Os escapes e o adesivo hormonal


O adesivo hormonal é um anticoncepcional hormonal combinado de média duração. O uso correto do adesivo garante à mulher protecção contra uma gravidez indesejada.

O adesivo hormonal deve ser usado durante 21 dias, seguindo-se uma pausa de 7 dias, nesta pausa a mulher deverá menstruar. Ao longo dos 21 dias a mulher terá que colar 3 adesivos, um a cada 7 dias.

Como todos os medicamentos o adesivo hormonal pode causar alguns efeitos secundários, tais como: aumento de peso, distúrbios do sistema nervoso, dor de cabeça, tontura, enxaqueca, naúsea, dor abdominal, vômito, diarreia, acne, prurido, irritação da pele, espasmos musculares, infecção fúngica, fadiga, mal-estar, sintomas mamários, corrimento vaginal, ansiedade, galactorreia, corrimento genital, síndrome pré-menstrual, insônia, alterações da libido, sangramento vaginal e distúrbios menstruais.

Os escapes e o adesivo hormonal

Os escapes, alterações menstruais, podem ocorrer, são um efeito secundário ou adverso comum nas mulheres que usam os anticoncepcionais hormonais. A mulher pode notar mais facilmente os escapes na fase de adaptação, ao iniciar pela primeira vez o adesivo, ou se usar mais de 3 adesivo seguidos. O surgimento de escapes durante o uso do adesivo hormonal não revela que a mulher deixou de estar protegida, desde que use os adesivos corretamente está protegida de uma gravidez. Os escapes são normais com o uso dos anticoncepcionais hormonais.

Fontes bibliográficas