quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Dosagem de estrogénios (pílulas fracas e fortes)

Dosagem de estrogénios (pílulas fracas e fortes)

Quer descobrir a dosagem de estrogénios da sua pílula contracetiva? Consulte a lista em baixo.

Dosagem estrogénios (30-40-30 mcg EE)

Dosagem estrogénios (40-30 mcg EE)

Dosagem estrogénios (30 mcg EE)

Dosagem estrogénios (20 mcg EE)
mercilon®, novynette®miranova®, minigeste®, harmonet®, evra®, yasminelle®, yaz®, qlaira®allestra 20®, iumi®, arankelle®, arankitelle®, sidretella®, daylette®, dioz®, minian®, signetta®, primera®, droseffik®, drosurall®, drosianelle®, femiane®

Dosagem estrogénios (15 mcg EE)
circlet® (nuvaring®), minesse®, microgeste®, zoely®, adoless®, minima®, tantin®

Dosagem estrogénios (10 mcg EE)

Dosagem estrogénios (0 mcg EE)
cerazette®, nactali®, diamilla®(pílulas mais fraca - sem estrogénios), implanon®, mirena®, depo-provera®, multiload® Cu250/ Cu350, nova-T®

Tipos de progesterona ou progestagénios presentes nas pílulas:

Por ordem das pílulas mais fracas para as mais fortes: levonorgestrel, norgestimato, etonogestrel, gestodeno, desogestrel, drospirenona e acetato de ciproterona. As hormonas cloromadinona, dienogest e nomegestrol ainda não têm estudos que permitam calcular os riscos. Fonte: infarmed.pt

Pílulas com gestodeno – effiplen, estinette, etinilestradiol+gestodeno (genérica), gynera, harmonet, microgeste, minesse, minigeste, minulet, tantin, tri-gynera e tri-minulet.

Pílulas com desogestrelgracial, marvelon, novynette e mercilon.

Pílulas com dienogest  valette, denillesibilla e qlaira.



Vantagens e benefícios da pílula combinada (com estrogénios): ciclo menstrual regular (menstruações regulares), controlo das hemorragias, redução da dismenorreia (dores menstruais), controlar e regressão de doenças benignas da mama (nódulos), melhoria da circulação, aumento da densidade óssea, redução para metade da ocorrência de cancro do ovário do endométrio e redução da incidência do cancro colo-rectal.

Fontes bibliográficas

contracecao.pt
Partilhe

683 comentários:

  1. Tenho o implanon, é normal não ter menstruação?

    ResponderEliminar
  2. Sim é normal, a falta de menstruação ou amenorreia é um dos efeitos secundários do implante hormonal, devido a ser um método progestativo, há mulheres que tem a menstruação regularmente. Fico ao dispor...

    ResponderEliminar
  3. Minha namorada toma Qlaira a uns 6 meses, acontece que todo mês ela sangra pouco pílulas de pausa e este mês a menstruação está atrasada a 6 dias, sendo que neste último mês ela tomou todos os comprimidos regularmente, isso é normal?

    ResponderEliminar
  4. Sim é normal, quem faz a qlaira só tem dois comprimidos de pausa, como a pausa é menor (normalmente é de sete dias nas outras pilulas), a mulher terá menos ou mesmo ausencia de menstruação... deve manter a qlaira e não se preocupar...

    ResponderEliminar
  5. Boa noite,
    Gostava de esclarecer uma dúvida.
    Tomei um antibiótico durante 6 dias, tendo parado de tomar no penúltimo comprimido da pilula. Fiz a pausa normalmente. Tive relações no domingo, o 9º dia após o fim do antibiótico e o primeiro dia da toma da nova caixa. Existe algum risco?

    ResponderEliminar
  6. Há algum risco pelo facto de ter feito a pausa, nesta situação deveria ter iniciado nova carteira após terminar a última, não fazia pausa dos 7 dias, deveria ter precaução ou abstinência durante o tratamento e nos 7 dias seguintes. Quando temos um esquecimento ou falha da pílula na última semana devemos colar as carteiras e não fazer a pausa. Se precisar disponha.

    ResponderEliminar
  7. bom dia, eu ja tomo a pilula a mais o memos 7 anos e decidi o mes de setembro parar de tomar,o problema é que entretanto o periodo ainda nao me veio, ja devia ter vindo a uma semana. o que eu queria saber é se isto é normal, por ter tomedo tanto temo a pilula?

    ResponderEliminar
  8. Sim é normal como tomava a pílula os ovários e outras estruturas sexuais não produziam hormonas, agora irão voltar a produzir, daí demorar a surgir a menstruação, fique calme e não se preocupe. Disponha.

    ResponderEliminar
  9. Boa noite, quero trocar o anticoncepcional glacial pelo NuvaRing, como faço para trocar? posso emendar um no outro ou preciso esperar algum tempo? coloco no inicio do ciclo mestrual? como seria a utilização? ele é mais seguro ou não

    ResponderEliminar
  10. Após terminar a carteira ou cartela da pílula deve fazer a pausa de 6 dias e ao sétimo dia em vez de iniciar nova carteira coloca o anel durante 3 semanas. Como o anel tem uma dosagem hormonal diferente deve usar preservativo nos primeiros 15 dias do ciclo.

    ResponderEliminar
  11. Boa noite. na segunda-feira passada tive relações sexuais desprotegidas. Tomo a pílula (Estinnete) regularmente mas ontem (quarta) esqueci-me de a tomar..Tomei hoje, logo que me lembrei junto com a do dia de hoje. O atraso é de mais de 12 horas. O que devo fazer? Na semana passada foram os 7 dias de privação, comecei a nova caixa nesta segunda. Poderei ter engravidado?
    Muito Obrigada

    ResponderEliminar
  12. Os espermatozóides sobrevivem 48 horas dentro da vagina, apesar do seu esquecimento ter sido 48 horas depois ainda teria que haver descida de um óvulo para ocorrer a fecundação, sendo necessárias mais de 48 horas.
    Embora exista um pequeno risco de estar grávida não deve ficar preocupada pois é um risco pequeno, nesta situação deve manter a pílula e usar protecção durante 7 dias (preservativo), a partir do 8º dia pode retomar a sua vida sexual normal.

    ResponderEliminar
  13. Bom dia. Tenho 21 anos e na adolescência foi-me diagnosticada síndrome de ovários poliquisticos. Fiz vários tratamentos e acabei por melhorar e, a nível de ovários, segundo a última ecografia, curei-me mesmo e parece estar tudo normal.No entanto, continuo a ter ciclos muitos desregulados (mais de três meses sem menstruar, muitas vezes) e tenho ainda acne localizado (somente nas costas) e alguns pelos que penso estarem a mais em certas zonas do corpo. Tomei a Belara, por recomendação do dermatologista, mas tive de parar ao fim de uns 15 dias de toma, porque me fazia enjoos, náuseas, muito fortes. No entanto, há uns anos tomei a micogeste durante um ano e meio e nunca me fez qualquer efeito secundário. Será por a Microgeste ser mais fraca ainda do que a Belara?
    Estava a pensar sugerir à minha medica voltar a tomar a Microgeste, mas gostaria de saber se pode agravar a questão do acne e pelos no meu caso ou se. pelo contrario, pode até auxiliar? Ou, ainda, se o mais certo é não influenciar em nada a questão do acne e pelos?
    É que não aguentei mesmo os enjoos da Belara e queria algo que não me causasse esse efeito.

    Agradecia muito se me pudesse esclarecer.

    ResponderEliminar
  14. Resposta a mensagem enviada por Anónimo em 24 de Maio de 2013 às 07:16

    A pílula microgeste tem menor dosagem de estrogénios que a belara, logo é mais fraca... se correu tudo bem enquanto tomou a microgeste deve falar à sua médica e sugerir esta mudança relatando o que aconteceu com a belara...

    Todas as pílulas com estrogénios (combinadas) ajudam a diminuir o acne, os pêlos e regularizam a menstruação... quanto mais fortes são
    maior são estes efeitos, mas como o seu corpo não se adaptou a uma pílula mais forte (belara) pode fazer a minrogeste que irá, na mesma, ter diminuição acne e dos pêlos... se precisar disponha... muito obrogado pela mensagem...

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde. Muito obrigada eu pela resposta, fiquei esclarecida. Já agora e se não fosse abusar da sua disponibilidade, colocava mais duas questões.
    Como tenho tendência genética para veias varicosas nos membros inferiores (os chamados derrames), será que a pílula microgeste, tendo em conta que não sou fumadora e mesmo sendo fraca, poderá agravar muito esta questão?

    Relativamente a pílulas já ouvi falar que aumentam o risco de cancro, especialmente da mama e colo do útero. Eu não tenho casos nenhuns de cancro na família (entre pais e avós), mas tenho sempre receio que a pílula, principalmente quando tomada a longo prazo, possa vir a desencadear problemas nessa base? O risco da toma de pílulas no desenvolvimento do cancro é, de facto, um "risco real" ou é com base em estatisticas onde a influência do anti concepcional é pouca na vida das pessoas? E sendo a microgeste uma pílula de ultra baixa dosagem o risco de desenvolver estas doenças não cai, já que é uma pílula que não expõe o organismo a grandes estímulos hormonais?

    Mais uma vez, agradeço muito.

    ResponderEliminar
  16. Primeira questão:

    A pílula com estrogénio pode piorar esta situação, quando mais fraca for melhor é... mas deve falar coma sua médica sobre esta possibilidade... não deve fumar.

    ResponderEliminar
  17. Segunda questão:

    Os riscos da pílula estão bem estudados... e são: não protege das doenças sexualmente transmissíveis, aumento do risco de doença tromboembólicas, aumento do risco de doenças cardiovasculares, aumento do risco de cancro da mama e aumento do risco de cancro do colo do útero.

    Mas por outro lado tem outras virtudes, quando menor for a dosagem de estrogénios menor é o risco de estas situações virem a acontecer... o risco destes problemas aparecerem aumenta em familiar com predisposição genética (casos de cancro), fumadoras, obesas, sedentárias, entre outros factores de risco...

    Se precisar disponha... pode conferir no meu blog o artigo da pílula...

    www.carlosedgar.com/index.php/perguntas-frequentes/104-pilula

    ResponderEliminar
  18. Que tipo de pílula é a Qlaira?

    ResponderEliminar
  19. A pílula Qlaira é uma pílula quadrifásica, de 28 comprimidos, durante o ciclo a mulher toma pílulas de difefentes dosagens.

    ResponderEliminar
  20. Tenho a tensão alta que pílula devo fazer?

    ResponderEliminar
  21. As mulheres hipertensas não devem optar por contraceptivos hormonais com estrogénio, como é o caso da pílula combinada, anel vaginal, adesivo ou injecção contraceptiva, devem optar por métodos barreiros físicos como o preservativo ou DIU de cobre.

    ResponderEliminar
  22. Como devo iniciar a pílula?

    ResponderEliminar
  23. Pílula de 21 comprimidos:
    Deve iniciar a pílula no primeiro dia da menstruação e após 21 dias fazer uma pausa de 7 dias (nesta pausa virá menstruação) ao 8 dia inicia nova embalagem.

    Pílula da amamentação:
    Inicia no 21 após o nascimento do bebé, quando acabar uma embalagem inicia outra, não faz pausas. Pode não dar menstruação.

    Pílula de 28 comprimidos:
    Inicia a pílula no primeiro dia da menstruação, durante a toma dos comprimidos brancos (placebo) terá a menstruação. Quando acabar uma embalagem inicia outra sem interrupções.

    Coloquei várias opções para compreender melhor. Se precisar disponha.....

    ResponderEliminar
  24. Que dosagem tem a pílula qlaira?

    ResponderEliminar
  25. Apesar de ter colocado a pílula qlaira na dosagem dos 20 mcg EE a verdade é que a sua dosagem vai alternando ao longo do ciclo, o seu perfil de estrogenio assemelha se à dosagem normal do corpo da mulher que não faça anticoncecionais hormonais. Fico ao dispor....

    ResponderEliminar
  26. Tomei durante 3 meses a pílula minesse. Troquei a conselho médico por a zoely. Desde que a comecei a tomar, desde Março nunca mais tive período. Já fiz vários testes de gravidez de urina e são negativos. O que me aconselha

    ResponderEliminar
  27. É normal estar a acontecer isso, é uma nova pílula que leva a uma mudança no seu organismo... Sugiro que mantenha a pílula r desde que a tome certinha pode ficar despreocupada... as pílulas novas têm está característica, a mulher continua saudável... Se precisar disponha...

    ResponderEliminar
  28. Ola, estou procurando uma pilula que tenha mais dosagem de estrogenio e que tambem tenha efeito de diminuiçao de acne e pelos. Qual eh a melhor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pílula mais forte traz maiores riscos para sua saúde, para tratar o acne e os pelos com uma pílula mais forte deve toma la durante um curto período (por exemplo até 6 meses)....

      Como todas as pílulas com estrogenios têm ação no acne e pelos, sugiro que faça uma pílula com menor dosagem, terá uma diminuição mais lenta do acne, mas será melhor para a sua saúde.... para além disto se protegera de uma gravidez.... fico ao dispor... boa sorte...

      Eliminar
  29. Bom dia. Usei quase durante 2 anos o Nuvaring, mas sempre notei umas dores e picadas ne cabeça muito fortes durante a sua toma. Tirei o a cerca de 2 meses e realmente notei que essas dores desapareceram. Queria agora tomar uma pílula sem grandes hormonas. Já me falaram em várias como microgeste, minesse, a nova zoely. Procuro uma pílula que de certo modo não me aumente o peso e nem me crie acne, qual me aconselha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim pode iniciar uma pílula, deve iniciar a pilula no primeiro dia da menstruação, para escolher a pílula deve falar com o seu médico, mas pode sugerir uma deste grupos:

      Dosagem estrogénios (20 mcg EE) - mercilon®, miranova®, minigeste®, harmonet®, evra®, yasminelle®, yas®, qlaira®

      Dosagem estrogénios (15 mcg EE) - minesse®, microgeste®, zoely®

      Se precisar disponha... boa sorte...

      Eliminar
  30. as pilulas consideradas fracas impedem a ovulação? posso ter relações sexuais sem preservativo que nao engravido? obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim impedem da mesma forma e evitam a gravidez desde que sejam tomadas certinhas.... fico ao dispor...

      Eliminar
  31. Boa tarde. Já tomo a Minigeste à cerca de 11 anos e sempre me dei bem com ela. No entanto, desde há bastante tempo para cá tenho tido dores de cabeça e enjoos durante 3 dias, todos os meses.
    Antes de partir para um outro anticoncepcional, gostaria de experimentar uma pílula mais fraca. Qual me aconselha? Se for o caso dessa pílula ser de 28 dias, e uma vez que a toma da próxima caixa iniciaria na próxima sexta feira, dia 30 de agosto, quando devo iniciar essa toma?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mudar acho que deve falar com o seu médico, nem sempre o nosso corpo aceita bem estas mudanças e durante os 3 primeiros ciclos (cartelas) podem manter ou ver esses sintomas aumentados... no caso de mudar de pílula deve fazer a pausa de sete dias e ao oitavo iniciar a nova... se for mais fraca deve usar proteção ou evitar as relações nos primeiros 7 dias.... se precisar disponha...

      Eliminar
  32. Caro Dr. Edgar,
    Estou tomando espirolactona para a queda do cabelo, oleosidade e acne. Já utilizei a pilula e outros cremes e nada resultou. Só a espirolactona me deixou minha pela maravilhosa. Já tomo esse medicamento á 1ano. Estive a ler na internet e há relatos que pode dificultar engravidar e que faz mal à saúde. há algum problema em continuar a tomar? Posso no futuro ter dificuldades em engravidar? A minha dermatologista não é dessa opinião porém gostaria de obter uma outra opinião.

    Grata pela atenção dispensada.
    Aguardo com ânsia sua resposta.

    Atentamente,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, minha opinião é igual à da sua dermatologista... pode ficar descansada... se precisar disponha...

      Eliminar
  33. Caro Dr. Edgar,
    Estou utilizando o o anel vaginal Circlet. Pode-me esclarecer se um dos seus efeitos secundários é o aparecimento de acne e aumento de peso, uma vez que, tenho tendência para estas duas situações?
    Obrigada.

    Át.,

    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a utilização do anel circlet, como a pílula, ajuda a diminuir o acne e a pilosidade, embora como tem menor dosagem de estrogénio pode notar numa fase inicial ligeiro (muito ligeiro) aumento de acne ou de pêlos... mas penso que acabará por ficar normal... se precisar disponha... ando por aqui.

      Eliminar
  34. Boa noite, eu to na quarta cartela do qlaira, e estou com uma duvida. Mes passado ou seja 3 cartela eu esqueci de tomar o 18 comprimido e nao vi que seria necessario iniciar outra cartela e dei continuidade na mesma, nao tive relaçao desprotegida. Mas no inicio desse mes tive relaçao sem proteção no 4 dia da nova cartela, há risco de gravidez? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como a qlaira tem diferentes dosagens somente a partir do 8º comprimidos teria total proteção, como continuou a pílula não corre tanto risco de engravidar, mas ele existe, embora seja baixo... se precisar, ando por aqui...

      Eliminar
  35. Caro Dr.Edgar durante tres anos tomei a pilula minigest mas os meus niveis de colesterol foram aumentando,mesmo tendo feito uma dieta. Cheguei a perder cerca de 12kg mas mesmo assim os niveis continuavam altos. Fiz umapausa de quatro meses e ps niveis de colesterol diminuiram para niveis considerados normais. No entanto, decidi juntamente com a minha medica de familia experimentar o Nuvaring. Adaptei-me bastante bem mas ao fim de cinco meses decidi fazer novamente exames e o colesterol voltou a aumentar. Agora,tendo em conta que existe uma nova pilula no mercado,a Zoely, que segundo o que a medica me disse é mais fraca e que pode me ajudar a continuar a utilizar um metodo contraceptivo mas os niveis de colesterol se manterem normais...caso contrario e se perceba que o meu organismo é demasiado sensivel terei que deixar de utilizar qualquer tipo de pilula.
    A minha questao é: sabe quais os efeitos que a pilula zoely tem nos niveis de colesterol?ê uma boa ideia experimentar?qual o melhor metodo contraceptivo sem aumentar o colesterol? Percebo que cada caso seja um caso,mas estou preocupada...

    Desde ja obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      provavelmente poderá ter novamente um ligeiro aumento dos valores de colesterol, embora seja menos que das outras vezes... o que sugeria era que fizesse a zoely durante 3 a 4 meses e posteriormente análises para conferir os valores.. se houver novo aumento fale à sua médica sobre a toma de uma pílula sem estrogénios, pergunte-lhe cordialmente... se precisar disponha, mantenha a dieta e faça exercício físico, ando por aqui se precisar...

      Eliminar
  36. Caro Dr.Edgar durante tres anos tomei a pilula minigest mas os meus niveis de colesterol foram aumentando,mesmo tendo feito uma dieta. Cheguei a perder cerca de 12kg mas mesmo assim os niveis continuavam altos. Fiz umapausa de quatro meses e ps niveis de colesterol diminuiram para niveis considerados normais. No entanto, decidi juntamente com a minha medica de familia experimentar o Nuvaring. Adaptei-me bastante bem mas ao fim de cinco meses decidi fazer novamente exames e o colesterol voltou a aumentar. Agora,tendo em conta que existe uma nova pilula no mercado,a Zoely, que segundo o que a medica me disse é mais fraca e que pode me ajudar a continuar a utilizar um metodo contraceptivo mas os niveis de colesterol se manterem normais...caso contrario e se perceba que o meu organismo é demasiado sensivel terei que deixar de utilizar qualquer tipo de pilula.
    A minha questao é: sabe quais os efeitos que a pilula zoely tem nos niveis de colesterol?ê uma boa ideia experimentar?qual o melhor metodo contraceptivo sem aumentar o colesterol? Percebo que cada caso seja um caso,mas estou preocupada...

    Desde ja obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      provavelmente poderá ter novamente um ligeiro aumento dos valores de colesterol, embora seja menos que das outras vezes... o que sugeria era que fizesse a zoely durante 3 a 4 meses e posteriormente análises para conferir os valores.. se houver novo aumento fale à sua médica sobre a toma de uma pílula sem estrogénios, pergunte-lhe cordialmente... se precisar disponha, mantenha a dieta e faça exercício físico, ando por aqui se precisar...

      Eliminar
    2. Tendo em conta que so uso pilula com a finalidade de nao engravidar,pq nunca tive dores e a minha menstruaçao sempre foi certinha,o DIU poderá ser uma boa soluçao ou nao?quais as pilulas sem estrogenio? Mais uma vez muito obrigado pela atencao e diaponibilidade.

      Eliminar
    3. Olá,
      o diu é sempre uma boa opção para as mulheres que não querem ou não podem fazer métodos hormonais, como é o caso das mulheres que fumam, obesas, com varizes, tensão alta... existem dois tipos de DIU, com cobre e com hormonas (sem estrogénios), os métodos hormonais que existem sem estrogénios são diu hormonal, o implante e a pílula cerazete... se tiver alguma dúvida disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  37. Como mudar de pílula para mini-pílula

    A mudança da pílula combinada para a pílula progestagénica deve ser feita sem interrupções a mulher acaba a carteira da pílula combinada e inicia logo a pílula progestagénica sem pausas. O mesmo procedimento deve ser usado com o adesivo evra e o anel vaginal, são removidos e inicia-se logo a pílula progestagénica. Como mudar de yasmin para cerazette, de yas para cerazette, de gynera para cerazette, de minigeste para cerazette, de anel vaginal para cerazette, de adesivo evra para cerazette… , é comum ser aconselhada a usar protecção adicional quando há diferença da dosagem hormonal entre as duas pílulas.

    ResponderEliminar
  38. Dr.como faço para mudar de cerazetti.para gynera???
    Agradeço.desde ja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      assim que parar a cerazetti deve iniciar logo no dia seguinte, à mesma hora, a gynera, não fazendo pausas... lembre-se que nos primeiros 7 dias deve usar proteção (camisinha) ou evitar as relações, pois há um ligeiro risco de engravidar... se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  39. Dr como faço para trocar de cerazetti para gynera???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      assim que parar a cerazetti deve iniciar logo no dia seguinte, à mesma hora, a gynera, não fazendo pausas... lembre-se que nos primeiros 7 dias deve usar proteção (camisinha) ou evitar as relações, pois há um ligeiro risco de engravidar... se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  40. Olá! Em primeiro lugar gostaria de felicitar pela disponibilidade em ajudar tantas pessoas! Agora, gostaria de ter a sua opinião no seguinte, tenho 40 anos, tomo a Diane35, que me foi aconselhada há uns anos por um neurologista e uma endocrinologista, pois sofro de muitas enxaquecas com aura na altura da menstruação, para além disso tenho síndrome de ovários poliquísticos, pele e cabelo muito oleoso, daí esta pílula. No entanto, o meu atual ginecologista já me mudou por diversas vezes para outras pílulas pois diz não haver necessidade de tomar uma tão "forte"! Mas na verdade, ao longo destas mudanças, eu volto sempre à Diane35, por ser a que mais me ajuda em todos os problemas acima citados! E a sua opinião? Deverei continuar com a Diane35 ou continuar na busca de outra que me ajude da mesma forma?
    Muito obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      nesta situação é normal o seu corpo demorar pelos menos 3 cartelas a readaptar-se e a deixar de ter novamente estes problemas, se experimentou durante este tempo e não resultou, deve então manter-se com a diane 35, que neste caso também funciona como um tratamento... nas mudanças de pílula, para pílulas com menos estrogénios, é normal o corpo demorar a adaptar-se... boa sorte, se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  41. se uma mulher engravidar enquanto toma a pilula (o que é raro, mas possivel), ela deixa de ter o chamado periodo? obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode manter a menstruação, pois a pílula "obrigará" o útero a sangrar... normalmente a mulher só engravida a tomar a pílula, se houver esquecimentos superiores a 12 horas, tomar algum medicamento que interfira, vomitar ou ter uma diarreia 4 horas após a toma... se precisar de mais algum esclarecimento disponha, ando por aqui.

      Eliminar
  42. ah, obrigada!
    entao, imagine esta situação:
    comecei a tomar a pilula no dia 2 de agosto. tive relações com o meu parceiro logo apos ter acabado o meu periodo. portanto, tivemos relações dia 2/3 de setembro com ejaculação na vagina. ultimamente tenho sentido alguns enjoos e tonturas (o que pode ser causado pela minha crise de vesicula já que tenho muitas vezes este problema). nao tenho qualquer outro sintoma de gravidez. haverá alguma possibilidade de estar gravida? deverei fazer um teste de farmacia? obrigada pela ajuda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me desculpe a demora... se teve a primeira cartela (mês de agosto) sem relações ou com uso de preservativo, não está grávida.... tomou precaução? Pelo que me escreveu me parece estar relacionado com o seu problema de vesicula... fico ao dispor....

      Eliminar
  43. comecei a tomar a pilula no dia 2 de julho. no dia 2 de setembro para 3 de setembro tive relações sem preservativo e houve ejaculação. ultimamente tenho sentido algumas nauseas e tenho andado enjoada (o que pode ser causado pelas minhas crises de vesicula - algo muito comum quando nao mantenho uma alimentação equilibrada). havera alguma possibilidade de eu estar gravida? (nao tenho qualquer outro sintoma de gravidez)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se teve a primeira cartela (mês de agosto) sem relações ou com uso de preservativo, não está grávida.... tomou precaução? Pelo que me escreveu me parece estar relacionado com o seu problema de vesicula... fico ao dispor....

      Eliminar
  44. Não entendi bem qual dessas tem a maior dosagem de estrogênio, poderia me dizer qual é? E se eu tomar vou ter espinhas ou alteração na pele?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me podia relembrar que pílulas me está perguntando a dosagem? Me desculpe... fico esperando...

      Eliminar
    2. Dosagem estrogénios (30-40-30 mcg EE) trinordiol®, triquilar®, tri-gynera®, tri-minulet®
      Dosagem estrogénios (40-30 mcg EE) gracial®, diane35®, ferane35®
      Esses são contrac-conceptivos normais ou de emergencia?
      Se forem normais, qual tem mais estrogenio?
      Quanto mais estrogênio mais engordamos? Altera a pele?
      Obrigada (:

      Eliminar
    3. Olá,
      estes contracetivos são normais, não são de emergência, os mais fortes são os primeiros são contracetivos triciclicos... como são mais fortes têm maior eficácia na pele, mas estão em desuso...fico ao dispor...

      Eliminar
  45. Olá,
    Estive bastantes meses sem tomar a pílula, e durante esse período a minha menstruação surgia sempre sendo que os ciclos variavam entre 28 a 31 dias. Este mês iniciei a toma da pílula (yasmin) e estou no último dia de "paragem" e ainda não veia a menstruação. Durante este mês que tomei a pílula, de vez em quando al longo do mês, tive algum sangramento. Tenho ovários poliquisticos. O que me aconselha que faça?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve manter a pílula seguindo esquema de 7 dias de pausa e toma de 21 comprimidos, em principio na próxima pausa já terá menstruação, por vezes pode acontecer isto nos primeiros ciclos, mas é normal... a mulher que toma a pílula tem tendência a ter menos menstruação ou mesmo ausência... se precisar ando por aqui, boa sorte e dê notícias...

      Eliminar
  46. Ola, tomei qlaria para os meus ovários, acabou a cartela a mais ou menos 10 dias, náo iniciei outra e ainda não menstruei , é normal isso? Posso iniciar outra cartela agora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode começar... mas terá que usar proteção adicional durante o primeiro blister... é normal não menstruar... se precisar disponha...

      Eliminar
  47. Olá,
    Uso o anel Circlet apenas há dois meses e neste período tenho andado com náuseas quase insuportáveis. Chego a vomitar várias vezes por semana, devido às náuseas tão fortes e às tonturas.
    Não tenho mais nenhum sintoma e estou a atribuir ao anel porque as náuseas começaram precisamente no 2º dia em que coloquei o anel pela primeira vez.
    Falei com o meu GO que acha estranha esta reacção porque antes de engravidar usava a Belara e ele diz que têm ambas as mesmas hormonas e eu usei a Belara durante muitos anos e nada disto me acontecia. A minha razão de experimentar o anel (depois de ter tido o bebé e ter deixado de amamentar) foi para evitar esquecimentos, mas estou tentada a deixar hoje mesmo o anel e ir comprar a Belara pois já não aguento este mal-estar constante. O que me aconselha? Obrigada desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como são dois meses de náuseas e vómitos acho melhor mudar, mas deve ser com conssentimento do seu médico... é melhor voltar a falar com ele e contar que continua com esse quadro, assim talvez fosse melhor, pelo menos durante 1 ou 2 ciclos voltar à belara... se precisar de ajuda disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  48. Olá, tive relações numa quinta,primeiro dia de pausa d Qlaira no sábado deveria tomar nova carteira e esqueci e então tomei as duas n domingo á hora habitual,gostaria de saber se houve hipótese de haver ovulação.Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode ter ocorrido, embora me pareça dificil... como teve relações na 5ª feira não corre risco de engravidar, pode ficar descansada, para prevenir durante os primeiros 10 comprimidos deve evitar ou usar preservativo para prevenir uma gravidez não desejada... se precisar de ajuda disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  49. Boa noite,
    eu tenho um problema com a toma/uso de contracetivos: quando começo a tomar algum, num período de 2 meses, engordo 4/5 kg. Esse facto não acontece por desleixo na alimentação ou no exercício físico e desde sempre que acontece.
    Já tomei minigeste, harmonet, yasmin, nuvaring (anel) e agora tomo o genérico de yas, arankelle. Com esta, a minha médica disse que não ia ter esse problema, mas verificou-se na mesma.
    Há alguma outra solução em que não tenha este resultado?

    Agradeço desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      será que após o uso durante mais tempo não voltará ao seu peso normal, por vezes acontece a mulher ter alguns efeitos secundários durante os primeiros ciclos e depois voltar tudo ao normal, após o corpo de adaptar, de qualquer forma se chegarem à conclusão que são os anticoncecionais que causam este aumento o melhor é optar por uma método barreira ou físico, como o DIU de cobre ou o preservativo, mas terá que falar com a sua médica... se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
    2. O período de toma mais prolongado foi de 1 ano e meio e, durante esse tempo, nunca perdi o que ganhei, só quando parei o contracetivo.
      Mas o DIU não é aconselhado apenas a quem já teve filhos? Esse não é o meu caso.
      A minha médica não se preocupa com esse ponto, apenas é importante para mim, tanto que me disse ser impossível ser desta pílula que tomo.
      Daí ter procurado outro tipo de ajuda, neste site.
      Obrigada!

      Eliminar
    3. Olá,
      realmente o DIU está indicado para mulheres que já tiveram filhos, não sei se com um anticoncecional sem estrogénios ficaria melhor, mas só mesmo falando com a sua médica, peço desculpa de não ajudar mais... se precisar disponha, anadarei por aqui... boa sorte...

      Eliminar
  50. olá tb?
    eu troquei de medicamento estou tomando belara começei a minha primeira cartela, queria saber quando eu poderia ter relação sexual sem camisinha com meu namorado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se trocou de pílula deve aguardar pela segunda cartela, e aí pode ter relações sem proteção, nas mudanças de pílula temos que ter alguns cuidados devido às diferenças hormonais, se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  51. Olá,depois de um dia de esquecimento depois da pausa,quantas horas são precisas para se desencandear uma ovulação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é dificil dizer o número de horas certas, pois depende da mulher e da retoma de produção das hormonas, nesta situação o risco é baixo, no entanto deve usar proteção ou evitar durante os primeiros sete dias de pílula (inicia ao 8º dia)... se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
    2. Esqueci de referir q tomo Qlaira e tenho 47 anos e o esquecimento foi de 24H E APENAS TIVE RELAÇOES 48H antes d esquecimento tomei 2 n dia seguinte e continuei normalmente,vou ter a menstruação um dia mais tarde?

      Eliminar
    3. Olá,
      em principio sim, mas com a qlaira, como só faz dois dias de pausa, pode ter ausência de menstruação, não se preocupe... se precisar disponha, após o esquecimento deve usar proteção ou evitar... se precisar disponha...

      Eliminar
    4. Ok,eu tive 15 dias apos a minha ultima relação uma dor muito forte n ovário direito por segundos (3vezes) o q significa isto?

      Eliminar
    5. Olá,
      pode ser cólicas relacionados com o seu ciclo menstrual... por vezes acontece, se precisar de ajuda disponha, me desculpe a demora na resposta...

      Eliminar
    6. Mas acontece q eu tomo a pilula e desde esse tempo nunca tive relações.

      Eliminar
    7. Olá,
      pode estar relacionado, como lhe disse com quistos ou alterações nos ovários atendendo à sua idade, uma idade muito perto da menopausa... não vejo outras causas, se mantiver essas dores deve falar com o seu médico... se tiver alguma dúvida disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  52. Olá, minha GO trocou meu Ac Cerazette pelo Tâmisa 30 Sem Parar (uso contínuo). Eu ainda amamento, mas estava tendo muito sangramento intermenstrual de alguns meses para cá. Minha filha já está com 1 ano e 8 meses, e por mais que não mame tanto, queria saber se corro o risco do meu leite secar tomando este contraceptivo oral combinado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      com o inicio de tâmisa, como tem estrogénios, irá certamente produzir menos leite, mas como sua menina já tem 20 meses acaba por ser normal ter que desmamar e dar lhe outro leite, de qualquer maneira se ela continuar mamando a diminução do leite vai ser menor, pois a mamada aumenta a produção, se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  53. Oi,gostava de saber como reagem os espermatozoides quando se cruzam com a menstruação.Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      nesta situação em principio não conseguem progredir, acabando por descer com a menstruação, mas em todas as mulheres que não usam anticoncecionais há sempre o risco de engravidar, mesmo na menstruação... não é seguro... se precisar de ajuda disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  54. Boa tarde,
    terminei a carteira da pilula Qlaira, e não tive oportunidade de comprar nova carteira.
    Passou cerca de 1 semana, e iniciei a toma normal ( não coincidiu com o aparecimento da menstruação).
    Nesta situação, quanto tempo terei de aguardar, para poder ter relações sexuais sem preservativo?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como a qlaira é uma pílula diferente é comum não ter menstruação, nesta situação deve usar proteção ou evitar nas primeiras duas semanas... se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  55. Boa noite Dr. Eu tomo a pílula há 3 anos, ja tomei a Diane 35, depois passei a tomar a minigeste, entretanto o meu médico aconselhou-me a mercilon pois eu estava a fazer descamacao do utero continuamente. O problema é que todas elas, em maior ou menor grau, me causam alguma diminuicao da libido. Haverá alguma pílula que nao tenha este efeito? Li algures que a Belara seria indicada para este tipo de problemas, o dr. concorda? Obrigada pela disponibilidade (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim há estudos que referem que a belara e outras pílulas com os seus componentes têm menor diminuição da libido, mas pela minha experiência esta situação na maioria das vezes está associada a outros factores, como o stresse, ansiedade, baixo autoestima... mudar de pílula pode accarretar outras alterações (como sucederema consigo) daí ser sempre arriscado mudar... se precisar de aluda disponha... ando por aqui...

      Eliminar
  56. Gostaria de saber se a pilula harmonet é fraca?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a pílula harmonet tem uma dosagem de 0,020 + 0,075 mg etinilestradiol + gestodeno, o que lhe confere uma dosagem fraca de hormonas, se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  57. Ola, fiz o tratamento com GELIOFIL 5ml durante 7 dias,que terminei no sábado passado. Posso ter relações sexuais? Não interfere com o tratamento que fiz?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim pode ter relações sexuais o geliofil não interfere com a pílula. Durante o tratamento não é aconselhado o uso de preservativo. Se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
    2. Boa noite, comecei ontem o tratamento com geliofil. Posso ter relações sexuais ou o geliofil corta o efeito da pílula ? Obrigada

      Eliminar
    3. Olá,
      pode ter que não corta, se lembre de usar pensos mais absorventes... se precisar ando por aqui... as melhoras...

      Eliminar
    4. Muito obrigada pela atenção Dr.

      Eliminar
  58. Boa tarde dr.. Tomei o Qlaira por 2 meses. Quase no final da segunda cartela, fui orientada a parar por um probleminha que tive. Veio o sangramento no dia 11/11 por uma semana. Hoje já é dia 15/12 e ainda minha menstruaçao nao veio. Fiz dois teste de urina e deram negativo. O uso do anticoncepcional pode ter atrapalhado o meu ciclo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode e deve ser esse o motivo desde descontrolo... se não está tomando nenhuma pílula pode engravidar, tome precauções, se precisar de ajuda disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  59. Boa Tarde

    Comecei a tomar a pilula cerazete em 2010 quando nasceu o meu filho, ele parou de mamar com 12 meses e comecei a tomar a mercilon mas tenho alguma tendencia a tenção alta e a medica trocou novamente para a cerazete desde então até Agosto de 2013 mestruei 1 vez ou 2 quase nada, desde Agosto para cá tenho mestruado muito pouco fluxo por vezes so borra mesmo durante 10-12-15 dias, dia sim dia sim ou dia sim dia nao, para durante uma semana , uma semana e meia e volto a mestruar o que me assusta mais é que este sangramento acontece muitas vezes após relações.faço o exame anual direitinho pois ja tive de fazer tratamento ( queimar uma ferida ) por infecção de hpv e é isto que me assusta, há 3 meses atrrás falei com a medica sobre esta mestruação doida mas ela diz que é normal nesta pilula.gostava de saber a sua opinião.obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pois realmente é tudo causado pela pílula cerazete, que por não ter estrogénios, causa estas alterações... no seu caso está contraindicada uma pílula com estrogénios, daí ter que fazer esta, tomar todos os dias, sem pausas, e ter ausência de menstruação ou um corrimento durante 15 dias... como não tem alterações durante a relação (dor, falta de lubrificação, ou outra) não há motivo para se preocupar... continue a ir às consultas anualmente, provavelmente terá meses que não terá nem menstruação ou corrimento... se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  60. Boa tarde
    Antes de mais, parabéns pelo blog e pela dedicaçao a esclarecer quem o procura, sempre com muito profissionalismo.
    A minha questão é a seguinte: Visto sofrer de ovarios poliquisticos, tomo a pilula microgeste há meio ano. De inicio, nos primeiros meses, tive pequenas perdas de sangue entre as menstruaçoes, o chamado spotting. Sei que é muito normal ocorrer num primeiro periodo de adaptaçao. Mas a partir do terceiro mes de tomo fiquei regulada ate agora e nem tive mais spotting. Acontece que ha uns 10 dias comecei a tomar vitaminas, o centrum mulher, e notei alteracoes no meu organismo, desde muitas borbulhas, sonolencia em excesso e agora ainda faltam 5 dias para fazer a pausa na pilula e a menstruacao descer e ja comecei a ter pequenas perdas de sangue. Será as vitaminas que interferiram com a pilula? Foi so desde que as comecei a tomar, tive grandes alteracoes a todos os niveis.
    .
    Desde ja agradeço e fico a aguardar resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      as vitaminas não interferem com a pílula pode é ter havido alterações hormonais próprias quando está em situações de stresse,maior cansaço, ansiedade e levara estas alterações,penso que deve manter a pílula e esperar que estas alterações irão desaparecer, se precisar disponha,já sabe que ando por aqui...

      Eliminar
  61. boa noite
    fiz tratamento com geliofil quantos dias depois posso voltar a ter relações sem preservativo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se está sem alterações vaginais pode retomar as relações,como é um tratamento para restabelecer a flora vaginal,pode por vezes com as relações alterar e ter que repetir o tratamento... se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  62. boa noite
    fiz tratamento com geliofil
    quanto tempo depois se pode voltar a ter relações sem preservativo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se está sem alterações vaginais pode retomar as relações,como é um tratamento para restabelecer a flora vaginal,pode por vezes com as relações alterar e ter que repetir o tratamento... se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  63. Boa tarde, eu ja tomei a pilula minigeste e 2 dias depois de comecar a tomar fiquei com muitas dores nas pernas, cabeca, e tinha a sensacao q tinha os pulsos mt frageis, fui ao medico de familia, ele mudou me pra valette, que no primeiro mes correu bem, no segundo quando.faltavam 3 comprimidoas pra acabar a caixa fiquei cpm a perna direita a doer e inchada, na terceira caixa 7 comprimidos antes ja estava com a perna a doer... Entretanto parei tudo por ja n aguentar as pernas. Poderei eu tomar alguma pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      me desculpe q demora, pelo que descreveu eu penso que poderá tomar uma pílula, por vezes o corpo demora a adaptar-se, não lhe sei dizer, com toda a certeza, se estas alterações estão totalmente ligadas a toma da pílula, penso que deve falar com o seu médico e talvez fazer uma avaliação as suas pernas.. varizes, circulação alterada, pernas inchadas??? Se precisar disponha, ando por aqui....

      Eliminar
    2. Eu ja fiz uma avaliacao das pernas junto do medico de familia, nao tenho varizes visiveis, fiz tambem um doppler, em que o medico me disse que nao tinha varizes nem má circulação, disse me foi que se eu notei esses sintomas começarem com a pilula para ter cuidado porque pode surgir uma flebite.. ainda n fui ao medico de familia mostrar os exames, mas pelas pesquisas que fiz sera que uma pilula so com progesterona poderá ser a solucao?

      Eliminar
    3. Ola,
      sim são estão mais indicadas para mulheres com risco de problemas venosos (veias), pois são os estrogénios os principais responsáveis por este risco, deve falar com o seu médico e se precisar já sabe, encontra-me aqui...

      Eliminar
  64. Estou tomando a pílula SELENE e estou com medo de continuar, queria uma outra que fosse boa para afinar a pele e testura do cabelo, mas que não fosse com dosagens alta, estou pensando no YAS, seria uma boa troca?

    Att,
    karina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      eu penso que seria uma boa troca, mas será sempre difícil para seu corpo pois terá que se adaptar as mudanças hormonais das pílulas, pelo que terá que ter paciência, poderão surgir algumas borbulhas e cabelo alterado nos primeiros meses, sugiro que fale com seu medico....

      A pílula yaz tem cartelas com 28 comprimidos, 24 comprimidos + 4 comprimidos brancos (corresponde a pausa de ' dias). Se precisar disponha, me desculpe a demora na resposta, ando por aqui...

      Eliminar
  65. Boa noite
    Tomo diane 35 recomendada pela minha médica de familia como anticoncepcional e porque tambem melhorava o acne que tinha na cara.
    Tomo-a desde os 16 anos e atualmente tenho 18 e nunca tive problemas mas recentemente li que era uma pilula considerada bastante forte e tenho medo que a longo prazo me cause infertilidade entre outros problemas.
    Acha que devo falar com a minha medica e pedir-lhe uma pilula mais fraca?
    Continuação de uma boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      sim pode falar, mas tem que se lembrar que nas mudanças deste tipo a mulher tem sempre algumas dificuldades em se adaptar, nos primeiros meses pode voltar a ter algumas na pele (borbulhas) e cabelo (oleosidade, me desculpe a demora na resposta, se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  66. Boa tarde, estava usando qlaira, porém só tomava 26 comprimidos dos 28. Isto é, no dia de tomar o primeiro comprimido branco eu iniciava outra cartela. Tudo a pedido médico. Depois de um tempo, o médico decidiu que eu deveria começar a tomar os comprimidos brancos. Tomei os comprimidos brancos pela primeira vez, mas a menstruação não veio. Assustada, interrompi o uso do anticoncepcional, mas a menstruação nao veio e minha irmã me disse que não deveria ter parado de tomar o qlaira, pois isso era normal. Assim sendo, iniciei uma nova cartela, mas com 7 dias de atraso. Uma semana antes de acabar essa cartela, tive um escape que durou uns 4-5 dias, mas nos dias dos comrpimidos brancos, novamente a menstruação não apareceu. Como sabia agora que isso podia acontecer, iniciei nova cartela, mas ao fim dela não veio a menstruação, novamente. Iniciei mais uma cartela e, estou no fim dela e a menstruação não veio novamente.
    Tive relação sexual, com preservativo, no dia do primeiro comprimido branco da cartela que iniciei com 7 dias de atraso. Fico preocupada de ser gravidez, apesar de ter feito um beta hcg 40 dias depois da relação, que deu 1,4 (negativo), pois li que pode existir gravidez com beta negativo. Não sinto nada.
    Minha preocupação com gravidez é justificável? ou não?
    Obrigada!!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      sua preocupação não tem motivo para existir, pois como mostrou o teste não esta gravida, estas alterações na menstruação são comuns com a qlaira.

      A mulher com a qlaira tem redução ou mesmo ausência de menstruação devido ao facto de ter somente dois dias de pausa. Me desculpe a demora na resposta, se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  67. Efeitos secundários da pílula estinette, gynera, harmonet, microgeste, minesse, minigeste, minulet, tri-gynera, tri-minulet e etinilestradiol + gestodeno

    Aumento de peso, retenção de líquidos, dores de cabeça, enxa[censored], diminuição da libido, estado depressivo, alteração do humor, náuseas, vómitos, dores de barriga, diarreia, enxatema, urticária, mastodínia, tensão mamária, hipertrofia da mama, rash e urticária.

    ResponderEliminar
  68. Ola dr Carlos...parabens pelo gesto de ajudar tantas pessoas!! Enfim..eu tomei diane 35 por 14 anos, tinha mta espinha e oleosidade...mas no final desse tempo retive mto liquido e mtas varizes inclusive com refluxo na safena da perna direita, tive que parar. Desde entao meu cabelo despencou da minha cabeça...diminuiu pela metade...é mto visivel. Ja vai pra dois anos que meu cabelo nao para de cair...nesse meio tempo tomei yasmin que nada adiantou pra queda. Entao nesse momento estou sem anticoncepcional, com medo de tomar por causa da minha circulaçao, mas ao mesmo tempo sei que se nao tomar vou ficar careca. O que eu faço doutor? Tomo o qlaira que causa menos efeitos colaterais?? O qlaira ajuda nesses casos de queda??? Ja pensei em voltar no diane mas tenho medo. Penso que alem da ciproterona, o EE que é bastante alto no diane resolvia meu problema de queda. O que faço doutor?? Queria sua opiniao alem da opiniao da minha medica. Obrigada desde ja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      é normal sofrer essas alterações... seu corpo se adaptou e não tinha alterações com a pílula diane, com 35 de estrogénios... penso que deveria fazer uma pílula com 30 de estrogénios, como é o caso de marvelon®, microginon®, neomonovar®, gynera®, minulet®, belara®, libeli®, vallete®, yasmin®, microdiol®... me disse que já fez yasmin (30), mas não resultou... nestas mudanças temos que tomar 3 a 4 cartelas para vermos os efeitos... por isso sugiro que faça uma destas durante 3 meses... fale com a sua médica, se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  69. ola, sou homem e gostaria de começar a ganhar seios e ganhar formas femeninas ,sei que tomando a pilula isso ajuda, pode me ajudar indicando a mais aconselhada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      nestas situações é comum fazer tratamentos hormonais, para atingir esses e outros objectivos, mas terão que ser feitos por conselho médico, pois não basta somente tomar uma pílula, terá que fazer tratamentos com maior dosagem hormonal, se estiver a ser acompanhado por um equipa médica peça-lhes apoio, se precisar de ajuda já sabe que ando por aqui... disponha...

      Eliminar
  70. Olá!
    Tomo um similar do Miness e com freqüência minha menstruação não desce no período de pausa. Em novembro tive um pequeno sangramento antes do período de pausa. Em dezembro não houve sangramento e em janeiro também não. Deveria ter iniciado outra cartela no dia 9, mas não iniciei na espera da descida da menstruação. Hoje é dia 12 e ainda não há sinais dela. É comum que ocorra isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      sim é muito comum ocorrer isto... deveria era manter a pílula, fazia a pausa e retomava a pílula no dia 9 para continuar protegida. Agora deve esperar pela menstruação e iniciar nova cartela, lembre-se que até tomar a oitava pílula deve usar protecção ou evitar as relações... se precisar de ajuda disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  71. Iniciei o qlaria, mas como n estava tendo nenhum tipo de relaçao ate o 15 dia nao me preocupei mt com o horario de tomada, sendo comum atrasos de algumas horas e um esquecimento de mais de 12 horas sem ser iniciada nova cartela. Ao fim da cartela, minha menstruaçao nao desceu e acabei parando de tomar porqje fiquei com medo (nao houve penetracao nem ejaculacao, mas houve um contato proximo ao 17 dias) fiz um teste com 8 dias dd atrask e foi negatuvo. Ja estou no 27 dia de . Devo fazer outro? O risco é grande? Parabens pelo blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      o atraso ou ausência da menstruação com a qlaira é muito comum... mas como não tomou certinho, mesmo não havendo ejaculação, há risco de engravidar, por isso é melhor fazer novo teste daqui a 1 semana... há risco de estar gravida, embora me pareça pequeno visto o teste ter dado negativo... está a fazer a pílula? Usa protecção?
      Muito obrigado pelo parabéns, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Usei camisinha nas outras relacoes, mas parei o uso da pilula pra que minha menstruacao descesse mas isso nao aconteceu. Tbm tenho problemas com a prolactina que é um pouco elevadda, foi investigado e nnao se trata de nenhuma patologia, porem sempre em meus exames a taxa é um pouco maior que o normal, isso pode ser uma causa desse atraso?

      Eliminar
    3. Ola,
      sim pode contribuir para este atraso, a mulher que faz a pílula combinada (com estrogénios) passa a ter menstruação regular (com as pílulas mais modernas podem não ter menstruação - é normal)... se antes de tomar a pílula era irregular assim que pára a pílula volta a sê-lo... não se deve preocupar irá reaparecer... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  72. Li nalguns sites que a pílula Diane 35 é fraca em termos de contracepção. Vou acabar agora a primeira cartela, posso ter relações sem preservativo e confiar nesta pílula ou não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      a pílula diane35 é uma das pílulas com maior dosagem de estrogénios - 35 mcg EE - o que faz dela uma pílula com elevada dosagem hormonal aconselhada para contracepção e especialmente para situações de acne, só deve ser tomada por conselho médico e normalmente é indicada por um curto período de tempo pois é preferível a mulher fazer uma pílula com menor dosagem de estrogénios (pílula mais fraca), por questões de saúde.
      Se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  73. O que é uma pílula fraca?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      quando falamos em pílulas fracas referimos-nos a pílula com baixa dosagem de estrogénios, como pode ver no quadro, as pílulas mais fracas são as que têm uma dosagem de 15 mcg EE, como é o exemplo da minesse®, microgeste® e zoely®.
      Se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  74. olá Dr. qual a pilula indica para os 45 anos?
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      a pílula para uma mulher com 45 anos, sem problemas de saúde, é uma pílula hormonal combinada com estrogénios de baixa dosagem (pílula mais fraca) para não ter tantas alterações relacionadas com a menopausa (afrontamentos... entre outros), se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  75. Olá Dr.
    Tenho ovários policísticos, já tomei as seguintes pílulas: Mercilon, cerazete, Diane 35, e a ultima receitada foi harmonet, porém todas me fazem muito bem nos 02 primeiros meses (perda de peso, pele sem acne e sem oleosidade, bom humor e sem dores nas pernas e cansaço) após as primeiras cartelas começo a ter vários efeitos desagradáveis: aumento de peso, dor de cabeça, dores no corpo principalmente nas pernas, irritação e muito cansaço, e percebi aumento nos vazinhos nas pernas tbm e com a Diane 35 senti tbm muito enjoo e tonturas.
    Este ultimo mês estou sem tomar a pílula, parei por conta própria para não engordar mais, porém percebo que sem usar uma pílula continuo com esses efeitos causados pelos ovários policísticos (pele, queda de cabelo)
    O que o Dr. me sugere neste caso?? será que estas pílulas estão muito forte para meu organismo e o melhor seria uma de menor dosagem hormonal?? O Dr. pode me indicar uma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      se tem esses sintomas até com cerazette não deverá fazer um anticoncecional hormonal, pois seu organismo parece não se adaptar, já fez a pílula mais fraca que pode haver, que é a cerazette (não tem estrogénios), talvez o melhor seja usar um anticoncecional barreira como o preservativo ou o DIU de cobre...
      Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  76. Qual é a pílula mais fraca?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      quando falamos em pílulas fracas referimo-nos a pílula com baixa dosagem em estrogénios... neste caso a pílula mais fraca é a cerazette, pois não tem estrogénios...

      Eliminar
  77. Qual a melhor pílula para combater o acne?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      todas as pílulas com estrogénios causam diminuição do acne... é uma das vantagens da pílula hormonal combinada (estrogénios), mas nas jovens é comum ser receitada uma pilula com mais estrogénios como a gracial, diane35, ferane35, selene ou clarrissa, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  78. A pílula yasminelle é eficaz para o acne?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      sim é, todas as pílulas combinadas (têm estrogénios na composição) têm a vantagem de diminuir o acne e a oleosidade da pele e cabelo... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  79. Bom dia fui mãe ha um ano mas já deixei de amanentar ha 4 meses, tomei a minigeste mas gostaria de tomar uma que me ajuda se a ganhar um pouco de peso pois sou muito magra, antes de engravidar tinha ovário poliquisticos. Qual a pílula que me aconselha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      há mulheres que têm dificuldade em engordar, pode manter a pílula da amamentação, pois é eficaz mesmo se não amamentar... como tem ovários poliquisticos iria beneficiar se fizesse uma pílula com estrogenios, como a minigeste... por isso sugiro que faça a minigeste, deve antes disso marcar uma consulta com a sua médica... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  80. ola boa noite eu amamentei durante 12 meses e tomava a cerazzette so me veio o periodo na primeira cartela desde ai nao veio mais e agora acabei a cartela de cerazette e voltei a tomar a tri minulet fiz a o pausa dos 7 dias (acabei de tomar no domingo ) e hoje é sexta e ainda nao desceu é normal .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      com a cerazette é normal não ter menstruação, com a trigynera a menstruação deve descer pois é uma pílula com estrogénios, deve aguardar, mesmo que não surja deve iniciar nova cartela ou carteira que na próxima pausa virá... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  81. Olá eu tomo a pilula tri gynera e gostaria de saber se é suficientemente "forte" para poder ter relações sexuais com o meu namorado sem preservativo. Tomo esta pilula à pelo menos 2 anos. Sempre tive relações com preservativo porque tenho muito receio de engravidar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      todas as pílulas dão protecção contra a gravidez desde que sejam tomadas certinhas, respeitando a hora, as pausas, entre outros aspectos, pode ficar descansada... a pílula não protege de doenças sexualmente transmissíveis... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  82. Boa noite, hj fui até a farmácia comprar o Diane 35 e a atendente disse q não tinha e me indicou o Gynera dizendo que era a mesma coisa, isso é verdade? Posso confiar? Tomo o Diane há mais de 10 anos e nunca tive problema

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não é a mesma coisa, a gynera tem menor dosagem hormonal, dai correr o risco de ter algumas alterações no seu corpo até ele se adaptar à nova dosagem de estrogénios, para a sua saúde é melhor fazer uma pílula com menor dosagem hormonal, pois diminui o risco de doenças tromboembolicas... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Obrigada Carlos, vc acha q a troca da Diane pela Gynera uma boa troca? Melhor para minha saúde? Apesar da adaptação do organismo. Com relação a evitar a gravidez o gynera também é bom?

      Eliminar
    3. Olá,
      para a sua saúde é melhor pois tem menor dosagem de estrogénios (menos riscos para a sua saúde), e apesar de ter paciência e esperar que seu corpo se adapte ela também é eficaz para prevenir a gravidez, pode ficar descansada... se precisar tenho todo o gosto em continuar a ajudar... ando por aqui...

      Eliminar
  83. Bom dia, sofro de ovários poliquisticos desde a adolescencias. Actuamente tenho 31 anos, e ao longo deste periodo já tomei a Yasmine, Diane 35, Valette, Gynera, Mercilon e Cerazette.
    A Yasmine dei-me mto mal, pelo que a médica prescreveu-me a Diane 35. Tomei esta ultima durante imenso tempo, sendo substituida por outra mais fraca, a Valette.
    Passado +/- 1 ano a minha médica substituiu a Valette, pela Mercilon.
    Entretanto, quiz engravidar pela 1ª vez e suspendeu-me a pilula.
    Após o periodo de amamentação, onde tomei a Cerazette, receitou-me a Gynera.
    Voltei a engravidar e agora nesta ultima consulta, perguntei que pilula poderia tomar, visto já não estar a amamentar, ao que a minha médica disse que eu poderia escolher entre a mercilon, gynera e valette...
    Qual destas é mais fraca?
    Além disso, existe mais alguma coisa que eu possa fazer p diminuir/extinguir o excesso de pilosidade???
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      das três que referiu a que tem menor dosagem de estrogénios é a mercilon, regra geral a mulher após amamentar retoma a pilula combinada que fazia, pois tem a garantia que seu corpo se adapta bem... em relação a si poderia continuar com a pilula de amamentação (cerazette), mesmo não amamentando, mas como quer diminuir a pilosidade o melhor é optar por uma pilula com estrogénios, se precisar de ajuda ando por aqui...

      Eliminar
  84. Boa tarde, tenho 31, e tenho uma doenca cronica( LES- LUPUS), Ja tomo a pilula ha uns bons anos, e no folheto informativo leio que tem efeitos secundarios com a doenca , eu gostaria de saber se ha alguma mais aconcelhavel pra mim, talvez alguma sem estrogenio, e que protega da mesma maneira, ou outro tipo de contraceptivo? Obrigada

    ResponderEliminar
  85. Antes chamava se Mercilon, depois deram me outra, Novynette, talvez mudasse de nome, nao sei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a mercilon é igual à novynette, se calhar é melhor falar com a sua médica, pois deve ser acompanhada nesta mudança, o seu corpo ao deixar de fazer pilula sem estrogénios pode demorar a adaptar-se... não sei se fuma, o seu peso e altura, se tem varizes, tensão alta, diabetes, para fazer uma avaliação mais bem conseguida... já sabe que ando por aqui e se precisar ajudo...

      Eliminar
  86. Nao fumo, tho excesso de peso (99kg), tenho 1.72, nao tenho varizes, nem tensao alta, nem diabetes. E o meu corpo ao demorar adaptar se, quer dizer que nao protege como concepcao? E falo com o meu medico de familia, ou com o meu medico especialista( reumatologista)? e as pilulas sem estrogenio à em todos os paises?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pelo que descreve apesar de ter peso a mais pode fazer a pílula hormonal, apesar da adaptação está protegida de uma gravidez não desejada, basta falar com o seu médico de família, os anticoncecionais sem estrogénios estão disponíveis em todos os paises, mora em Portugal?

      Eliminar
    2. A pilula hormonal è sem estrogenio? Entao se eu comecar com uma pilula sem estrogenio, fico logo protegida, apesar de o corpo se estar adptar a ela? Sim moro em Portugal, mas nao sei se o medico de familia me passar. A pilula sem estrogenio faz menos mal que a outra certo?

      Eliminar
    3. Olá,
      sim é e está protegida durante este período de adaptação em que o seu corpo pode ter sofrer alguns efeitos secundários... sim faz menos mal, tem menor risco de doenças tromboembolicas... os anticoncecionais sem estrogénios são a pilula cerazette, o implante hormonal e o DIU Mirena... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    4. Que tipo de efeitos secundarios? So à a cerazette como pilula anticoncecionais sem estrogenio? Aqui em Portugal existirà? mas nao deve ser comparticipada pelos centros de saude. Os DIU tambem tem estrogenio? so o da mirena è que nao?

      Eliminar
    5. Olá,
      desculpe a demora na resposta, em Portugal existe a cerazette, no blog há um artigo basta fazer uma pesquisa na caixa em cima, e está disponível gratuitamente nos centros de saúde, apesar de ser a pilula da amamentação pode ser feita por qualquer mulher, mesmo as que não estão amamentando... em relação ao diu há diu de cobre (nova-t e multiload) e hormonal (mirena), o mirena não tem estrogénios...

      Eliminar
  87. Boa noite, eu comecei a pílula arankelle e gostaria de saber se é uma pílula fraca, media ou forte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a pilula arankelle que tem a composição drospirenona 3 mg + etinilestradiol 0.02 mg é uma pilula que tem uma dosagem fraca, pode conferir na lista Dosagem estrogénios (20 mcg EE), já coloquei, obrigado pela observação.. ando por aqui se precisar...

      Eliminar
    2. Olá,
      já tenho novo artigo da pilula arankelle, pode consultar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  88. Olá tomei Diane 35 por 6 anos, nunca senti nada...fui a medica e ela trocou por Elani Ciclo, pra mim foi péssimo, tive todos os piores sintomas irritação, inchaço, perda da libido, fortes dores nas costas...ai agora ela me receitou Gracial...foi uma boa opção? estou tomando a 1 mês ainda n sei como será...a dor nas costas está menos. O que acha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      por vezes a mulher tem dificuldade em se adaptar a uma pilula com menor dosagem como é a elani ciclo, a diane 35 não deve ser tomado por muito tempo, pois é muito forte...

      A gracial como tem dosagem hormonal diferente, penso que se vai adaptar melhor, mas tem que esperar até 3 ciclos (cartelas), deve dar tempo, e aguardar. Se precisar ou quiser dar noticias ando por aqui, boa sorte.

      Eliminar
  89. Olá. Em 27 de Dezembro comecei a tomar pela primeira vez a pílula Minesse. Na primeira carteira correu tudo bem, a menstruação iniciou nos dias dos comprimidos brancos. Agora estou na segunda carteira, tomei ontem o 21º comprimido e hoje, para meu espanto, comecei a ter sangramento, que parece a menstruação! Já tomei várias pílulas, desde Minulet, Mercilon, Bellara, Yasminelle, com todas nunca me sucedeu isto, o motivo de ter experimentado Minesse é que todas as anteriores me provocaram fortes dores de cabeça na altura do período menstrual. Será que quando tomar os comprimidos brancos vou voltar a ter hemorragia? Devo mudar de pílula? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      este tipo de perdas pode acontecer é a adaptação de seu corpo, como não tem outros sintomas, deve manter a pilula e esperar que surja a menstruação, que pode não surgir... não é grave, não abandone a minesse sem falar com a sua médica... continue tomando. Ando por aqui....

      Eliminar
  90. Eu tomo gracial, e ao invés de pausar 7 dias e voltar a tomar, tive que pausar 9 porque o remédio estava em falta nas farmácias, tem algum problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim tem pois corre o risco de engravidar, deve usar preservativo durante os primeiros 7 dias de pilula... a mulher que toma a gracial deve fazer 6 dias de pausa entre as cartelas, seguidos 22 dias de pilula para perfazer 28 dias de pilula, se precisar de ajuda ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
    2. Tomo a pílula a 9 meses, essa foi a primeira vez que atrasei, corro risco mesmo assim?

      Eliminar
    3. Olá,
      sim infelizmente corre pois o facto de ter tomado sempre certinho não evita que corra esse risco nesta situação, deve ficar calma e aguardar, sempre que precisar ando por aqui...

      Eliminar
    4. Ola.. Depois que eu usar o preservativo esses 7 dias corro risco de engravidar, ou acabo essa cartela logo e fazendo o uso de preservativo?

      Eliminar
  91. Olá, eu mudei de pílula da Diane 35 para a Belara no mês de setembro do ano passado, a adaptação não foi muito boa, devido a que me deu muitos sintomas desconfortáveis (náuseas, dor de cabeza, tonturas, etc). Mas tenho continuado a tomá-la a ver se acabo de me acostumar a ela (Segundo o que a doctora disse)..Só que a poucos dias atrás fiz um teste de rutina ao meu colesterol e deu 235!, espantada fui ao medico e fizeram-me análises em jejum dando no colesterol total 214 (O HDL, o LDL e os triglicérides estão bem), hora eu queria saber porque é que tenho o colesterol elevado e se tem a ver com a pílula?. Será que ao eu deixar de tomar o meu colesterol vai baixar?...Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o aumento das gorduras no sangue (colesterol e triglicerideos) pode ser causado pela pilula, mas como estão associados a outros comportamentos (alimentação rica em gorduras animais e vegetais) não podemos atribuir o aumento unicamente à pilula... deve optar por comer mais fruta e vegetais e fazer exercício físico... mantenha a belara, e marque uma consulta com a sua médica... fico ao dispor se precisar, ando por aqui...

      Eliminar
  92. Olá, tomo a pílula gynera a 8 anos , estou na suíça e a minha filha mandou-me de Portugal a minulet. Dizendo a médica que é a mesma coisa , gostaria de saber se realmente é e como tomar. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é igual tem ambas a mesma dosagem de hormonas e o mesmo tipo (etinilestradiol (0,03 mg) + gestodeno (0,075 mg)), só muda o nome comercial, deve fazer a pausa e iniciar a nova embalagem de minulet, se precisar ando por aqui, pode ficar descansada... boa sorte.

      Eliminar
  93. Olá, tomo gynera á 8 anos e estou na suíça,pedi a minha filha que me manda-se de Portugal a pílula e mandou-me a minulet dizendo a médica que é a mesma coisa. Gostaria saber se é verdade e como devo tomar visto que ainda estou com a gynera. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é igual tem ambas a mesma dosagem de hormonas e o mesmo tipo (etinilestradiol (0,03 mg) + gestodeno (0,075 mg)), só muda o nome comercial, deve fazer a pausa e iniciar a nova embalagem de minulet, se precisar ando por aqui, pode ficar descansada... boa sorte.

      Eliminar
  94. Olá,
    Comecei por tomar a Trinordiol porém quando fui à enfermeira ela aconselhou-me a Minigeste, gostava de saber se é uma pilula fraca como contraceptivo e se protege caso haja uma ejaculação dentro da vagina. Agradecia resposta, obrigado e parabéns pelo seu excelente trabalho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      obrigado pela sua confiança... como pode conferir no artigo a trinordiol é uma pilula mais forte que a minigeste, a sugestão da enfermeira é boa mas deve ser acompanhada por uma avaliação da sua médica... pois a mulher que troca assim de pilulas pode ter algumas alterações no corpo enquanto este se adapta... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  95. Olá, eu tomo o qlaira. Se eu quiser interromper o fluxo, posso deixar de tomar os 2 ultimos compirmidos e iniciar uma nova cartela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode, assim não terá menstruação, deixa de tomar os dois comprimidos brancos e inicia nova cartela... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  96. Faz diferença a mulher tomar a pilula a horas diferentes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não faz diferença tomar a pilula a horas diferentes, desde que as horas diferentes não sejam superiores a 12 horas... a pilula não perde a eficácia se forem em horas diferentes...

      Eliminar
  97. Tomo a minigeste, posso fazer uso continuo da pilula hormonal? O uso continuo da pilula tem riscos para a minha saude?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode fazer uso continuo da pilula minigeste, nesta situação assim que terminar uma carteira ou cartela inicia logo de seguida a outra... para a sua saúde o melhor era respeitar os dias da pausa e fazê la, pois ao tomar a minigeste seguida aumenta a concentração hormonal no seu corpo, o que pode causar o surgimento dos efeitos secundários e riscos dos estrogénios mais facilmente... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  98. Usar a pilula no cabelo faz bem ao cabelo? Posso misturar a pilula com o shampo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      essa ideia de misturar a pilula no shampo para melhorar o cabelo é um mito, pois o couro cabeludo não consegue absorver as hormonas, esta ideia não passa de um mito... ando por aqui.

      Eliminar
  99. Se falhar um dia a pilula corro risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim corre o risco de engravidar, pois a pilula perde eficácia se falhar um dia... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  100. Quanto tempo uma mulher que toma anticoncepcional leva pra engravidar depois que para de tomar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      isso depende do seu organismo há uma pequena percentagem que consegue logo, mas é difícil... se a mulher era regular antes de tomar a pilula é mais fácil pois pode contar os dias e saber ao certo o seu período fértil... se for irregular é mais complicado... o ideal é planear bem a conceção com uma ida ao seu médico... iniciar acido folico... se precisar ou tiver alguma duvida ando por aqui...

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.