A pílula anticoncepcional é segura


pílula anticoncepcional é 100% segura

A pílula hormonal é um anticoncepcional com hormonas que garante uma protecção de 99% contra uma gravidez indesejada. Esta proteção obtêm-se através do índice de Pearl, um índice que nos revela o numero de casos de gravidez em mulheres férteis que fazem a pílula durante 1 ano. Índice de Pearl da pílula hormonal (0,1 é 1,0 gravidez por cada 100 mulheres).



Para ser 100% segura a mulher terá que tomar a pílula todos os dias, sensivelmente à mesma hora, sem atrasos superiores a 12 horas, não ocorrem vómitos ou diarreias nas 4 horas seguintes à toma e não tomar medicamentos que interfiram com a pílula.

Quando a pílula anticoncepcional não é 100% eficaz

A pílula anticoncepcional deixa de ser 100% eficaz quando a mulher tem atrasos ou esquecimentos de mais de 12 horas, tem diarreia ou vómitos 4 horas após a toma ou faz medicamentos que interferem com a pílula.

A pílula anticoncepcional é segura

A pílula anticoncepcional é 100% segura durante a pausa

Nas pílulas com pausas entre as cartelas ou carteiras a pílula continua ser eficaz desde que a mulher tenha tomado a pílula certinha, normalmente durante a pausa a mulher terá a menstruação.

Fontes bibliográficas