Efeitos colaterais da pílula do dia seguinte


A pílula do dia seguinte é um contracetivo de emergência indicado quando falha o anticoncepcional que a mulher usa, por exemplo quando um preservativo se rompe ou tem relação e tem esquecimento, vomito ou diarreia após tomar o comprimido.


A pílula do dia seguinte deve ser uma solução de recurso, pois como tem grande dosagem hormonal deve ser evitada, pelos riscos de tem e pela surgimento de efeitos colaterais.

A pílula do dia seguinte, como todos os medicamentos, pode causar alguns efeitos colaterais, como tem grande dosagem hormonal seu riscos são maiores. Os efeitos colaterais podem surgir de forma muito frequente (pode surgir em 10% das mulheres), frequentes (podem surgir em - 10% das mulheres) e raros (pode surgir 1% das mulheres que utilizam).

Os efeitos colaterais muito frequentes que a pílula do dia seguinte pode causar são:
  • enjoo
  • hemorragia irregular
  • ausência de menstruação
  • dor na barriga
  • cansaço
  • dor de cabeça

Se tomar a pílula do dia seguinte e não notar nenhum destes efeitos colaterais é normal, para a pílula do dia seguinte fazer efeito e a proteger basta ser tomada no prazo determinado (nas 72 horas seguintes - 3 dias após a relação) para a proteger de uma gravidez indesejada. A pílula do dia seguinte pode causar alterações em seu ciclo menstrual, sua menstruação pode vir alterada, pode notar sangramento de escape ou spotting ou mesmo ausência de sua menstruação.

Os efeitos colaterais frequentes da pílula do dia seguinte pode ser: vómitos, hemorragia vaginal, seios sensíveis, diarreia e tonturas.

Os efeitos colaterais raros que a pílula do dia seguinte pode causar são: urticária, comichão, dor na bacia e menstruações dolorosas.


Fontes bibliográficas