Minigeste® e a menstruação



A pílula minigeste® é um contraceptivo hormonal combinado que está indicada na prevenção da gravidez indesejada. A acção contraceptiva da pílula minigeste® se deve à sua composição hormonal combinada, que é de 0,02 mg etinilestradiol + 0,075 mg gestodeno.

Como tomar a minigeste®

A pílula minigeste® deve se iniciar, pela primeira vez, durante a menstruação, de preferência no 1° dia para estar logo protegida e seu corpo se adaptar mais facilmente. Se a iniciar noutro dia de sua menstruação deve se proteger ou evitar as relações até ao 7° comprimido da primeira cartela ou carteira.
Como tomar a minigeste®

Depois deve manter a pílula minigeste®, tomando um comprimido, por dia, sensivelmente à mesma hora, durante 21 dias (21 comprimidos em cada cartela ou carteira), após os quais deve fazer uma pausa de 7 dias, durante a qual deverá menstruar. Após a pausa, ou seja no 8° dia deve dar inicio a uma nova cartela ou carteira, seguindo sempre o esquema 21+7°21+7+...

Como falei vai passar a menstruar na pausa entre as cartelas ou carteiras, devendo descer no 3° ou 4° dia de sua pausa, mas além de regular será que pode causar outras alterações em sua menstruação?


Após tomar a cartela completa vai fazer a semana de descanso e seu corpo, pela quebra hormonal, vai sangrar, vai "menstruar", pelo efeito da minigeste® vai ter esta perda regular, podendo com o tempo de uso vir mais escura, menor quantidade ou mesmo ausente. Resumindo a pílula minigeste® pode causar os seguintes efeito em nossa menstruação:
  • regular
  • diminuir o fluxo
  • diminuir o numero de dias
  • escurecer, ficando marrom ou castanha
  • ficar ausente
Minigeste® e a menstruação

Curiosidade: sabia que a pílula minigeste® é a pílula contraceptiva mais vendida em Portugal, informação retirada deste post - Pílulas mais vendidas em Portugal.

Descubra alguns posts relacionados