Dieta dos triglicerídeos altos

Dieta dos triglicerídeos altos

Os triglicerídeos são uma espécie de gordura que resulta da transformação que o fígado dá às gorduras e aos carboidratos em excesso, o fígado desta forma vai criar condições para nosso corpo armazenar energia, sob a forma de triglicerídeos, para ser usada sempre que nosso corpo necessite.

Os valores de triglicerídeos dependem das quantidades de gorduras e de açúcar que ingerimos. Na prática se diminuirmos a ingestão destes nutrientes ou aumentarmos o seu consumo conseguimos combater o excesso de triglicerídeos prevenindo a sua acumulação e as complicações resultantes deste acumulo, prevenimos as dislipidemias e as doenças cardiovasculares.

As dislipidemias ocorrem quando há um grande aumento do colesterol e triglicerídeos no sangue, que pode levar a aterosclerose, obesidade, aumento da cintura, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares.

Os valores normais de triglicerídeos, no sangue, devem ser menores que 150 mg/dl, para além da dieta, devemos ter outros cuidados como o controlo do peso (diminuir o peso e o diâmetro da cintura), o exercício físico, não fumar e não beber bebidas alcoólicas.

Dieta dos triglicerídeos altos

A dieta para os triglicerídeos altos deve ser rica em vegetais, fruta, cereais integrais e ómega 3. Deve ainda ser pobre em gordura animal, carboidratos (doces, compotas, bolos e marmeladas) e não deve beber bebidas alcoólicas.

Resumo dos alimentos que sua dieta deve ter: pão integral, massas e arroz integrais, aveia, farelo, grão, ervilhas, favas, feijão, soja, lentilhas, fruta, frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs) vegetais (todos), carnes magras sem pele, gelatina, leite e iogurtes magros, sementes de chia, óleos e margarina vegetais e peixe (salmão, atum).

Resumo dos alimentos/ bebidas que deve retirar de sua dieta: pão transformado, farinhas e cerais de pequeno-almoço, carnes vermelhas, bolos, pastéis, leite gordo, queijo, bebidas alcoólicas, gordura animal, sucos não naturais, manteiga animal e ovos (gema).

Fontes bibliográficas