A mulher pode ter algumas alterações vaginais devido a alterações no seu útero. O útero da mulher é um órgão que sofre ciclicamente ação dos hormonios, o que leva a ter alguma instabilidade nos seus tecidos. Os problemas mais comuns que podem afetar a mulher são os miomas, a endometriose, os tumores e a adenomiose.
O útero está revestido internamente pelo tecido endometrial, o endométrio. A adenomiose é uma doença onde passa a haver presença de tecido endometrial dentro do músculo do útero, ocorre uma migração para dentro das paredes musculares, deixa de estar somente no interior do útero.
| Útero |
Os sintomas da adenomiose
Os sintomas mais comuns em situações de adenomiose são:
- cólicas
- hemorragias vaginais
- aumento do fluxo menstrual
- inchaço uterino
- dor na relação sexual
- prisão de ventre
- dificuldade em engravidar
A adenomiose e a gravidez
A adenomiose pode ser responsável pela maior dificuldade em engravidar, embora a mulher com adenomiose possa engravidar. A presença deste problema no útero torna mais difícil a fixação do ovo após a fecundação (nidação).
Riscos na gravidez
Durante a gravidez a mulher que sofre de adenomiose tem maior risco de ter algumas complicações como abortos e hemorragias.
Tipos e causas da adenomiose
Existem dois tipos de adenomiose, de acordo com a localização do tecido que é afetada, assim que a presença de tecido endometrial for somente num local, estamos perante uma adenomiose localizada, se for mais difusa, temos uma adenomiose generalizada (mais espalhada pelo interior do tecido uterino). Clinicamente o seu médico pode classificar a adenomiose de outras formas.
As verdadeiras causas da adenomiose não são conhecidas, embora se estabeleça uma relação entre os estiramentos uterino e a adenomiose, como em situações pós gravidez, interrupções de gravidez, curretagens uterinas, cesarianas, ligaduras ou laqueação de trompas.
Tratamento para adenomiose
O tratamento da adenomiose tem como objetivos diminuir os sintomas e atuar no tecido uterino de forma a parar a progressão do tecido endometrial. As estratégias e medicamentos mais usados são:
- analgésicos
- anti-inflamatórios
- anticoncecionais sem estrogénios, só com progesterona
- DIU hormonal
- implantes subcutâneos
- cirurgia (remoção parcial ou total do útero)
- menopausa (termina devido às alterações hormonais)
Adenomiose e endometriose - diferenças
As principais diferenças residem no local onde cresce o tecido endometrial, no caso da adenomiose o tecido endometrial tem um crescimento no interior do músculo uterino e no caso da endometriose o seu crescimento dá-se para o exterior do útero podendo atingir outros órgãos sexuais internos. A adenomiose pode anteceder um quadro de endometriose - saiba mais sobre endometriose.
Fontes bibliográficas
tuasaude.com/adenomiose
Olá boa noite!! a minha médica de familia receitou-me a pilula yasminelle para tratar a acne, fui hoje à farmácia comprar quando fui surpreendida pelo seu preço elevado que nao tinha sido comunicadado por parte da médica... como se aproxima a época festiva do Natal já nao consigo consulta para este ano de 2014 e tenho de começar a tomar a nova pílula para a semana.. a farmaceutica aconselhou-me a comprar a pílula genérica mas fiquei um pouco reticente, pois se fosse bom para mim a minha médica de familia teria receitado porque eu antes ia buscar gratuitamente a minigeste no centro de saude.. e referi que não pretendia pagar muito por uma pílula.. pode me ajudar?
ResponderEliminarSerá que devo mesmo começar a tomar a genérica em vez da yasminelle que a medica de familia receitou? tenho medo de tomar essa decisão sem consultar a médica primeiro.. obrigada
Olá,
Eliminaressa decisão deve ser sua... embora ao por pela genérica irá gastar menos e terá os benefícios que ela pretendia ara si... ao prescrever a sua médica queria que fizesse uma pilula com drospirenona, ao optar pela genérica a mulher mantém a indicação de sua médica não a altera... se precisar ando por aqui.
A minha medica receitou esta pilula para tratar o acne que a minigeste desenvolveu em mim.. A generica sera igualmente eficaz nesse sentido? Obrigada oa atençao!! A farmaceutica tambem me disse que a generica com receita compensa ainda mais..
EliminarOlá, sim é eficaz, com receita ainda é mais barata... é uma boa opção... se precisar ando por aqui... :)
EliminarMeu ginecologista indicou Yang 30, tratar adenomiose. É uma solução?
ResponderEliminarOlá, sim deve seguir suas indicações... embora as recomendações falem nas pílulas sem estrogénios, a verdade é que seu médico ao sugerir uma pílula com estrogénios, de acordo com sua avaliação, tem benefícios para seu corpo... ando por aqui... pode confiar... :)
EliminarOla doutor.
ResponderEliminarO medico indicou a injeção Depo provera para tratar a adenomiose, mas estou totalmente confusa com tudo isso, pois nunca usei nenhum contraceptivo.
O que me aconselha fazer?
Estou pretendendo fazer outra consulta com a ginecologista, pois este médico não é ginecologista.
Olá, pode consultar outro médico, mas se este médico lhe fez exames e sugeriu pode confiar e iniciar o tratamento... ando por aqui... :)
EliminarBom dia Doutor.
ResponderEliminarGostaria de saber o que acontece se eu não tratar a adenomiose?
Ela aumenta? Quais os riscos? Como é isso?
Obrigada.
Olá, sim piora e deve mesmo falar com seu médico e tratar... pode ter complicações em sua fertilidade, por exemplo... ando por aqui... :)
EliminarOlá!
ResponderEliminarEu tenho adnomiose e endrometriose profunda... Sinto muitas dores no útero e principalmente no reto.
Minha GO me passou o Dine pra tratamento e eu tive contarções uterinas e uma forte hemorragia apos o 4 comprimido. É normal ter uma piora usando um remédio que é indicado pra tratar a doença.
Ela mandou eu parar imediatamente e trocou por Qlaira que tem estrogênio na fórmula. Sendo que Dispenso os dois primeiros e os quatros utimos comprimidos... Resultado segunda cartela e continuo menstruando normalmente... Deveria ter suspendido a menstruação... Parece que meu organismo não reagiu bem ao Dienogeste
Olá, me parecem efeito normais de seu corpo que tem que se adaptar... deve manter e se continuar sangrando fale de novo com sua médica... ando por aqui... :)
Eliminarestou usando o Gestinol 28 para a adenomiose. comecei no 1º dia do ciclo e já estou no 4 pílula... nunca usei aco antes. A partir de que dia posso ter relação sem preocupar com gravidez? se eu engravidar usando o Gestinol 28 terei aborto? Obrigada
ResponderEliminarOlá, após o sétimo comprimido está protegida... mantenha certinho... ando por aqui... :)
EliminarEdgar... boa tarde...
ResponderEliminarTambém estou usando gestinol 28 para pausar a menstruação.
Porém, tenho sentido dorrs de cabeça e leves tonturas quando demoro de me alimentar.
Gostaria de saber se eu tomar dipirona sódica para a dor de cabeça corta efeito do ACO
Olá, não corta, mantenha seu anticoncepcional e se precisar ando por aqui... :)
EliminarObrigada
ResponderEliminarGostaria de saber se o creme vaginal com composição de benzoilmetronidazol, nistatina r cloreto de benzalconio alteram o efeito de gestinol 28 e o que fazer se preciso usar?
ResponderEliminarObrigada
Olá, não corta o efeito, pode ficar tranquila, mantenha sua pílula, ando por aqui... :)
EliminarOlá boa tarde,antes de ser diagnósticada com adenomiose tomava o anticoncepcional diclin,a minha médica me receitou Qlaira..e ontem foi meu último comprimido de diclin...mais como tenho escapes...queria saber se faço a pausa mesmo..de 7 dias como todo anticoncepcional ou se já posso fazer o uso do primeiro comprimido de Qlaira.
ResponderEliminarTô meio confusa...
Espero 7 dias pra tomar o primeiro comprimido de Qlaira...ou já posso tomar hoje.
Obrigada desde já.
Olá, com diclin fazemos pausa de 7 dias, após terminar a cartela... como foi que sua médica indicou essa mudança? Ando por aqui... :)
EliminarEstou tomando depo provera ele diminuiu o inchaço do utero?
ResponderEliminarOlá, não estou percebendo sua pergunta... seu médico lhe disse que tinha o útero volumoso? Ando por aqui... :)
EliminarBom dia
ResponderEliminarTenho 45 anos, não tenho filhos e tenho sangramento desde os 40, uma ótima ginecologista me passou em 2014 diogest (alurene) e fiquei sem sangramento (Hemorragia) e depois dá quarta cartela parei, continuei tendo menstruação de 10 dias, mas com siclo normal e a USG deu que eu não tinha mais adenomiose, porém agora voltou e o remédio que antes fez efeito agora me fez sangrar mais, falei com a médica e ela disse que devo tentar mais uma cartela se continuar mudar para Cerazette, O que acha??
Grata!
Olá, deve seguir suas indicações e confiar, tem grandes chances de ficar bem... ando por aqui... :)
Eliminarolá tenho adnomiose e minha médica me receitou alulax. só que tou com medo de tomar porque ela me disse que vou ter várias reações. tomando o remédio.esse medicamento é muito forte mesmo.o que vc me diz.
ResponderEliminarOla, deve seguir as recomendações de sua médica e seguir tomando... para fazer o tratamento como sua médica recomendou, ando por aqui... :)
Ola boa tarde tenho adenomiose e quero saber se posso tomar remédio natural para emagrecer
ResponderEliminarOlá, não sei se toma algum medicamento, o uso destes suplementos não é recomendado... ando por aqui... :)
EliminarOlá Boa noite eu também tenho adenomiose eu posso tomar o gestinol 28 pra não menstrua
ResponderEliminarOlá, deve conferir com sua médica... pode não ser o mais indicado no seu caso... ando por aqui... :)
Eliminar