Hora da pílula anticoncepcional

A pílula anticoncepcional deve ser tomada todos os dias, seguindo a indicação da cartela, mais ou menos no mesmo horário, esta forma correta de tomar garante a protecção contraceptiva à mulher.
Hora da pílula anticoncepcional

A pílula anticoncepcional tem na sua cartela os comprimidos que ao tomar diariamente garantem protecção de uma gravidez indesejada. Ao tomar sensivelmente à mesma hora, a pílula anticoncepcional, a mulher mantém uma concentração elevada de hormonios que favorecem a estagnação do ciclo menstrual evitando a ocorrência da ovulação e período fertil.


A hora da pílula anticoncepcional é o horário que escolheu para tomar o seu comprimido, ao tomar na sua hora certinha, todos os dias, não tem riscos de gravidez. Não existem horas melhores ou piores para tomar a sua pílula anticoncepcional.

A toma dos comprimidos pode ser feita com um pouco de água, deve evitar tomar com bebidas com gás, bebidas alcoólicas ou até com café, para não ter riscos de vomitos e diarreia (podem cortar a eficácia do comprimido se ocorrerem nas 4 horas seguintes à toma).

E se falhar a hora da pílula anticoncepcional

Se falhar a hora da pílula anticoncepcional menos de 12 horas

Ao falhar menos de 12 horas não tem riscos de gravidez, deve tomar a pílula anticoncepcional assim que se lembre e continuar os seguintes na sua hora habitual.

Exemplo: se a sua hora habitual de toma é às 21 horas, se atrasar pode tomar até às 9 horas do dia seguinte, o comprimido seguinte deve ser tomado às 21 horas habituais. 

Se falhar a hora da pílula anticoncepcional mais de 12 horas

Ao falhar a hora mais de 12 horas, tem riscos de gravidez, deve tomar o comprimido assim que se lembre, manter os seguintes e usar preservativo nos 7 dias seguintes ao esquecimento. Se estiver na ultima semana da cartela deve se proteger até ao 7° comprimido da próxima cartela, que pode iniciar logo ou no 1° dia da menstruação.

Fontes bibliográficas