Corrimento vaginal castanho ou marrom



O corrimento vaginal contribui para manter a flora vaginal húmida e protegida da invasão de bactérias e outros microrganismo, a sua quantidade vai variando de mulher para mulher, sendo diferente nas diversas alturas do ciclo menstrual.


Corrimento vaginal castanho ou marrom


O corrimento vaginal normal da mulher tem um aspeto translucido, muito semelhante à clara de ovo, e em contacto com a roupa interior ganha uma coloração amarelada. As alterações da flora vaginal podem levar a mudanças de características do corrimento sendo sinal de infeções vaginais. O corrimento pode ganhar diferentes colorações sendo as mais comuns a branca, verde, castanha, vermelha ou amarela.

O corrimento castanho

Causas do corrimento castanho ou marrom

As principais causas para o surgimento do corrimento castanho ou marrom são as feridas no colo do útero, anticoncepcionais hormonais, atrasos na menstruação, gonorreia, gravidez, menopausa, tumor do colo uterino, aborto (gravidez) ou infeção por clamidia.

Corrimento castanho na grávida

A presença de corrimento castanho na grávida é um sinal de alarme que a deve fazer recorrer ao seu médico, pois as principais causas são as infeções e as perdas de sangue. Estas causas se não forem vigiadas podem gerar complicações na gravidez como partos prematuros, abortos, descolamento da placenta, infeções ou rutura da bolsa de águas. Fonte: Grávida com corrimento castanho

Tratamento do corrimento castanho ou marrom

A mulher que tem corrimento vaginal castanho deve procurar ajuda do seu médico para investigar as causas e fazer o tratamento, especialmente se durar mais de 3 dias, for acompanhado de odor ou coceira/ comichão na região da vulva.

Fontes bibliográficas
carlosedgar.com
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar