Menstruação escura

A menstruação é um sangramento cíclico que surge após a descamação do endométrio (útero), esta descamação traduz-se por uma perda de sangue, dando o aspeto vermelho à menstruação. A menstruação marca o inicio do ciclo menstrual, nas mulheres com ciclos menstruais regulares ela surge todos os meses e pode ser antecedida ou precedida de sangramentos ligeiros ou mesmo corrimentos marrons.

Menstruação escura


A menstruação escura pode surgir durante o período menstrual ou no meio do ciclo, e pode ser causada por diversas causas tais como:

A menstruação escura e o uso de anticoncepcionais

Os anticoncepcionais são a causa mais frequente da menstruação escura, com o tempo de uso os anticoncepcionais hormonais podem causar essa alteração na menstruação, diminuindo seu fluxo, o numero de dias e a cor tornando-a mais escura, mesmo marrom.

O uso de anticoncepcionais de emergência podem causar este tipo de sangramento, embora não seja prova que fez efeito.

O que fazer em caso de menstruação escura

A menstruação escura na maioria das vezes acaba por desaparecer espontaneamente, embora deva estar alerta para alguns sinais de alerta como o odor, algum tipo de corrimento ou outra alteração genital e procurar seu médico para ele avaliar.

Fontes bibliográficas