12 de abril de 2018

3 perguntas que seu médico deve fazer na escolha do anticoncepcional


Como tem sido habitual, aqui no blog, continuo falando na importância de antes de iniciar ou trocar o anticoncepcional falar com nosso médico... neste post recolhi 3 perguntas muito básicas que o nosso médico deve fazer antes de indicar este ou aquele anticoncepcional... estas três perguntas têm como objectivo tentar perceber se a mulher pretende engravidar, e se usa ou usou algum anticoncepcional e tinha falhas, por exemplo na toma da pílula...

3 perguntas que seu médico deve fazer na escolha do anticoncepcional 

Com estas simples 3 perguntas o nosso médico vai conseguir perceber e adequar o tipo de anticoncepcional tendo em conta os planos de gravidez da mulher, e se já teve contacto com outros anticoncepcionais, nomeadamente a pílula anticoncepcional, para perceber se conseguiu cumprir a posologia recomendada... vamos lá...
3 perguntas que seu médico deve fazer na escolha do anticoncepcional

É importante para si não engravidar neste momento?

Esta pergunta confere ao médico a sua ideia sob a concepção e ajuda-o a alertar para o fato de seguir a posologia recomendada para estar protegida da gravidez... se lembre que ele pode indicar o inicio do uso do anticoncepcional durante a menstruação, no 1º dia, estando dessa forma logo protegida e com maiores chances de se adaptar de forma completa e perfeita.

Quando planeia engravidar?

Os planos de gravidez são importantes para o médico, pois permite que ele adapte um anticoncepcional a esses planos, como nos exemplos:
  • a mulher pretende engravidar dentro de 1 ano - neste caso o médico pode sugerir um método de curta duração, como a pílula, anel, preservativo ou adesivo hormonal.
  • a mulher pretende engravidar dentro de 3 anos - neste caso o médico pode sugerir, para além dos métodos de média duração que falei em cima, o uso de métodos de longa duração como o diu hormonal e o implante hormonal.
  • a mulher não pretende mais engravidar, já tem 4 filhos - neste caso o médico pode até sugerir uma laqueação tubária.
3 perguntas que seu médico deve fazer na escolha do anticoncepcional

Quantas vezes se esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional nos últimos 3 meses?

Se já usou ou ainda usa uma pílula anticoncepcional e esqueceu a toma dos comprimidos o mais indicado para si é usar um anticoncepcional de de média ou longa duração, como o adesivo hormonal, anel hormonal, o diu hormonal ou o implante hormonal. Como estes métodos dispensam a toma diária estão mais indicados para a mulher que tem mais dificuldade em lembrar e tomar diariamente a sua pílula.

Devo lembrar que o nosso médico deve ainda avaliar outros fatores... se lembre de o procurar, obrigado por continuar lendo os posts... 😊

Descubra alguns posts relacionados

13 comentários:

  1. Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... :)

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde
    Após três horas de ter tomado meu anticoncepcional, tive dor de barriga com fezes bem mole, estou com medo seria bom tomar outra pílula ou não eh necessário?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como não foi diarreia não tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Logo após tomar o anticoncepcional tomei um gole de cerveja,corta o efeito ou diminui a eficácia do anticoncepcional??
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta... deve evitar para não ter riscos de gravidez, ando por aqui... 🙂

      Eliminar
    2. Fiquei confusa, tem risco ou não?
      Logo após tomar a pílula esqueci e tomei apenas um gole de cerveja isso irá diminuir a eficácia do anticoncepcional ocorrendo risco de gravidez ?

      Eliminar
    3. Olá, não corta... continua protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Boa tarde. Tomo minigeste e hoje deram-me prednisolona 40mg injetavel intramuscular. Queria saber se corta o efeito da pílula (minigeste) e se está injeção (única) se faz engordar?

    Obrigada desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta o efeito... mas pode ter alterações na menstruação, por vezes acontece, mas desde que tome a minigeste certinha vai estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Boa tarde! Antes de mais, muito parabéns pelo blog! Tomo pílula minigeste e estou na terceira semana da cartela. Estou a iniciar a toma de antibiótico (amoxicilina + ácido clavulanico) que corta o efeito da pílula. Segundo disse num post anterior, tenho que usar método barreira durante a toma e nos 7 dias seguintes. Então, tenho que usar barreira nesta terceira semana (coincide com a toma) e na semana de pausa. Isto significa que quando iniciar a nova cartela já posso ter r***** s***** normalmente, apenas pela proteção da pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não, deve usar barreira até ao 7º comprimido da próxima cartela, pois para voltar a estar totalmente protegida precisa de 7 dias de tratamento seguidos após terminar o antibiótico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá.. Tô tentando falar com o senhor tem dias, rsrsrsrs. Dúvida, tomei uma cartela e meia para mudar a data da minha menstruação, tive relação desprotegida uns 10 dias antes de dar a pausa, minha menstruação desceu normal e retornei no oitavo dia com a nova cartela! Corro risco de estar gravida???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre... mantenha certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.

Carlos Edgar

O Carlos Edgar é reconhecido como uma das maiores referências profissionais na Internet na área da contracepção e anticoncepcionais. Autor, de alguns livros e alguns estudos na área da contracepção, com mais de 15 anos de experiência, e que ajuda anualmente mais de 20.000 mulheres com suas dúvidas. Frequenta todos os anos algumas formações para se manter actualizado e ajudar todas as leitoras. Para entrar em contacto com Carlos Edgar, visite a página de contacto. Para informações sobre o Carlos, clique aqui.