26 de janeiro de 2018

Pílula anticoncepcional: há razão para se preocupar?



A pílula anticoncepcional é um dos contraceptivos favoritos das mulheres, a maioria das mulheres em Portugal e no Brasil escolheram a pílula anticoncepcional para se proteger da gravidez.
Pílula anticoncepcional: Carlos Edgar há razão para se preocupar?

A escolha da pílula como anticoncepcional pode ter muitas razões, desde o preço, a variada de hormônios, a facilidade de acesso, os beneficios para a pele ou cabelo, regularização do ciclo menstrual, alivio dos sintomas de TPM, diminuição da menstruação, o fato de não alterar a fertilidade, entre outras.

Apesar do grande uso muitas mulheres acabam por ter receio em usar a pílula anticoncepcional e pergunta muitas vezes se há razoes para se preocupar?

Pílula anticoncepcional: há razão para se preocupar?

Como todos os medicamentos a pílula anticoncepcional pode causar alguns efeitos adversos e riscos... a ocorrência dos efeitos adversos e dos riscos é bem rara, mas como a comunicação social tem falado muito destes riscos, resolvi esclarecer e apontar os verdadeiros riscos associados ao uso da pílula anticoncepcional.
Pílula anticoncepcional: Carlos Edgar há razão para se preocupar?

Os riscos associados ao seu uso são os tromboembólicos, obstrução das artérias e veias, infarto do miocárdio,acidente vascular cerebral, ataque isquêmico transitório, trombose venosa, embolia pulmonar, câncer de colo de útero, câncer de mama (confira as ultimas novidades sobre a pílula e o câncer de mama) e tumores do fígado benignos.
Pílula anticoncepcional: há razão para se preocupar?

Apesar de serem muitos e assustadores a sua ocorrência é descrita como muito rara, o que quer dizer que pode surgir em 1 mulher em cada 100.000 mulheres que usam a pílula anticoncepcional.

Uma ocorrência que não é motivo para causar a proibição da sua comercialização, visto os beneficios superarem em muito os riscos... para a mulher que usa a pílula é mais importante manter sua dieta saudável, praticar exercício, evitar tabaco, bebidas alcoólicas, sal, pressão arterial alta e outros fatores de risco cardiovasculares... para não aumentar os riscos de trombose e doenças cardíacas (riscos mais divulgados e falados).
Pílula anticoncepcional: há razão para se preocupar?

Como pode conferir o uso da pílula anticoncepcional pode envolver alguns riscos, mas como seu aparecimento é bem raro, não há motivo para se preocupar, deve seguir as indicações de seu médico, falando com ele antes de iniciar uma pílula anticoncepcional e cumprindo a posologia que ele recomendar... mantendo as visitas regulares... espero ter ajudado, com mais este post... obrigado por continuar lendo... 😊 confira este video sobre as pílulas anticoncepcionais com menor risco de trombose:

Descubra alguns posts relacionados

28 comentários:

  1. Ola, pode deixar seu comentário... mas não se esqueça de publicar anonimamente e omitir palavras como relação... e outras semelhantes... desta forma r*******, se*****, pres****** cami*******... obrigado, ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  2. Olá, Dr. A partir de quando posso deixar meu p***** e**** d***? Estou no início da segunda cartela e tenho medo. Tomo sempre no mesmo horário, tenho poucos efeitos colaterais como inchado e enjoo só. E não tive diarreia ou vômitos.

    Ola se tem tomado certinho nao tem riscos, já está protegida, ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  3. Ola doutor. A vacina contra febre amarela interfere na eficacia do anticoncepcional?

    Ola, nao interfere, pode ficar tranquila, mantenha seu anticoncepcional, ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,

    Doutor. Doei sangue no IPST pode dizer -me em quanto tempor recebo os resultados da doação. ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, foi sua primeira doação? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Olá sim. Quais são as análises feitas ao sangue ?
      Enviaram SMS a informar o tipos sanguíneo e que as análises estávam normais.

      Eliminar
    3. Ok, as doenças transmissíveis, enzimas do fiado, entre outras, para avaliar se o sangue pode ser decomposto e usado em transfusões... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Oi Dr. Tenho tido dores no ovário esquerdo. Estou na segunda cartela. O que pode ser isso? Ainda não me adaptei ao remédio? Não está fazendo efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se for a causam o remédio está atuando em seu corpo, está a fazer efeito, seu corpo está numa fase de adaptação... deve manter certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Mas Dr, é normal sentir dor no ovário tomando anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, deve manter certinho... para estar protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Boa tarde Doutor, faço uso do Allestra20, ao completar um ano de uso, notei um pequeno corrimento marrom, no mês de dezembro mais intenso e após mais brando, a pílula pode estar perdendo seu efeito? Fui a ginecologista recentemente (7d), pode ter relação a isso quando examinou o colo? Agradeço desde já a atenção.

    Olá, desde que tome certinho vai estar protegida... pode confiar... pode ter relação com a observação... ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  8. Olá Tive r***** no dia da minha ovulação e usamos c******, posso estar grávida.?

    Olá, como se protegeram evitaram riscos... continue se protegendo... ando por aqui.... :)

    ResponderEliminar
  9. Tomo anticoncecional há quase 1 ano e junto uso o p****** em todas as r******,nunca tive problemas, mas nos últimos dois ciclos minha menstruação não veio. Fiz vários testes de gravidez e todos deram negativos, mas ainda assim estou preocupada. Tem alguma chance de estar grávida mesmo tomando o remédio corretamente e usando o p******? Ou é normal a menstruação não descer?

    Olá, ao se proteger dessa forma não tem riscos... pode causar isso... deve manter certinho o uso do anticoncepcional para continuar protegida... ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  10. Olá, tomo anticoncecional corretamente e sem esquecimentos há quase 1 ano e também uso p******. Mas nos últimos dois ciclos minha menstruação não veio. Já fiz vários testes de farmácia, com a primeira urina da manhã e todos deram negativos ( com 1 semana de atraso, 2 semanas, 3 semanas, 4 semanas...), mas ainda não sei pq minha menstruação não veio nas últimas 2 pausas. Posso estar grávida mesmo tomando remédio e usando p******? Ou é normal a menstruação não vir?

    Olá, sim pode acontecer... o anticoncepcional pode causar isso... como fez os testes e deram negativo não está... ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  11. Olá, Gostaria de saber se tem alguma chance de engravidar mesmo sem menstruar?
    Há dois anos comecei a tomar a injeção medroxprogesteron 3 em 3 meses e desde então nunca mais ela veio, porém tomava ela por conta da amamentação e uns quatro meses parei parei de amamentar, fui ao médico pra mudar injeção estou esperando a dois meses e ela vim pra começar o outro, é Normal ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sim pode engravidar, embora seja comum atrasar depois de interromper pode ter riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Boa tarde, estou tomando anticoncepcional há alguns meses, portanto, tomo os 21 dias faço a pausa de 7 dias e no outro dia início uma nova cartela. Esses dias fiz a pausa de 7 dias q era dia 3 então teria q iniciar outra cartela no dia 4, mas me esqueci e tomei dia 5. Tem algum problema atrasar um dia no inicio da cartela? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem... ao atrasar um dia tem riscos de gravidez, até ao 7º comprimido da cartela... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Perdi um comprimido do dia de hj, mas tenho metade de uma cartela de ciclo 21. Posso tomar um comprimido do ciclo 21 para prepor o perdido? O comprimido q eu perdi é diclin, tem algum problema? A eficácia é a mesma? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não pode, tem que repor com um comprimido de diclin, para continuar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Oi Doutor. Gostaria de saber como é o muco cervical de quem toma anticoncepcional. O meu está branco e grudento, outras vezes mais leitoso, é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se é branco tipo iogurte deve conferir com seu médico, pois pode estar com infecção... o muco normal é incolor, tipo clara de ovo, mas mais espesso e fica amarelado na roupa ou absorvente... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Sim, as vezes fica amarelado na calcinha. No papel é meio leitoso. É normal ter muco tomando anticoncepcional? Não era pra ser seco?

      Eliminar
    3. Olá, pode acontecer, embora na causa mais frequente seja uma infecção... deve procurar seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Olá, tomo tess há 4 meses. Amamento pouco, minha bebê está com 10 meses e mama ao acordar e antes de dormir. Minhas dúvidas: 1. Tomei com 1h30 de atraso por uns 7 dias.... tem problema ? 2. Tive uma infecção de ouvido com 2 semanas para terminar a cartela e tomei amoxicilina, corro risco de engravidar mesmo tomando anticoncepcional? Tenho sentido colocar ao pé da barriga.

    Olá, na bula refere que pode cortar... embora as ultimas indicações não apontem para não haver interferência, deve manter o tess como seu médico indicou, certinho, para continuar protegida... ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  16. E quanto aos atrasos ? 1h de atraso pode influenciar na eficácia da pílula?

    Olá, 1 hora não interfere, apenas se forem atrasos maiores que as 12 horas... ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  17. Tomo anticoncepcional todos os dias e no mesmo horário,porem minha menstruação sempre desce quando já se tem 6 dias da pausa do anti..ai fica 4 dias,sempre espero ela ir embora pra depois iniciar outra cartela,tipo inicio no décimo dia e n 7 ..na terceira cartela tive r******* d***** no decimo dia apos ter iniciado essa cartela,corro risco de ta gravida?tenho q iniciar a próxima cartela no oitavo dia mesmo ainda tendo sangramento ou tenho que esperar?

    Olá, deve manter a pílula após a pausa de 7 dias independentemente de ainda estar menstruando, apenas desta forma estará protegida.. se fizer mais dias de pausa tem riscos, ando por aqui... :)

    ResponderEliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.

Carlos Edgar

O Carlos Edgar é reconhecido como uma das maiores referências profissionais na Internet na área da contracepção e anticoncepcionais. Autor, de alguns livros e alguns estudos na área da contracepção, com mais de 15 anos de experiência, e que ajuda anualmente mais de 20.000 mulheres com suas dúvidas. Frequenta todos os anos algumas formações para se manter actualizado e ajudar todas as leitoras. Para entrar em contacto com Carlos Edgar, visite a página de contacto. Para informações sobre o Carlos, clique aqui.