Sintomas de menopausa precoce

A menopausa é uma fase do ciclo reprodutivo da mulher que ocorre normalmente entre os 45 e os 55 anos. Nesta fase do ciclo reprodutivo a mulher deixa de ter menstruações regulares, ocorre uma diminuição da produção hormonal e deixa de ovular regularmente. A menopausa marca o fim da vida fértil da mulher.

Quando a mulher a menopausa ocorre mais cedo que a idade que referi estamos perante uma mulher com menopausa precoce (saiba mais sobre).

Apesar de ser precoce os sintomas são muito semelhantes aos da menopausa, os sintomas da menopausa precoce são afrontamentos ou fogachos, secura vaginal, diminuição do corrimento vaginal, retenção de líquidos, irritação vaginal, alterações do humor, alterações no sono, insónia, cansaço, dores nas articulações, suores noturnos, atrofia das vias urinárias, dilatação das vias urinarias, dilatação das paredes vaginais, atrofia das paredes vaginais, prolapsos, dores durante a relação sexual, diminuição do apetite sexual, incontinência, maior risco de infeções urogenitais, perda da massa óssea, acumulação de gordura no corpo, pele mais seca, cabelo mais fraco, unhas mais fracas, aumento dos pelos, calafrios, tremores, ansiedade, depressão, menstruações irregulares, falta de menstruação, dificuldades na memoria, dificuldades na concentração, gases e prisão de ventre.

Fontes bibliográficas