Os leites em pó são todos iguais?


Como temos falado o aleitamento materno é a forma mais saudável e recomendada para amamentarmos o nosso bebé... mas em situações especiais a solução é mesmo o leite em pó, de formula ou adaptado, que só deve iniciar após conselho de seu médico ou enfermeiro...
Os leites em pó são todos iguais? Nutribén Inova 1

Os leites no mercado têm muitas semelhanças todos tentam reproduzir as características do leite materno, com suplementação de vitaminas, probióticos e outras inovações...

Os cuidados na preparação do leite em pó

os cuidados que vou falar são muito importantes para prevenir alguns problemas no bebé e contribuir para sua saúde, devem ser seguidos seja qual for o tipo de leite que está usando, assim antes de preparar o leite deve larvar suas mãos, garantir que os utensílios (biberão, tetina, fixador da tetina, medidas  usados) são bem lavados e pode mesmo esterilizar (em esterilizador ou ferver em água durante 10 minutos).

Para preparar o leite deve deitar as unidades de medidas rasas, acrescentando a água a ferver, de acordo com a tabela definida pelo seu médico/ enfermeiro. Depois de fazer a mistura deve fechar o biberão e agitar bem até ficar uma mistura homogénea, deve deixar de arrefecer e dar ao bebé assim que esteja com a temperatura ideal (deite umas gotas na sua mão). Não guarde os restos de leite.
Os leites em pó são todos iguais?

Os leites em pó são todos iguais?

No mercado temos diversos tipos de leite para corresponder às diferentes idades, necessidades e quadros do nosso bebé... posso começar por falar nos leites normais para as diversas idades... os leites 1, 2, 3, 4 e 5...

Os leites numerados são importantes para nos enquadrar com as idades correspondentes, assim se falarmos em leite 1 ou lactentes, falamos de leites para os bebés até aos 6 meses, um leite 2 ou transição é indicado a partir dos 6 meses e até aos 1 ano de idade, o leite 3, 4 e 5 ou crescimento estão indicados entre 1 e os 3 anos de idade.


Depois dos leites "normais" vamos falar no leites hidrolisados (leites HA), leites que sofreram um processo de hidrólise das proteínas para prevenir a alergia às proteínas do leite de vaca (leites parcialmente hidrolisados) em bebés de baixo peso, risco de atopia ou pais e irmãos com alergias,  e leites para bebés alérgicos às proteínas do leite de vaca (extensamente hidrolisados).

Os leites AR, são os seguintes que vamos falar, os leites anti-regurgitação indicados para os bebés que bolçam muito e têm baixo ou ausente aumento de peso.

Os leites em pó são todos iguais? Leites AR

Os leites AC ou anti-cólicas, são leites com indicação para os bebés que sofram de cólicas, embora o seu uso seja controverso (brevemente vou fazer um post sobre este tipo de leite).

Os leites AO, anti-obstipação estão indicados quando o bebé apresenta menos de 3 dejecções por dia, dificuldade em defecar e fezes duras.

Os leites AD, anti-diarreia são leites indicados quando o bebé passa por situações de diarreia.

Os leites sem lactose são leites sem lactose indicados para bebés com galactossemia, gastroenterites ou imaturidade do sistema digestivo.

Os leites SA ou saciedade são leites indicados para os bebés glutães, que nunca estão saciados.

Os leites de proteína de soja, são leites para bebés com intolerância à proteína do leite de vaca, défice de enzimas (lactase) ou dieta vegetariana.

Os leites sem fenilalanina indicados para bebés com fenilcetonúria.

Os leites para os bebés nascidos por cesariana, leites com reforço dos probióticos para os bebés que nascem por caseariana.

E os leites para bebés prematuros de de baixo peso, para bebés que nasçam com baixo peso e antes do termo, prematuros.

Espero ter ajudado, pode conferir um resumo dos leites que falei no post e que estão disponíveis no mercado:

  • leites 1, 2, 3, 4 e 5
  • leites HA
  • leites AR
  • leites AC
  • leites AO
  • leites AD
  • leites sem lactose
  • leites de proteína de soja
  • leites sem fenilalanina
  • leites para os bebés nascidos por cesariana
  • leites para bebés prematuros de de baixo peso
Os leites em pó são todos iguais? Enfamil premium

Descubra alguns posts relacionados