5 de junho de 2017

5 dicas para a mulher que usa o anel vaginal contraceptivo (nuvaring® ou circlet®)



Após escrever muitos posts sobre o anel vaginal contraceptivo, que pode ter o nome comercial nuvaring® ou circlet® - é o mesmo tipo de anticoncepcional ou contraceptivo, resolvi deixar algumas dicas para as mulheres que estão usando de forma a responder às principais duvidas que frequentemente me colocam.
5 dicas para a mulher que usa o anel vaginal contraceptivo (nuvaring® ou circlet®)

O anel vaginal contraceptivo é um contraceptivo hormonal combinado que tem na sua composição hormonal dois tipos de hormonas, estrogénio (etinilestradiol) e progestagénio (etonogestrel), o anel vaginal contraceptivo tem cerca de 5 cm de diâmetro, sendo flexível e branco, como pode ver na figura em baixo.

As hormonas que tem na sua composição vão sendo libertadas no meio vaginal e absorvidas para a corrente sanguínea, o que vai garantir que o ciclo reprodutor da mulher não vai libertar óvulos e o muco cervical fique mais espesso, de forma a evitar a progressão dos espermatozoides no canal vaginal. A quantidade diária de hormonas libertadas é inferior à da pílula hormonal.

Dosagem hormonal do anel vaginal contraceptivo: etonogestrel - 11,7 mg e o etinilestradiol - 2,7 mg).

A mulher ao usar o anel como é recomendado, garante uma proteção eficaz contra a gravidez indesejada, semelhante à da pílula, cerca de 99%... a recomendação de uso é que permaneça com o anel dentro cerca de 21 dias, fazendo uma pausa de 7 dias colocando um novo anel no 8° dia. É importante referir que na pausa, semana de descanso, vai descer sua menstruação... 
      • Exemplo: Colocou o anel no dia 1 de maio (segunda-feira), vai retirar no dia 21 de maio (domingo), faz 7 dias de pausa (vai menstruar) e volta a colocar no dia 29 de maio (segunda-feira), ou seja vai colocar e retirar sempre no mesmo dia da semana.
5 dicas para a mulher que usa o anel vaginal contraceptivo (nuvaring® ou circlet®)

Para estarmos protegidos é importante usar da forma correcta, mas o anel vaginal contraceptivo pode também sofrer a interferência de alguns medicamentos que podem alterar sua acção, tais como primidona, fenitoína, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbamazepina, topiramato, felbamato, rifampicina, ritonavir , antibióticos com excepção da amoxicilina e doxiciclina e erva de S. João ou hipericão.

Depois desta breve introdução posso deixar as 5 dicas para si que usa o anel vaginal contraceptivo (nuvaring® ou circlet®).

5 dicas para a mulher que usa o anel vaginal contraceptivo (nuvaring® ou circlet®)

Dica 𝟭 - Como sei se está bem colocado?

É talvez a principal duvida e medo quando falamos deste método contraceptivo, a sua aplicação inovadora e os tabus que durante anos existiram podem levar a mulher até a rejeitar o seu uso, mas os estudos revelam que as mulheres que usam o anel vaginal contraceptivo são as que estão mais satisfeitas com o seu anticoncepcional.

O que posso assegurar é que ao colocar, mesmo que fique somente no inicio do canal vaginal o anel faz efeito, pois no meio húmido ele inicia a libertação de hormonas e consegue proteger da gravidez indesejada. recentemente, em Portugal, ficou disponível um aplicador baseado nos aplicadores de absorventes, algumas mulheres continuam preferindo a aplicação com a mão. Confira este video:

Dica 𝟮 - É possível o anel vaginal contraceptivo sair? Tenho riscos?

Algumas mulheres têm referido isso, é raro o anel sair, mas mesmo sendo raro devemos ter alguns cuidados para continuar protegida e evitar riscos. Ok vamos imaginar que após a relação acabou por notar que o seu anel saiu... não tem que ter problemas, pois o anel pode permanecer até 3 horas fora da vagina que não perde a proteção. Neste caso pode lavar as mãos, passar o anel por água fria e voltar a colocar o anel.
5 dicas para a mulher que usa o anel vaginal contraceptivo (nuvaring® ou circlet®)

Algumas mulheres têm o hábito de retirar o anel para ter relações, apesar de eu não aconselhar, pois aumenta as hipóteses de esquecimento, podem fazer e continuar protegidas, desde que não ultrapassem a barreira das 3 horas (os estudos revelam que cerca de 80% dos homens não chegam a sentir o anel).

Dica 𝟯 - Usar tampões e absorvente com o anel...

O uso de tampões não está contra-indicado, apesar da menstruação dever surgir na semana da pausa, sem o anel, pode usar caso nota algum escape (spotting pode surgir devido ao uso do anel), neste caso deve colocar o anel primeiro e depois o tampão, é importante ao retirar o tampão evitar que o anel saia e também deve mudar mais vezes de absorvente e manter sua higiene cuidada para evitar riscos de infecção.

Dica 𝟰 - Uso de tratamento com cremes e pomadas...

O uso de tratamentos locais não está contra-indicado, se sua médica sugerir algum tratamento local deve continuar usando o seu anel, para estar protegida da gravidez.

Dica 𝟱 - Esquecer o anel mais de 3 semanas dentro...

O anel vaginal contraceptivo deve ser usado durante 3 semanas, mas nalgumas situações sua médica pode sugerir o uso continuo, sem pausa, devendo mudar de anel a cada 4 semanas, neste caso continua protegida da gravidez, mas tem mais riscos de notar efeitos secundários.

Depois de comprar o anel deve conservá-lo no frigorífico para ele ter a validade inscrita na embalagem, se o guardar fora do frigorífico, a uma temperatura inferior a 30°C, sua validade é de apenas 4 meses.
5 dicas para a mulher que usa o anel vaginal contraceptivo (nuvaring® ou circlet®)

Espero que tenha ajudado a perceber melhor como devemos usar e como funciona a anel vaginal contraceptivo (nuvaring® ou circlet®), se precisar de ajuda pode então comentar e não se esqueça de partilhar este post... 😊 obrigado.

Descubra alguns posts relacionados com o anel vaginal contraceptivo

24 comentários:

  1. Eu tive r**** s***** com meu namorado ontem. Tomo anticoncepcional ás 15h, porem ontem eu atrasei o horário dele e acabei tomando 6h depois. Depois da r***** desprotegida (e ele não e***** dentro de mim) eu tomei meu anticoncepcional e também tomei uma pílula do dia seguinte. Eu posso estar grávida?
    Ps: Eu tomo meu anticoncepcional entre as 15h e 19h. Há algum problema nisso também?

    Pode me responder por favor?! Estou desesperada!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nao tem problema, ao atrasar só temos riscos se o atraso for maior que 12 horas, mantenha certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá a dois meses tomo diane 35 e ontem tive r***** só que o preservativo estouro corro risco de engravidar? Obs tomo o diane sempre no memso horário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como toma certinho nao tem riscos, está protegida da gravidez, ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. To perlutan faz onze dias que estou menstruada isso é normal? Ja tomei a injeção desse mês no oitavo dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, é sua primeira injeção? Ando por aqui, siga as indicações de seu médico... :)

      Eliminar
  4. Olá eu uso Nuvaring sem pausa a cada 4 semanas (troco no 29¤ dia).Corro algum risco de não estar protegida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao usar dessa forma, continua protegida, deve só usar assim por conselho médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Boa noite, Obrigada pela ajuda. Quando posso fazer o teste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, mas falhou seu uso, não percebi... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá. O meu anel partiu, não sei como... Não está completamente partido, está rachado. Tenho que o tirar na próxima quarta-feira. Será que perdeu a eficácia estando assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem uma fissura? Isso é muito raro acontecer... mas não tem riscos ele a protege, deve é colocar um novo e fazer um ciclo completo para evitar se magoar... com o corte no anel... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Não consigo perceber como é que isto aconteceu. Não dá para enviar fotos senão mostrava... é uma fissura, não está rasgado de um lado ao outro. Mas se está a proteger é necessario trocar? Não queria interromper este ciclo, e como já acaba na quarta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, eu percebo, é para evitar que ao retirar se magoe... eu também estou muito curioso em ver, envie fotos para o email no fundo da página, fico muito agradecido... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Também fiquei com algum receio de magoar lá dentro ou até o meu namorado... Ao utilizar um novo, tenho de fazer o ciclo completo?
    Vou enviar então, obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode só usar mais uma semana, a ideia de usar o ciclo todo era aproveitar o anel e não desperdiçar... obrigado... :)

      Eliminar
  9. Olá, existem medicamentos que podem interferir com Nuvaring? Tomei Victan e agora tenho outro medicamento à base se plantas para dormir que conntém, Carrier (soybean oil, coconut oil, palm oil, beeswax), gelatine, glycerol, medical lichen (root extract) 50mg, medical buttermilk 25mg, hops recipe 20mg, 20mg extract, emulsifier (soya lecithin), dyes (E171, E131.E124).E estou a tomar um comprimido para o cabelo....

    Lembro me quando era mais nova que tomava que uns comprimidos para o cabelo que sim anulava o efeito do contraceptivo e uma vez pedi um medicamento para ajudar a dormir e também me foi dito que não era recomendável usar juntamente com contraceptivo. Por isso tenho receio acerca desses medicamentos.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interferem, pode ficar descansada, mantenha o uso do anel certinho, ando por aqui... 😃

      Eliminar
  10. Não consigo retirar o meu anel.
    É a primeira vez.
    O que faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tente com os joelhos dobrados e pernas mais abertas.. na posição de cócoras, assim deve conseguir... ando por aqui.. :)

      Eliminar
  11. Bom noite, já usei anel vaginal anteriormente depois fiz uma pausa e voltei a usar este mês, retirei no dia indicado, no entanto faltam 2 dias para voltar a colocar o anel e a menstruação ainda não desceu. Devo preocupar me ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode acontecer isso, mas se acha que tem riscos de gravidez, faça um teste antes de colocar um novo.. ando por aqui... 😃

      Eliminar
  12. Olá. Iniciei o uso do nuvaring esse ciclo, introduzi no primeiro dia da mentruação. Porém, desde então diminuiu o fluxo é já tem 15 dias que tenho corrimento marrom. Isso é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sim pode ocorrer... nota mau odor nesse corrimento marrom? Ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.