Pneumonia infantil


A pneumonia infantil é uma infecção nos pulmões da criança, como os seus sintomas são semelhantes aos de uma gripe o seu diagnóstico é muito difícil. As causas da pneumonia nas crianças são normalmente batérias e vírus, podem atingir mais facilmente os bebés com menos de 1 ano e raramente são contagiosas.




Os sintomas de uma pneumonia infantil: febre alta (+38ºC), tosse com catarro ou expectoração, perda de apetite, cansaço fácil e respiração acelerada.

Um quadro de pneumonia deixa os pais muito preocupados, pois normalmente são bebés com outros problemas de saúde e isso complica mais e não permite uma rápida recuperação.

No tratamento da pneumonia os pais têm um papel muito importante, seja no controlo dos sintomas, no tratamento prescrito, na alimentação, no fornecimento de mais líquidos, promoção do repouso e menor exposição ao frio. A acção dos pais é muito importante para que o bebé recupere mais rapidamente, não desanime.

Tratamento da pneumonia infantil

O tratamento da pneumonia é normalmente feito em casa, com muito repouso, alimentação fortalecida com fruta e vegetais, muitos líquidos (leite e água), antipirétios (paracetamol e ibuprofeno), nebulizações e antibióticos.

Se a criança tiver um agravamento dos sintomas, febre + 40ºC (As crianças e a febre), a presença de diarreia, vômitos, alterações respiratórias ou sinais de desidratação, os pais devem recorrer aos serviços de saúde. 

Fontes bibliográficas