19 de março de 2018

Yaz flex® (etinilestradiol 2 mg + drospirenona 0,03 mg)


O anticoncepcional yaz flex® é contraceptivo hormonal combinado com hormonas estrogénicas – etinilestradiol e progestagénicas – drospirenona (etinilestradiol 2 mg + drospirenona 0,03 mg) indicado na prevenção da gravidez para a mulher que quer menstruar menos vezes durante o ano e de forma programada
O anticoncepcional yaz flex®

O anticoncepcional yaz flex® tem em cada cartela 30 comprimidos ativos com a composição hormonal e outros componentes, como: núcleo (lactose mono-hidratada, amido de milho, estearato de magnésio (E470b) ) e revestimento (hipromelose (E464), talco (E553b), dióxido de titânio (E171) e óxido de ferro vermelho (E172)).

Como iniciar a yaz flex®

Se vai iniciar o yaz flex® deve aguardar pela sua menstruação para iniciar, o yaz flex® deve ser iniciado durante a menstruação, de preferência no 1° dia, para seu corpo se adaptar mais facilmente e estar logo protegida. Também pode iniciar entre o 2° e o 5° dia da menstruação, mas neste caso deve se proteger até ao 7° comprimido da primeira cartela.

Como tomar a yaz flex®

O anticoncepcional yaz flex® deve ser tomado todos os dias, um comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora durante 24 a 120 dias. Esta flexibilidade na toma permite à mulher decidir quando quer menstruar, ou seja para estar protegida precisa de tomar pelo menos 24 comprimidos e depois pode fazer pausa de 4 dias para menstruar em dia e data a escolha, como nos exemplos:
  • toma todos os meses 24 comprimidos e pausa 4 dias
  • toma sempre 30 dias (30 comprimidos) e pausa 4 dias
  • toma 120 dias (120 comprimidos) e pausa 4 dias
O anticoncepcional yaz flex®

Esta possibilidade de escolha na posologia permite à mulher escolher se quer e quando quer menstruar, é uma posologia flexível (flex).

Medicamentos que interagem com o anticoncepcional yaz flex®

Como todos os anticoncepcionais o yaz flex® pode sofrer a interferência de alguns medicamentos como a carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona,lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (doses diárias maiores de 200 mg).

Efeitos colaterais do anticoncepcional yaz flex®

Como todos os medicamentos o anticoncepcional yaz flex® pode causar alguns efeitos colaterais, que podem ser frequentes, pouco frequentes, ou raros, confira:

Efeitos colaterais frequentes do anticoncepcional yaz flex®
O anticoncepcional yaz flex®

Efeitos colaterais pouco frequentes do anticoncepcional yaz flex®

Efeitos colaterais raros do anticoncepcional yaz flex®
  • Anemia
  • Aumento no número de plaquetas no sangue
  • Aumento do apetite
  • Perda de apetite
  • Secura nos olhos
  • Manchas castanho amareladas na pele
  • Perda de peso
O anticoncepcional yaz flex®

Esquecimento do anticoncepcional yaz flex®

Esquecimento menor de 12 horas

A mulher deve tomar o anticoncepcional yaz flex® assim que se lembre e tomar os restantes na hora habitual. O anticoncepcional yaz flex® não perde eficácia.

Esquecimento mais de 12 horas

Esquecimento do 1° - 7° comprimido

Deve tomar o comprimido em atraso e usar proteção adicional (preservativo) nos 7 dias seguintes.

Esquecimento do 8° – 24° comprimido

Deve tomar o comprimido em atraso assim que se lembre e manter os seguintes normalmente (continuo pedindo para usar proteção adicional (preservativo) nos 7 dias seguintes).

Esquecimento do 25° – 120° comprimido

Deve fazer uma pausa até 4 dias e retomar nova cartela.

Vomitos ou diarreia tomando o anticoncepcional yaz flex®

Se tiver um vomitos ou diarreia intensa até 4 horas após a toma do comprimido deve tomar outro comprimido para continuar protegida, pode tomar um da mesma cartela (seguinte), sem riscos de gravidez.

Recolhi esta informação na bula do anticoncepcional yaz flex® (confira em PDF). Espero ter ajudado com mais este post... obrigado... 😊

Descubra alguns posts relacionados

8 comentários:

  1. Qual a diferença entre yaz e yaz flex?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, ambos têm a mesma dosagem e composição, no caso de yaz flex tem mais comprimidos que pode usar de forma continua... vou escrever alguns posts esta semana sobre o yaz flex, fique atenta... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Me desculpe comentar neste post que não está relacionado. Mas acompanho todos os seus posts. Eu tive uma r***** s**** com c**** i******* quase no final da cartela faltavam 2 comprimidos para terminar. Tomo anticoncecional Yasmin. E não me lembro se naquela cartela me esqueci de algum (penso que não porque o blister ficou vazio e terminei no dia suposto ainda que fique apavorada com o medo de ter perdido algum e não me lembrar). Na pausa do anticoncepcional, desceu menstruação (acho que era menstruação ainda que tenha descido um dia depois do previsto e menor quantidade do habitual. Inicei novo blister no dia seguinte ao que era suposto ( costumo iniciar a noite e iniciei ao meio-do). Fiz um teste de gravides quando já tinha passado 12 dias daquela r******, foi teste a urina em laboratório e deu negativo. Na pausa desta cartela ( cartela seguinte a r******) desceu ontem sangramento (espera que seja a menstruação).. Não estou grávida ? Posso confiar no teste gravides?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode... mantenha certinho... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Posso confiar mesmo ? O teste feito a urina 12 dia após relação e aquele sangramento nas pausas da cartela. Descartam ? Obrigada.

      Eliminar
    3. Olá, sim... mantenha certinho... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. durante a pausa de 4 dias pode haver r***** s** c*****? existe a possibilidade de gravidez? e depois da pausa, quando voltar a tomar preciso me prevenir? ou posso ter r***** s*** p******?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, desde que a cartela seja tomada sem falhas nao vao ter riscos, na pausa também estao protegidos... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.