sexta-feira, março 18, 2016

A pílula anticoncepcional e a candidíase vaginal


Muitas mulheres que me procuram com queixas de corrimento tipo iogurte, branco e espesso, associam ao inicio ou uso da pílula anticoncepcional, a verdade é que a pílula anticoncepcional pode realmente ser uma das causas indirectas para que o equilíbrio no meio vaginal (flora vaginal) entre em rutura (desequilíbrio), as defesas baixem e a mulher tenha um aumento de certas batérias que originam este tipo de infecção vaginal.

A pílula pode causar indirectamente maior risco de candidiase vaginal.

A pílula anticoncepcional e a candidíase vaginal

A candidíase, aumento de corrimento vaginal ou mesmo vaginites são efeitos adversos ou secundários descritos na maior parte das bulas das pílulas anticoncepcionais, embora sejam pouco frequentes pode surgir, descubra outros efeitos adversos da pílula anticoncepcional:
  • alterações menstruais
  • dor nas mamas
  • dores de cabeça
  • alterações do humor
  • náuseas
  • vómitos
  • corrimento vaginal
  • alterações da libido
  • alterações da tensão arterial
  • acne
  • retenção de líquidos
  • alterações do peso corporal
Descubra mais posts relacionados:

64 comentários:

  1. Boa noite! Dr' por favor me tire uma dúvida tomo o stezza e hj completo um mes, mais justamente hj tomei 40 minutos atrasada. MSM assim posso fazer sexo sem camisinha normalmente ou corro riscos? Agradeço desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode.... não perdeu a proteção.... mantenha e se precisar ando por aqui. :)

      Eliminar
  2. Ola doutor! tenho uma questão a colocar-lhe.. Nesta ultima cartela de pilula minigeste em que nao me esqueci de tomar nenhum comprimido e no maximo tomei alguns comprimidos com o maximo de 1hora de atraso. Houveram dias tambem em que tomei ibuprofeno / aspirina / spidifen efervescente e diclofenac. Penso que sejam medicamentos que nao cortam o efeito da pilula. Também nao tive episodios de diarreia ou vomito. Costumo treinar 3x por semana, tendo este mes alterado os treinos, aumentando-lhes a intensidade, mudando os exercicios. Quando faltava ainda um dia para terminar a cartela, no final do treino tive um sangramento escuro, de pouca quantidade; nos dias seguintes notava ao limpar-me pequenas manchas de sangue rosa quase insignificantes e agora que estou no 4o dia de pausa a minha ''mestruacao'' e muito pouca, quase nenhuma, entre o muito escura e o muito cara, o que nao e nada comum. Ja tomo pilula a quase 2 anos e isto nunca me aconteceu e comeco a ficar preocupada. Posso estar gravida?? aguardo resposta e obrigada doutor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos.... pois tomou certinha... não se preocupe... mantenha a minigeste e aguarde.... :)

      Eliminar
  3. Olá, Carlos. Fiz algumas perguntas, no entanto não conheço o senhor. O senhor é médico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não sou médico, sou simplesmente enfermeiro... obrigado por visitar o blog... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Boa noite. A minha questão não tem grande parte haver com o tema em questão. Tomo a pílula yasminelle e ontem à noite quando fui tomar a pílula vi que não tinha tomado a do dia anterior. Fazendo com que tomasse as duas na mesma altura. No entanto, tive relações sexuais nesse dia (antes de me deparar com este problema) e na semana anterior. Que deva fazer? Tomar a pilula do dia seguinte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve fazer a pílula do dia seguinte, manter sua pílula e se proteger nos próximos 7 dias ou mesmo evitar as relações... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Boa tarde. Eu comecei a tomar a pílula há 1 mês, foi prescrita por um médico de um consultório privado, e como a minha pílula tem uma diferença de 3 euros entre "com receita e dem receita", claro que me daria mais jeito obte-la com receita. A minha pergunta é: pela sua experiência, é normal os médicos de consultórios privados cobrarem a simples prescrição como consulta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como é consultório privado fica um pouco ao critério do médico.... ando por aqui. :)

      Eliminar
    2. E indo a um hospital público?

      Eliminar
    3. Olá, não tem médico de família? Aí é mais fácil... ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Ter, tenho, mas como sou estudante universitaria, não vivo na minha área de residência e marcar consultas agora é complicado...Os médicos num hospital público não preescrevem?

      Eliminar
    5. Olá, pois mas vão cobrar taxa,no seu médico não pagaria e ele passava para seis meses... pode ser pedido por outra pessoa no Centro de saúde... ando por aqui.

      Eliminar
    6. Ah, e olhe, eu na minha Universidade tenho os tais serviços médicos, um médico de clínica geral pode passar receitas destas?

      Eliminar
    7. Olá, sim é uma boa opção, eles podem passar e dessa forma consegue comprar mais barato e não deve pagar a consulta... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá doutor! Estou com uma dúvida. Tomo anticoncepcional certinho, sempre nos mesmos horários. Tive relação sem proteção, com coito interrompido, só com contato com o líquido lubrificante. Porém 2 dias depois tive um infecção na garganta, e comecei a tomar um antibiótico, o azitromicina por 6 dias, e não parei o uso do meu anticoncepcional o yaz de 24. Porém um dia depois que terminei o antibiótico começou um sangramento com colica fraquinha, parecido com uma menstruação leve que durou exatos 3 dias, terminando hoje. Mas minha menstruação está para descer ainda no domingo, pois minha cartela ainda não acabou. Esse sangramento pode ter sido causado pelo Antibiótico ou foi um adiantamento da menstruação? Ou pode ser sinal de gravidez, por eu ter começado a tomar o antibiótico 2 dias depois da relação sexual?
    Desde já agradeço e aguardo o seu retorno. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve ter sido o antibiótico, como continuou tomando certinha não tem riscos de gravidez... mantenha a yaz e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Doutor devo imendar a cartela? Ou posso fazer a pausa normalmente?

      Eliminar
    3. Olá, deve tomar normalmente, fazendo pausa, ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Olá Dr. desculpe estar fazendo esse comentário na postagem errada, porém a da minha dúvida é antiga então tive receio de que o Sr. não visse... Sobre o perlutan, caso eu menstruasse no dia 6, tomaria dia 13, até aí ok... Mas se caso no mês seguinte eu só menstruasse dia 11, por exemplo, eu tomaria a injeção dia 18... Isso seria mais de 1 mês de intervalo, estaria protegida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter mais ou menos na mesma data para fazer sempre um mês de intervalo, com o tempo de uso sua menstruação acaba por regularizar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Olá. Eu tomo a pílula denille, e as embalagens têm uma cartela cada uma. Há embalagens desta pílula com cartelas triplas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim existe basta pedir na farmácia.... ando por aqui. :)

      Eliminar
  9. Boa noite. É possível fazer análises para despiste de IST/DST pedindo apenas num laboratório ou é necessário ir primeiro a um médico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é, mas são exames caros... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá, eu parei com a pílula cerazette no dia 23 do mês passado. De lá para cá tive relação sem proteção com meu esposo, quando foi dia 14 deste mês tive 4 dias de um pequeno sangramento, eu sempre tive fluxo intenso. Está semana comecei a ter muito cançaso, sono fora de hora e uma pequena cólica. Fiz um teste de gravidez e deu negativo. Devo repetir ou não. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode repetir, mas como deu negativo não deve estar... deve aguardar, me parece que quer engravidar? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Boa noite, os medicamentos maxilase e mucoral interferem com a pílula estinette?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interferem.... mantenha a pílula e as melhoras.... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Dr' Carlos gostaria de tirar uma dúvida, tomo o stezza a algum tempo estou na primeira semana de uma nova cartela tomei hj mais estava em uma festa e tomei o comprimido com refri e 1hr depois tomei só uma taça de vinho e vomitei, como tinha tomado o comprimido 1hr antes do vómito a stezza perde a eficácia ou tá tudo certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, perde a eficácia, deve tomar outro comprimido no espaço de 12 horas da hora habitual... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Bom dia! Então quer dz que tomei ontem as 21:30hs e tenho q tomar hj até as 9:30hs e a noite continuar normalmente? Pq msm assim vou ter q comprar outra cartela neh!? Como vou tomar uma a mais vai ficar 27 comprimidos neh!? Agradeço desde já.

      Eliminar
    3. Olá, sim é isso... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Dr' sou muito abusada neh!? Rsrs
    Toda hr incomodando o senhor, mais devo esperar aqueles 7 dias p trasar sem camisinha ou não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se repôs o comprimido que vomitou não precisa de se proteger, continua protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Olá , eu estou tomando o anticoncepcional Previane à 3 semanas , é o meu primeiro anticoncepcional e eu tomei no último dia da minha menstruação quando comecei. Tive relações mas nenhuma com ejaculação dentro da vagina , todas de camisinha (mas antes ele colocava um pouco sem camisinha) . Agora estou com um corrimento castanho claro que só vejo quando me limpo depois do xixi , as vezes ele vem com um pouco de sangue (só um pouco) e pontadas na barriga , meu intestino anda meio preso também. Pode ser gravidez? Me ajude por favor!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser efeito do anticoncepcional... que deve manter... se notar mau odor no corrimento marrom deve falar com seu médico. Ando por aqui. :)

      Eliminar
  15. Olá, tomo anticoncepcional minigeste à mais de uma ano. Neste momento estou medicada com fosfomicina monuril e fluconzanol ratiopharm. Afeta o anticoncepcional? Posso manter a mi vida sexual como normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta o efeito, mas pode notar alterações menstruais... mantenha a pílula e se precisar ando por aqui... beba muita água... :)

      Eliminar
  16. Olá. Preciso muito de sua ajuda. Tenho muita vergonha de fazer essa pergunta ao meu ginecologista, por isso peço sua ajuda. Quando meu esposo faz sexo oral em mim, sinto na boca dele gosto de cebola. O que pode ser ? Tenho uma higiene boa, faço preventivo. Tenho um corrimento branco e liguento e sem cheiro e sem coceira nenhuma. Me ajude por favor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode estar com infecção... por ter corrimento branco, pode ser uma candidiase... deve falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. 1 comprimido de fluconazol corta efeito do ac diclin?

    ResponderEliminar
  18. Dr. CARLOS
    Tomo tamisa 20 e tendo tido candidiase recorrente, meu médico trata com pomadas porém volta. Gostaria da opinião do sr se devo trocar o ac ou até mesmo pendar na possibilidade de usar o Diu??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode falar com ele para saber se é mesmo essa a causa... se for talvez seja melhor optar por outro método... ando por aqui. :)

      Eliminar
  19. Eu troquei meu anticoncepcional pelo ciclo 21, me deu candidiase e eu tratei ela com iogurte natural, agora depois de 1 semana ela voltou, devo parar com esse anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não, deve manter e procurar seu médico para ele tratar... é melhor... ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. Boa noite! Tomo o mesygina à dois anos e meio, e já tive candidíase seis vezes, no papanicolau nada se altera porém estou pensando que talvez seja o anticoncepcional. Pode ser isso ou posso descartar essa hipótese?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser uma causa indirecta... se só começou a ter depois de iniciar deve falar com seu médico... é melhor... ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Olá, Dr. Gostaria de tirar uma dúvida complicada.
    Minha namorada toma anticoncepcional injetável, no primeiro mês foi tranquilo, no segundo mês houve um refluxo em uma quantidade bem significativa, no terceiro mês deu tudo certinho. Depois de tomar a terceira dose, fizemos 8 dias depois sem camisinha e com coito interrompido. Passou uns 4 à 6 dias, aconteceu um corrimento branco, líquido, com odor forte, em grande quantidade e com uma aparência leitosa. Então gostaria de saber, tendo em vista no que aconteceu na segunda dose, será que ela está grávida, será algum indício de gravidez? Só falta eu surtar de tanta preocupação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como faz o anticoncepcional sem falhas estão protegidos da gravidez, me parece que ela está com uma infecção, devem procurar o médico para avaliar a causa do corrimento branco, ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Olá! Parei de tornar pílula e logo depois apareceram sintomas de candidíase. Esses sintomas tem relação com a parada do anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ter alguma relação indirecta, ao parar seu meio vaginal pode se ter alterado, ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Olá doutor, estou com corrimento branco parecido com nata e coceira na região, estou com suspeita de candidiase. Estando com essa infecção pode afetar o uso do anticoncepcional que faço uso a 1 ano?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não afeta sua proteção, deve procurar seu médico para tratar, ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. Bom dia Dr. Estou a pensar em mudar para um pílula sem estrogenios ( Cerazette) por cauda da cândida, desde que mudei no inicio do ano para Gynera que tenho tido episódios recorrentes, o que antes não acontecia. É aconselhável essa mudança?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode estar indicada, embora o risco, se for a pílula a causa, se possa manter, é melhor conferir com sua médica se deve mudar, ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Olá,estou com dúvidas tomei por primeira vez a mesigyna no final dá minha menstruação depois de uma semana tive relações desprotegida mas com o coito então resolvi tomar a pílula do dia seguinte, na próxima semana tive relações desprotegida novamente praticando o coito mas não tomei a pílula e comecei a tomar antibiótico para infecção urinária, uma semana depois ( quarta-feira) veio um corrimento rosado e saía um pouco de borra de café só quando eu limpava,estou esperando minha menstruação no domingo posso estar grávida? ou é efeito do anticoncepcional ou antibiótico? Agradeço desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode fazer um teste embora me pareça efeito do anticoncepcional ou tratamento... nota mau odor no corrimento marrom? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Não está tudo normal só um pouco de cólica

      Eliminar
    3. Ok, então aguarde e mantenha seu anticoncepcional... ando por aqui... :)

      Eliminar
  26. Olá Dr. Comecei a tomar anticoncepcional pela primeira vez. O nome é Aldijet injetável. Como ja tive candidíase recorrente percebi que alguns dias depois que tomei voltei a ter crise de candidiase. Quero mudar pra algum anticoncepcional com menos estrogênios (já que são esses hormônios presentes na gravidez que podem causar a candidiase) mas gostaria de saber como proceder nessa troca sem ter riscos de engravidar. Pensei em mudar pra pílula Yasmim por ter baixo nível desse hormônio? Você acha que pode funcionar Dr? Estou muito preocupada e até triste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a Yasmin não tem menos hormônios... podem não ser só os estrogénios a causar, me parece que o melhor é falar com seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.