quarta-feira, setembro 02, 2015

Os testes de gravidez e os anticoncecionais – alteram a eficácia?

Os testes de gravidez e os anticoncecionais – alteram a eficácia?

A mulher que usa os anticoncepcionais corretamente tem uma grande probabilidade de estar protegida de uma gravidez. Os anticoncepcionais, especialmente os hormonais, têm um Índice de Pearl (índice que mede a eficácia) elevado, mas podem falhar nalgumas situações como:
Os testes de gravidez e os anticoncecionais – alteram a eficácia?

Se ocorrer alguma destas situações a mulher deve ter alguns cuidados para evitar a gravidez, se mantiver o uso do anticoncepcional sem precauções adicionais e tiver relações tem risco de gravidez.

Se desconfiar de gravidez, posso fazer o teste usando os anticoncepcionais?

Sim pode. Em caso de dúvida deve sempre manter o anticoncepcional, pois pode não esta grávida e dessa forma recupera a proteção mais rapidamente.

O teste de gravidez de urina pode ser feito após 10 dias da relação ter ocorrido, deve fazer com a primeira urina da manhã, sempre que desconfiar que possa estar grávida. Na maioria das vezes os sintomas de gravidez que refere são causados pelo anticoncepcional, pois muitos dos efeitos adversos causados pelos anticoncepcionais hormonais são os mesmos que os sintomas e sinais de gravidez. Os anticoncepcionais não interferem com a eficácia do teste de gravidez.

Fontes bibliográficas
Partilhe

29 comentários:

  1. Boa tarde, eu sei que a minha pergunta não tema ver com este post... Mas será que me podia esclarecer uma dúvida? Eu tenho consulta de planeamento familiar marcada, gostava de saber o que é feito/que exames são feitos nessa consulta.
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a observação da sua zona genital, com as pernas abertas, o ajuste dos anticoncepcionais e outros exames à mama (palpação), ao sangue (analises) e outros que a médica indicar... ando por aqui, se precisar... :)

      Eliminar
    2. Não fazem a citologia?

      Eliminar
    3. Olá, sim fazem, faz parte do exame ginecológico que referi... :)

      Eliminar
    4. Ah, ótimo!!! Assim não é necessário procurar uma ginecologista para fazer um check-up, certo? Esta consulta basta para sabermos se está tudo bem?

      Eliminar
    5. Olá, sim basta... depois diga como correu... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Muito muito obrigada pela sua ajuda e disponibilidade!! :)

    ResponderEliminar
  3. Oi, eu gostaria de tirar uma duvida que não tem a ver com isso, se não for incomodo. Eu comecei a tomar novamente a pilula Elani Ciclo 21 já tem exatamente uma semana, e eu sinto dores em diferentes partes do corpo, pernas, braços, peito e mãos. É como se eu sentisse a minha circulação mais forte e isso dói. Isso é normal? Devo continuar com a pilula? Eu tenho familiares que já tiveram trombose, estou um pouco receosa com ela, mas preciso de algo que amenize minha tpm. :/ Se puder me ajudar, agradeço muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá não é muito comum deve procurar seu médico para ele saber o que está acontecendo... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Ola dr,parei d tomar o dalyne a cinco meses,quero engravidar,já tenho uma filha de 5 anos,mas ate agora nada,isso e normal. ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, deve manter as relações e com calma aguardar.... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Parei de tomar dalyne a cinco meses e ate agora nada d engravidar , isso e normal. ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, deve manter as relações e com calma aguardar.... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Bom dia, parei de amamentar e voltei tomar o Selene a 1 mês, já estou protegida para uma nova gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim já está... mantenha a selene e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Boa noite uso desogestrel pq estou amamentando,mas não exclusivamente porém tem 3 dias que parei a pílula mas a menstruação não desceu ainda e normal? Usei durante 3 meses continuo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer demorar semanas para descer... se tiver relações pode engravidar, pois ao parar deixa de estar protegida... ando por aqui, se precisar... :)

      Eliminar
  8. Boa NOITE, tomei desogestrel por 3 meses seguidos agora parei a 3 dias e a menstruação não desceu é normal???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer demorar semanas para descer... se tiver relações pode engravidar, pois ao parar deixa de estar protegida... ando por aqui, se precisar... :)

      Eliminar
  9. Boa noite tudo bem?
    Dr.Carlos eu tomo o elani28 e a alguns dias tenho tido tipo um corrimento de sangue bem pouco so uma manchinha mais pesquisei e percebi q tenho q dar uma pausa de 7 dias mais não gostaria de dar essa pausa pois meus sintomas na mestrual são muito ruins passo muito mal de vomito, dores q nem o remedio de colica passa e febre alta de 38 a 39 e exatamente por issu meu médico recomendo q tomase esse remédio, devo dar a pausa ou posso continuar sem pausar sem problemas? É se eu não pausar oque pode acontecer? Vou procura um médico mais não tenho mais o meu convênio então vai demorar e estou sem saber oque fazer :/ desde já obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter e tomar sem pausa como seu médico sugeriu... nesta fase inicial é mais fácil notar escape... pois seu corpo se está adaptando... mantenha e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Oi bom dia eu usava o ant femine e no último mes que tomei minha menstruação veio, ai troquei para selene, tomei um mes direto e teve um dia que esqueci ai tomei duas pilulas no dia seguinte.
    Pausei os sete dias e agora ja tomei quatro da segunda cartela so que estou passando mal com dores enormes do abdômen e na cabeca suando frio tonteiras e muita strss minha menstruação veio nornal nos dias da pausa so que quero trocar dnovo por causa das dores oq me aconselha voltar p o femina ? Corro riscos de ta grávida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se teve relações após o esquecimento pode ter riscos de gravidez, por isso sugiro que faça um teste e fale com seu médico para ele avaliar essa mudança... seu corpo ainda está em fase de adaptação ao selene... ando por aqui, se precisar... :)

      Eliminar
    2. Cv com o medico ele disse para voltar parao femina sendo que menstruar durante o remedio e normal, e disse que o selene e muito forte mais usado para tratamentos, hoje comecei com o femina com essa troca de remédio eu posso correr riscos de engravidar?

      Eliminar
    3. Olá, fez a pausa e inicia ou inicia seguido? Passa de selene logo para femina? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Fiquei dois dias sem tomar e pulei p femina

      Eliminar
    5. Olá, não tem riscos... mantenha a femina, ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Boa noite!Tomei anticoncepcional no mês de abril e menstruei dia 09/05 e parei de tomar,no dia mesmo sem ter menstruado comecei tomar uma nova cartela, e nos dias 04 e 05/06 tive relação desprotegida(com coito interrompido),no mesmo dia a noite tomei a pilula do dia seguinte(com 30 após a relação),tem a possibilidade de está grávida?devo continuar com o remédio?obs:meu ciclo sem o uso de anticoncepcional é de 36 dias em média.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas parou e fez pausa de quantos dias entre as cartelas? Ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.