Como ter mais saúde – 14 dicas saudáveis

A saúde é o nosso bem mais precioso e que deve ser cuidada e preservada da melhor maneira. Nossa saúde e bem estar devem estar sempre em alta, pois afetam diretamente nosso dia a dia, por isso há certas práticas saudáveis que devemos tomar. Hoje, vou sugerir algumas dicas fundamentais para cuidarmos melhor de nossa saúde. Confira as dicas mais saudáveis:

1 - Exercícios físicos melhoram nossa autoestima: A maioria de nós sabe bem os benefícios que as atividades físicas podem trazer para nosso corpo, além de reduzir o risco de doenças cardíacas, artrite, diabetes, hipertensão, obesidade (emagrecer) entre outras. Se não bastasse isso, ainda podem melhor nosso humor elevando nossa autoestima. 

Sono
2 - Tomar um banho frio: Os banhos frios, além de ótimos para refrescar no verão, ajudam a evitar enxaquecas, auxiliando na boa circulação e na redução de dores musculares, tendo acção anti-inflamatoria.

3 - Evite o estresse e a ansiedade: Para muitas pessoas o estresse ou ansiedade já fazem parte da rotina, mas os mesmos devem ser evitados ou ao menos controlados, pois muito estresse e ansiedade podem prejudicar sua saúde além de aumentar inflamações no corpo e risco de doenças graves.

4- Dormir é muito importante: Correria e dias cheios de compromissos fazem do sono um luxo para muitos, no entanto, a falta de sono pode perturbar o controle de açúcar no sangue e aumentar o risco de diabetes tipo II. Por isso, faça do sono uma prioridade em sua vida. Durma 7 a 8 horas por dia.

Tabaco
5 - Evite diminua ou pare com os vícios: Nenhum tipo de vício é bom para nossa saúde, física ou mental, por isso, apesar de ser uma tarefa difícil ou, para muitos, impossível, tente diminuir aos poucos até parar completamente com seus vícios (tabaco, bebidas alcoólicas, auto-medicação e outras drogas).

6 - Faça um teste de colesterol: Estar em constante alerta para as mudanças no seu corpo e saúde deve fazer parte de sua agenda. A doença cardíaca é o assassino número 1, por isso a importância de fazer o exame de colesterol para saber se você está ou não em risco (25 medidas para diminuir o colesterol).

7 - Atenção as dores nas articulações: Desenvolver problemas nas juntas e joelhos podem ser colaboradas com o excesso de peso e pouca movimentação física. Tenha uma atividade fisica e opte por uma dieta pobre em calorias.

8 - Alimentos gordurosos... cuidado: Além de perigosos para a saúde, quando consumidos em excesso, podem desencadear o mesmo comportamento compulsivo como drogas e cocaína, se tornando um vício e aumentando ainda mais o risco para a saúde.

9 - Coma fruta e vegetais: Comer cerca de 4 peças variadas de fruta por dia e vegetais a todas as refeições. Não se esqueça da sopa (Descubra mais sobre a dieta mediterrânea).

10 - Cuidado com o sal: Modere o consumo de sal, substitua o sal por ervas aromatizantes, o consumo de sal é um dos principais responsáveis pelo aumento da tensão arterial.

Chocolate negro11 - Chocolate todos os dias: Já está mais que comprovado que o chocolate amargo ou meio amargo consumido diariamente em pequenas porções pode fazer muito bem ao coração. A quantidade recomendada é de cerca de 30g por dia, tendo sempre em mente o balanceamento com as refeições. Teor de cacau recomendado >60%. (antioxidantes).

12 - Beba água: Devemos beber cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia, pode optar por água, sucos naturais, fruta, sopa e vegetais frescos.

13 - Refrigerantes e bebidas gaseificadas: Evite o consumo de refrigerantes e bebidas com gás.

14 - Faça o exame de mamografia: O câncer de mama é a segundo tipo de câncer que mais atinge mulheres em todo o mundo, o recomendado é fazer a primeira mamografia aos 35 anos e após os 40 deve ser refeito uma vez por ano, ou de acordo com as recomendações do seu médico especialista (auto-exame da mama). Aprenda a prevenir outros tipos de câncer – saiba mais sobre auto-exames.

Fontes bibliográficas