Esquecer duas pílulas ou tomar duas vezes



Ter esquecido de tomar uma pílula e tomar duas no mesmo dia é o mesmo risco que ter tomado duas pílulas por engano no mesmo dia?

Nada melhor que iniciar o novo ano voltando ao tema dos esquecimentos da pílula, como já vimos noutras ocasiões a pílula oferece grande protecção contra a gravidez indesejada, desde que a mulher a use sem falhas, tomando certinho como o médico recomendou, evitar atrasos maiores que as 12 horas, evitar esquecer os comprimidos, não tiver vômitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma ou usar alguns medicamentos que interfiram.... pode conferir neste post alguns.

Como viu ao esquecer tem riscos de gravidez, especialmente se for mais que um comprimido... 

Esquecer duas pílulas ou tomar duas vezes

Esquecer duas pílulas

Ao esquecer duas pílulas deixa de estar protegida, se na primeira ou segunda semana da cartela, deve tomar os comprimidos esquecidos, manter os próximos e se proteger com método barreira ou evitar as relações nos 7 dias seguintes.

Se esquecer na terceira semana (nas cartelas com pausa ou comprimidos placebo no final) deve interromper a cartela, esperar pela menstruação, iniciar nova cartela no primeiro dia da menstruação e se proteger ou evitar até ao 7° comprimido da cartela.

E se me enganar e tomar duas no mesmo dia? Tenho riscos?

Tomar duas vezes a pílula

Algumas mulheres esquecem-se que já tomaram e voltam a tomar outra pílula, tomando duas pílulas num só dia, ao tomar duas pílulas num dia vai continuar protegida, os únicos riscos que corre é notar mais facilmente efeitos colaterais, como escapes ou spottings, tensão mamaria, barriga inchada, ausência da menstruação ou mesmo náuseas.

Para concluir devo lembrar que esquecer não é o mesmo que tomar duas pílulas juntas, ao esquecer deixa de estar protegida e ao tomar duas pílulas, no mesmo dia, continua protegida. Espero ter ajudado com mais este post... obrigado por continuar lendo... 😊

Descubra alguns posts relacionados