na embalagem, se o guardar fora do frigorífico, a uma temperatura inferior a 30°C, sua validade é de apenas 4 meses.
5 dicas para a mulher que usa o anel vaginal contraceptivo (nuvaring® ou circlet®)

Espero que tenha ajudado a perceber melhor como devemos usar e como funciona a anel vaginal contraceptivo (nuvaring® ou circlet®), se precisar de ajuda pode então comentar e não se esqueça de partilhar este post... 😊 obrigado.

Descubra alguns posts relacionados com o anel vaginal contraceptivo

8 comentários:

  1. Eu tive r**** s***** com meu namorado ontem. Tomo anticoncepcional ás 15h, porem ontem eu atrasei o horário dele e acabei tomando 6h depois. Depois da r***** desprotegida (e ele não e***** dentro de mim) eu tomei meu anticoncepcional e também tomei uma pílula do dia seguinte. Eu posso estar grávida?
    Ps: Eu tomo meu anticoncepcional entre as 15h e 19h. Há algum problema nisso também?

    Pode me responder por favor?! Estou desesperada!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nao tem problema, ao atrasar só temos riscos se o atraso for maior que 12 horas, mantenha certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá a dois meses tomo diane 35 e ontem tive r***** só que o preservativo estouro corro risco de engravidar? Obs tomo o diane sempre no memso horário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como toma certinho nao tem riscos, está protegida da gravidez, ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. To perlutan faz onze dias que estou menstruada isso é normal? Ja tomei a injeção desse mês no oitavo dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, é sua primeira injeção? Ando por aqui, siga as indicações de seu médico... :)

      Eliminar
  4. Olá eu uso Nuvaring sem pausa a cada 4 semanas (troco no 29¤ dia).Corro algum risco de não estar protegida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao usar dessa forma, continua protegida, deve só usar assim por conselho médico, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.