Gardasil® 9


A vacina gardasil® 9 é uma vacina contra o papiloma vírus humano (HPV), que está indicada na prevenção do câncer do colo do útero, vulvar e vaginal, lesões pré-cancerosas, verrugas genitais e infecções causadas pelo papiloma vírus humano (HPV). Garantindo proteção contra 9 serotipos do HPV (6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58).

Gardasil® 9

Quem deve fazer vacina gardasil® 9

A vacina gardasil® 9 é uma vacina recombinada contra papiloma vírus humano, que está indicada para mulheres ou homens entre os 9 e 45 anos de idade.

Posologia da vacina gardasil® 9

A vacina gardasil® 9 deve ser administrada por via intramuscular, no braço, abaixo do ombro, em duas ou três doses, seguindo o seguinte esquema (esquema de vacinação de gardasil® 9, até os 14 anos, aos 0 e 6 meses e após os 15 anos aos 0, 2 e 6 meses):
        - primeira dose 
        - segunda dose - 2 meses após a primeira dose (maiores de 15 anos)
        - terceira dose - 6 meses após a primeira dose

A vacina gardasil® 9 e os efeitos adversos

Efeitos adversos locais da vacina gardasil® 9: dor, inchaço, eritema, hematoma e vermelhidão.

Efeitos adversos da vacina gardasil® 9 sistémicos ou gerais: febre, diarréia, vômitos, dores musculares, tosse, infecção respiratória, mal-estar, dores articulares, insônia e congestão nasal.
Gardasil® 9

A vacina gardasil® 9 e os medicamentos

Os estudos clínicos não revelaram alterações na eficácia ou na imunogenicidade da vacina gardasil® 9 quando em pessoas que usavam alguns medicamentos como analgésicos, antiinflamatórios, antibióticos e preparações vitamínicas.

A vacina gardasil® 9 e a pílula anticoncepcional

A vacina gardasil® 9 não interfere e não sofre interferência dos anticoncepcionais hormonais, a mulher deve manter o uso da pílula hormonal.


Fontes bibliográficas
vacinar.net