A pilula anticoncepcional e os vômitos

A pílula anticoncepcional tem grande eficácia se for usada corretamente, não existirem interacções com outros medicamentos e não tiver vômitos ou diarreia.

A pilula anticoncepcional e os vômitos


A eficácia da pílula é muitas vezes posta em causa, e pode realmente estar alterada se tiver esquecimentos, atrasos na toma dos comprimidos superiores a 12 horas, vómitos, diarreia ou a mulher tomar algum medicamento que interfira com a pílula. Os medicamentos mais comuns que podem alterar a eficácia da pílula: carbamazepina, amoxicilina (penicilinas), griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona, lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato.


A eficácia da pílula altera-se se a mulher vomitar nas 4 horas seguintes à toma do comprimido. Nestes casos a mulher deve tomar um comprimido, de outra carteira ou cartela, para repor a eficácia da pílula e manter a pílula nos dias seguintes e horário habitual. Se tomar outro comprimido deixa de estar protegida, deve tomar o comprimido no prazo de 12 horas (da hora habitual que tem tomado).

Descubra alguns posts relacionados: