sexta-feira, julho 24, 2015

Adiar a menstruação nas férias

Adiar a menstruação nas férias

A época que mais desejamos e esperamos no ano são as férias, as férias são sinónimo de calor e praia, o que pode ser uma complicação para a mulher se coincidir com seu período menstrual (menstruação).


Mas será que a mulher pode adiar sua menstruação? E é saudável? O que acontece à menstruação quando adamos? Fica acumulada? E se noto inchaço? E depois deste adiamento menstrual, como fica meu ciclo menstrual?

Mas será que a mulher pode adiar sua menstruação?

Sim pode adiar, sendo necessário usar um anticoncepcional hormonal para conseguir adiar. Se a mulher nunca usou anticoncepcional hormonal é mais difícil conseguir logo esse adiamento, mas se usa à algum tempo é mais fácil. Para adiar a menstruação com ajuda de uma anticoncepcional hormonal basta usar mais uma semana ou colar dois ciclos, evitando a pausa ou semana de descanso comum nas pílulas, adesivos e anéis hormonais.

E é saudável?

O aumento de dosagem hormonal no sangue não é o ideal, pois aumenta o risco da mulher notar efeitos adversos e complicações, mas como é uma situação pontual acaba por ser bem tolerado.

O que acontece à menstruação quando adiamos?

Olá, ao adiar o uso continuo de uma anticoncepcional hormonal não permite que a menstruação se forme.

Fica acumulada?

Não fica, como não se forma, não acumula.

E se noto inchaço?

Pode notar inchaço e outros efeitos adversos, como escapes, tensão mamaria e náuseas, pois ao usar o anticoncepcional hormonal seguido tem mais riscos de ter estes efeitos.

E depois deste adiamento menstrual, como fica meu ciclo menstrual?

Acaba por ficar como era, mas pode acontecer nas próximas pausas ter alterações menstruais, por exemplo não menstruar.

Fontes bibliográficas
Partilhe

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não interferem pode fazer isso após terminar a cartela para ficar mais confiante na protecção.. as melhoras e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Boa noite Doutor,

    Existe alguma bebida capaz de comprometer o efeito da pílula, como refrigerantes?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não existe, mas é sempre aconselhado que tome com água para seu corpo tolerar melhor... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  3. Olá Doutor

    Sempre tomei a pilula Estinette, mas este mês passei a tomar a Minigeste (ambas semelhantes). Tomo sempre à hora certa. O máximo que varia na toma é de 1h. Eu estava a pensar em adiar a menstruação, como o doutor sugere neste post, mas ontem surgiu um pequeno corrimento com sangue, e hoje ele mantem-se. Estou preocupada, pois é algo que não me costuma acontecer.

    É possível que a pílula tenha falhado? O que faz com que estes corrimentos apareçam assim do nada? Poderei estar gravida?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se tomou seguida é comum ter escapes.. é um efeito adverso... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Olá doutor

      Não tomei seguida. Estava so a pensar em faze-lo, e então surgiu este corrimento. A cartela so termina na proxima quarta feira. O que faz surgir estes escapes? E porque é que mesmo tomando a pilula certinha, eles ocorrem? Obrigada :)

      Eliminar
    3. Olá, sim podem também ocorrer, devido à pílula, pode ser um efeito adverso, é o chamado spotting... deve manter seu anticoncepcional... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Boa tarde Dr.Carlos. Gostaria de saber se é possível mudar o dia do término da pílula. Minha cartela sempre termina na quarta, e consequentemente no fim de semana estou menstruada. Essa mudança compromete a eficiência da proteção da pílula?
    Obrigada Dr.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não compromete se for bem feita, para mudar o dia que termina pode iniciar a cartela, após a pausa 2 a 3 dias antes.. faz a pausa de 4 dias, dessa forma continua protegida e passa a menstruar dois dias antes... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Ola eu nao faço uso de anticoncepcional pq pretendo engravidar mais gostaria de adiar a minha mestruacao pq ela veio dia 6 de janeiro entao deva chegar no começo do mês que vem evou p prai oqe posso tomar p ele nao descer no começo do mes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode falar com seu médico ara iniciar um anticoncepcional e adiar, embora eu não possa garantir com 100% de certeza que não vai ter escapes nessa altura... pois vai iniciar agora. Ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. 1) Tomei a primeira cartela (Tantin) e tive relação no 20º dia. Há risco?
    2) Nas inativas (4 dias de pausa), pulei a 4ª e comecei a outra cartela. Tem problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, com vinte dias já estava protegida.... não tem riscos se pular os comprimidos da pausa... ando por aqui. :)

      Eliminar
  7. Oi Doutor,

    Vou sair de férias no dia 03/07 bem no período menstrual.
    Como adiar a menstruação, pois não faço uso de anti conceptivos mas se necessário posso usar nesse caso. E se for usar qual o mais indicado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como não faz uso não posso garantir que vai conseguir adiar sua menstruação, ao iniciar pode até ter aumento da menstruação... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.