Dienogeste engravida?


O dienogeste é um hormônio sintético que podemos encontrar nalguns anticoncepcionais, conjugado com o etinilestradiol ou o valerato de estradiol (Pílulas hormonais com dienogest/ dienogeste), ou de forma isolada como tratamento da endometriose... sim a endometriose é uma doença associada a casos de infertilidade onde ocorre a crescimento do revestimento do interior do útero para outras estruturas e órgãos... é normalmente associada a sintomas dolorosos... esta semana acabei criando um grupo no Facebook sobre a Endometriose... visite...

No blog podemos encontrar alguns posts sobre medicamentos de dienogeste isolado, como:

A posologia recomendada do dienogeste 2 mg mais recomendada, é iniciar em qualquer dia do ciclo menstrual e manter a toma de um comprimido por dia, devendo iniciar uma nova cartela sem fazer pausa, ou seja no dia seguinte a ter terminado uma cartela inicia logo outra.
Dienogeste engravida?

Muitas mulheres me referem que o médico referiu que não teriam riscos de gravidez, ao fazer este tratamento, mas eu continuo alertando que as orientações presentes na bula não excluem esse risco e alertam até para o não uso de anticoncepcionais hormonais juntamente com o dienogeste, como pode conferir nestes dois parágrafos retirados de uma das bulas de um dos medicamentos disponíveis no mercado... confira:

Visanne NÃO é um contraceptivo. Se quiser prevenir a gravidez, deverá utilizar preservativos ou tomar outras precauções contraceptivas não hormonais.

Não deve utilizar contraceptivos hormonais em nenhuma forma (comprimido, adesivo, sistema intra-uterino) enquanto estiver a tomar Visanne.

Logo se está fazendo o tratamento com o dienogeste, deve manter a toma diária de um comprimido e claro se proteger com método não hormonal, sendo o preservativo o mais indicado. Espero ter ajudado com mais este post... 😊

Conclusão: dienogeste engravida? Sim tem riscos de gravidez, pois o dienogeste isolado não funciona como um anticoncepcional, não garante a protecção anticoncepcional de um contraceptivo. A mulher que faz tratamento com dienogeste deve usar um método barreira - preservativo - para se proteger.

Descubra alguns posts relacionados