Pilula anticoncepcional como usar

A eficácia da pilula depende da forma como é usada, se a mulher tomar a pilula corretamente, todos os dias, e sem esquecimentos está protegida e não corre risco de engravidar. Ao fazer a pilula a mulher eleva os valores hormonais o que não permite o desenvolvimento do ciclo menstrual normal evitando a libertação do óvulo (ovulação) e gravidez.

Pilula combinada com 21 comprimidos

A pilula com 21 comprimidos deve ser usada durante 21 dias (21 comprimidos), devendo ser tomada todos os dias seguindo-se uma pausa de 7 dias. O esquema seguido será sempre 21 dias a tomar comprimidos seguindo-se 7 dias de pausa. Durante a pausa ou semana de descanso a mulher deverá menstruar.

Pilula combinada com 24 comprimidos

A pilula com 24 comprimidos deve ser usada durante 24 dias (24 comprimidos), devendo ser tomada todos os dias seguindo-se uma pausa de 4 dias. O esquema seguido será sempre 24 dias a tomar comprimidos seguindo-se 4 dias de pausa. Durante a pausa de 4 dias a mulher deverá menstruar.

Pilula combinada com 24 + 4 comprimidos

A pilula com 24 + 4 comprimidos deve ser usada durante 28 dias (28 comprimidos). Durante a toma dos 4 últimos comprimidos a mulher deverá menstruar.

Pilula progestagénica

A pilula progestagénica deve ser tomada todos os dias sensivelmente à mesma hora, após terminar a cartela ou carteira a mulher deve iniciar outra sem fazer pausa. A mulher que usa a pilula sem estrogénios pode não ter menstruações regulares, podendo apresentar escapes de alguns dias no meio do ciclo. Após um parto ou aborto a mulher deve iniciar a pílula no 21 dias depois.

Fontes bibliográficas