-->



Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page

Quando falamos em toma irregular da pílula referimo-nos à uma toma diferente da indicada pelo nosso médico ou inscrita na embalagem/ bula. Mas será que todas as formas diferentes de tomar - incorrectas alteram a eficácia da pílula? É o que vou revelar neste post....
Toma irregular da pílula contraceptiva

Toma irregular da pílula contraceptiva - o que é?

No post - Toma incorrecta da pílula contraceptiva - já tinha falado neste tema... mas vou voltar a falar para explicar melhor e com nova abordagem... espero ajudar... quando falo em toma irregular refiro-me a todas as formas de tomar diferentes da forma sugerida pelo seu médico ou indicada na bula ou embalagem.

O que quer dizer que tomar de forma irregular é não tomar a pílula na mesma hora todos os dias, seguindo a ordem inscrita na embalagem... mas será que todas as formas irregulares de tomar podem acarretar riscos de gravidez?


Toma irregular da pílula contraceptiva

Toma irregular da pílula contraceptiva - atrasos

Atrasar a toma do seu comprimido também é considerado uma toma irregular, embora nem todos os atrasos possam interferir com a eficácia da pílula, é importante manter a toma sensivelmente à mesma hora - toma regular.
Toma irregular da pílula contraceptiva

Os atrasos até 12 horas não interferem com a eficácia da pílula, mas aumentam os riscos de esquecimento e de alguns efeitos secundários, como os escapes... se atrasou a toma do seu comprimido menos de 12 horas deve tomá-lo assim que se lembre e manter os restantes no horário habitual.

Se atrasar mais de 12 horas, terá riscos de gravidez, como se fosse um esquecimento... precisa de fazer 7 dias seguidos de pílula, sem falhas, para repor a protecção.


Esquecer um ou mais comprimidos é considerado uma toma irregular, e com riscos de gravidez... se a mulher esquecer um comprimido deixa de estar protegida e tem riscos de gravidez... para voltar a estar protegida precisa de fazer 7 dias seguidos de pílula.

Toma irregular da pílula contraceptiva

Toma irregular da pílula contraceptiva - trocar a ordem dos comprimidos

A troca de comprimidos é considerado uma toma irregular... a mulher deve manter a ordem inscrita na embalagem para evitar esquecer e estar protegida... claro que trocar a ordem de comprimidos com a mesma dosagem - mesma cor não terá riscos de gravidez, continuará protegida, mas quando trocamos comprimidos de cores diferentes/ dosagens pode mesmo ter riscos.
Toma irregular da pílula contraceptiva

A troca da ordem dos comprimidos é uma toma irregular da pílula e pode causar riscos de gravidez se forem comprimidos de diferentes dosagens/ cores.

Conclusão: o que é tomar de forma irregular a pílula contraceptiva? É a toma da pílula não seguindo a ordem e as recomendações fornecidas pelo nosso médico ou na bula da pílula. Nem todas as formas irregulares de tomar podem interferir com a eficácia da pílula... os atrasos maiores de 12 horas, os esquecimentos ou mesmo a alteração da ordem dos comprimidos (comprimidos de diferentes dosagens) podem ser alguns dos exemplos de toma irregulares que podem afectar a protecção contraceptiva...

Descubra alguns posts relacionados