21 de janeiro de 2018

Razão pela qual os inventores da pílula anticoncepcional decidiram que as mulheres deveriam continuar menstruando



A pílula anticoncepcional foi uma das inovações no mundo recente que contribuiu mais para a mulher se emancipar, permitindo que passasse a ser a mulher a ter o papel mais importante no seu planeamento familiar. A pílula trouxe maior liberdade no controlo da natalidade, com a pílula a mulher passou a conseguir dizer se queria e quando queria ser mãe.

Esta liberdade ainda hoje assusta a sociedade, nalguns países o papel da mulher ainda é subjugado e controlado, como acontece no caso da permissão legal do aborto. Se repararmos a proibição que nos impõem tem apenas fundamentos religiosos e culturais (homem tem que ter controlo da decisão!!!)... pode conhecer mais sobre a minha opinião fundamentada neste post - Aborto no Brasil? Sim ou não? O caso português.

Quando John Rock e Gregory Pincus inventaram a primeira pílula anticoncepcional "the pill" não conseguiram logo que fosse totalmente aceite... principalmente pelos movimentos religiosos e outros que acusavam o método de alterar o ciclo menstrual natural da mulher e isso era contra os valores culturais na época (ainda hoje!!!)... e qual foi a solução encontrada para a pílula ser aceite?
Razão pela qual os inventores da pílula anticoncepcional decidiram que as mulheres deveriam continuar menstruando

Foi uma estratégia bem inteligente em que a ciência absorveu uma crença popular... sim, ainda hoje existe essa crença de que a mulher deve menstruar todo o mês certinho para estar tudo bem... para ter a certeza que não está grávida e por ser sinal de saúde menstrual... o inventores criaram um esquema posológico que permitisse à mulher menstruar todo o mês (famoso esquema de 21 dias a tomar seguido de 7 dias de pausa)... a razão? Crenças populares!!! Para mostrar que a mulher que usava a pílula continuava saudável e com um ciclo "natural"...

Devo ainda explicar que a mulher que toma a pílula, com pausa no final ou toma de comprimidos placebo deve notar um sangramento de privação, que habitualmente chamamos menstruação, mas na verdade é apenas um sangramento por falta de hormônios que leva o endométrio a sangrar... 

Espero ter ajudado, não se esqueça de comentar e obrigado por continuar lendo os posts... 😊

Descubra alguns posts relacionados

2 comentários:

  1. Se é apenas uma hemorragia de privação, porque é que aconselha a fazermos a pausa e porque é que diz que os efeitos secundários podem ser exacerbados se não fizermos essa mesma pausa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sugiro tomar como é recomendado, com pausa (quando está indicada), para respeitar a posologia... ao nao fazer a pausa aumenta a dosagem hormonal no sangue e potencia, aumenta a probabilidade de notar efeitos adversos, pois o presença de hormônios no sangue, durante mais tempo, aumenta as chances de ter esses efeitos... :) ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.