Imposto de refrigerantes - soda tax


Por Carlos Edgar - contacto

Nalguns países e regiões a luta contra o açúcar continua intensa, com novas medidas fiscais que pretendem penalizar o consumo de bebidas com açucares e edulcorantes, estas medidas vão aumentar o preço deste tipo de bebidas, reflectindo-se no consumo, estas medidas pretendem:
  • aumentar o preço
  • desencorajar o consumo
  • aumentar as receitas fiscais (mais receita para programas de saúde)
  • diminuir a obesidade nas crianças e jovens (principal foco desta medida)
  • prevenir doenças associadas ao excesso de consumo de açúcar como diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras
Imposto de refrigerantes - soda tax

Como conferiu estas medidas abrangem as bebidas com açúcar adicionado, e as que têm edulcorantes, você sabe, as diets, lights e zero... sim estas também conferem riscos... claro que a industria de refrigerantes ficou indignada e acenou com o fantasma do desemprego...

Imposto de refrigerantes - soda tax? Vejam o que eu descobri?

Em Portugal somente este ano se introduziu o imposto dos refrigerantes, mas há países e outras zonas do globo que implementaram estas medidas à mais tempo e já há alguns dados bem interessantes.

No blog Healthy Food America podemos encontrar um post com os dados preliminares que comparam a realidade mexicana (implementação das medidas à 1 ano) e de Berkeley na Califórnia (implementação das medidas à 2 anos) e os resultados são espantosos, com a introdução do imposto de refrigerantes - soda tax houve uma diminuição no consumo de bebidas com açúcar adicionado e imaginem um aumento do consumo de água engarrafada... é surpreendente...

Imposto de refrigerantes - soda tax

Os ganhos para nossa saúde vão demorar décadas a surgirem, mas com estas simples medidas, estamos no caminho certo para as nossas crianças e jovens se tornarem adultos mais saudáveis. Confira este pequeno video do chef Jamie Oliver, e sua campanha, no Reino Unido, para implementar estas medidas:

Descubra alguns posts relacionados