19 de maio de 2015

Diane 35® ou yasmin®?

A escolha de uma pilula hormonal deve ser individualizada e adaptada a cada mulher, pois para cada mulher o médico pode estabelecer objetivos diferentes, por isso é que existem tantos tipos de pilulas contracetivas. Quando sua amiga lhe sugere mudar para o seu anticoncepcional, isso é agradável de ouvir, pois se ela gosta e lhe sugere a mudança é sinal que só quer seu bem, mas a verdade é que você é muito diferente dela. Não é?

O que fazer então para escolher? Minha amiga não tem razão?

Todos nós devemos falar com nosso médico antes de iniciar, para que a escolha e adaptação seja acompanhada por ele, grande parte das mulheres que inicia uma pilula hormonal acaba por abandonar e achar que não se adaptou, pois muitas vezes não têm acompanhamento e paciência. Uma mulher pode demorar até 4 cartelas a se adaptar ao anticoncepcional, por isso é importante ser vigiada pelo médico. Não se esqueça que a falta de adaptação não quer dizer que não está protegida da gravidez.

Muita gente me pergunta se esta pilula é melhor que aquela ou se deve mudar de pilula. Hoje decidi responder a uma dessas questões para demonstrar porque não posso responder direto e objectivamente a este tipo de perguntas.

Dr, qual a melhor diane 35® ou yasmin®?


Ambas as pilulas são óptimas e ruins ao mesmo tempo. Porquê? Porque para umas mulheres podem ser fantásticas e para outras podem estar contra-indicadas, confiram estes exemplos:

Uma mulher que fuma (A pilula e o tabaco)
A mulher que fuma não deve usar anticoncepcionais hormonais, pois aumenta muito seu risco de tromboses. Nenhuma das pilulas está indicada.

Uma mulher com acne e pele oleosa (A pilula para o acne)
A mulher que tem muito acne e pele oleosa pode beneficiar da diane 35®, mas como tem grande dosagem hormonal, deve ser usada até 6 a 9 meses somente para tratar a pele e depois pode mudar para outra. 
Mas se a mulher não se adaptar pode ponderar manter a diane 35® apesar dos riscos, se seu médico conferir que os benefícios são maiores que os riscos pode sugerir isso.

Uma mulher com varizes (A pilula para as varizes)
Um a mulher com varizes tem maior risco de tombose, nenhumas destas pilulas está indicada (Pilula e risco de trombose).

Uma mulher com muita retenção de líquidos
As mulheres com grande retenção de líquidos podem beneficiar das pilulas com drospirenona (yasmin®) pois os estudos revelam que na fase inicial até 6 meses ela pode causar menos retenção (efeito diurético).

Como podem ver só para estes dois tipos de pilula podemos ter tantas duvidas, dai a importância que tanto falo em serem seguidas e orientadas pelo vosso médico.

Fontes bibliográficas

21 comentários:

  1. Tenho atrasos frequentes na toma da pilula mas n passam nunca de 12 horas nem chegam a 5 atrasos de 1 ou 3 horas estava na ultima semana da cartela e tomei a pilula sem atrasos menos o ultimo dia e 2 dias depois tive relações a risco de estar gravida ? interrompemos o coito ajude por favor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre, pois esses atrasos não interferem com a eficácia, mantenha a pilula e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Muito obrigado aliviou me bastante

      Eliminar
  2. Olá,eu estava planejando começar tomar o anticoncepcional. Para isso estava esperando o primeiro dia da minha menstruação. Porém, ela antecipou esse mes e caiu em um dia atormentado quw não consegui comprar o medicamento. Porém, no segundo dia da menstruação comecei tomar o Diane 35. Gostaria de saber se ha problemas em ter começado no segundo dia e se eu estaria protegida mesmo assim. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode iniciar no segundo dia, mas se deve proteger até ao 7° comprimido desta primeira cartela... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. A pílula Elani Ciclo tem a mesma composição que a Yasmin?
    O que prejudica mais a mulher é a progesterona ou o estrógeno?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem, não é uma ou outra é a combinação das duas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Tomo diane 35 a 6 anos preciso mudar pois sei que ela é muito Forte.. Tenho muito hormonios e acne pele oleosa, posso tomar o YaSmim ou o Vincy?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com seu médico, pois existem muitos tipos com acção no acne que a podem ajudar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá Dr eu tomo o Selene há algum tempo, porém de uns tempos pra cá mesmo tomando ele está descendo para mim. Esse mês mesmo tomei no primeiro dia dá menstruação acabou a mesma três dias depois veio novamente ficou dois dias parou e depois d três dias está descendo novamente. O que pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, entre as cartelas deve fazer pausa de 7 dias, é assim que toma? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá doutor..estou tomando ciclo 21 e mesmo assim minha menstruação desceu .e ja tem 12 dias e acompanhada de cólicas fortes.Ainda tô tomando o anticoncepcional. Oq devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter o anticoncepcional, está na 1ª cartela? Seu corpo se está adaptando... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Ola Dr.!
    Nao menstruo ha 2 anos e uso o Diane 35 ha 1 ano pra regular a menstruaçao mas msm assim nao menstruo. Fiz um ultravaginal e constou ovarios muiltifoliculares. Bom gostaria de saber se posso trocar o Diane pelo yasmim, ou nao faria diferença. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tem menor dosagem hormonal pode notar diferenças, mas com o tempo de uso pode voltar a não menstruar, é comum, fale com seu médico para ele avaliar, ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. estava tomando o generico do yasmim e agora estou tomando ferrane 35 a dois dias mais ele esta me deixando muito inchada posso mudar direto para o generico do yasmim amanha ou tenho que completar novamente uma cartela para efetuar a troca ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não percebi porque trocou de uma para a outra... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Olá bom dia
    Eu estou tomando o Diane 35 ja faz três anos, mas eu tenho muita retenção de líquidos e percebi que a TPM só aumentou, posso trocar pelo Yasmin no intervalo de 7dias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com seu médico para ele avaliar, tem beneficios em mudar, para sua saúde... confirme com ele, ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá, me chamo Michelle em 2012 coloquei DIU Mirene como passou periodo de 5 anos fui ao médico retirei e ele prescreveu pilula Lyllas (drospirenona + etinilestradiol) ... já tomei cartela, fiz pausa dos 7 dias... como não tive melhora na acne, por conta propria fui e comprei Diane 35 por ter relato de melhoras na pele, mas lendo varios artigos - percebi que ele pode dar maior retenção de liquido por obter (acetato de ciproterona + etinilestradiol) ...tomei só uma pilula 18/05/17 devo parar e retomar o uso do lyllas???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não percebi quanto tempo usou o lylas, mas deve manter seguindo a recomendação de seu médico, e dando tempo ao seu corpo, ele é eficaz no acne, faça 3 a 4 cartelas para ver o efeito, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.