15 de dezembro de 2014

Adenomiose

A mulher pode ter algumas alterações vaginais devido a alterações no seu útero. O útero da mulher é um órgão que sofre ciclicamente ação dos hormonios, o que leva a ter alguma instabilidade nos seus tecidos. Os problemas mais comuns que podem afetar a mulher são os miomas, a endometriose, os tumores e a adenomiose.

O útero está revestido internamente pelo tecido endometrial, o endométrio. A adenomiose é uma doença onde passa a haver presença de tecido endometrial dentro do músculo do útero, ocorre uma migração para dentro das paredes musculares, deixa de estar somente no interior do útero.
Útero
Útero 

Os sintomas da adenomiose

Os sintomas mais comuns em situações de adenomiose são:

A adenomiose e a gravidez

A adenomiose pode ser responsável pela maior dificuldade em engravidar, embora a mulher com adenomiose possa engravidar. A presença deste problema no útero torna mais difícil a fixação do ovo após a fecundação (nidação).

Riscos na gravidez

Durante a gravidez a mulher que sofre de adenomiose tem maior risco de ter algumas complicações como abortos e hemorragias.

Tipos e causas da adenomiose

Existem dois tipos de adenomiose, de acordo com a localização do tecido que é afetada, assim que a presença de tecido endometrial for somente num local, estamos perante uma adenomiose localizada, se for mais difusa, temos uma adenomiose generalizada (mais espalhada pelo interior do tecido uterino). Clinicamente o seu médico pode classificar a adenomiose de outras formas.

As verdadeiras causas da adenomiose não são conhecidas, embora se estabeleça uma relação entre os estiramentos uterino e a adenomiose, como em situações pós gravidez, interrupções de gravidez, curretagens uterinas, cesarianas, ligaduras ou laqueação de trompas.

Tratamento para adenomiose

O tratamento da adenomiose tem como objetivos diminuir os sintomas e atuar no tecido uterino de forma a parar a progressão do tecido endometrial. As estratégias e medicamentos mais usados são:

Adenomiose e endometriose - diferenças

As principais diferenças residem no local onde cresce o tecido endometrial, no caso da adenomiose o tecido endometrial tem um crescimento no interior do músculo uterino e no caso da endometriose o seu crescimento dá-se para o exterior do útero podendo atingir outros órgãos sexuais internos. A adenomiose pode anteceder um quadro de endometriose - saiba mais sobre endometriose.

Fontes bibliográficas
tuasaude.com/adenomiose

25 comentários:

  1. Olá boa noite!! a minha médica de familia receitou-me a pilula yasminelle para tratar a acne, fui hoje à farmácia comprar quando fui surpreendida pelo seu preço elevado que nao tinha sido comunicadado por parte da médica... como se aproxima a época festiva do Natal já nao consigo consulta para este ano de 2014 e tenho de começar a tomar a nova pílula para a semana.. a farmaceutica aconselhou-me a comprar a pílula genérica mas fiquei um pouco reticente, pois se fosse bom para mim a minha médica de familia teria receitado porque eu antes ia buscar gratuitamente a minigeste no centro de saude.. e referi que não pretendia pagar muito por uma pílula.. pode me ajudar?

    Será que devo mesmo começar a tomar a genérica em vez da yasminelle que a medica de familia receitou? tenho medo de tomar essa decisão sem consultar a médica primeiro.. obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      essa decisão deve ser sua... embora ao por pela genérica irá gastar menos e terá os benefícios que ela pretendia ara si... ao prescrever a sua médica queria que fizesse uma pilula com drospirenona, ao optar pela genérica a mulher mantém a indicação de sua médica não a altera... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. A minha medica receitou esta pilula para tratar o acne que a minigeste desenvolveu em mim.. A generica sera igualmente eficaz nesse sentido? Obrigada oa atençao!! A farmaceutica tambem me disse que a generica com receita compensa ainda mais..

      Eliminar
    3. Olá, sim é eficaz, com receita ainda é mais barata... é uma boa opção... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Meu ginecologista indicou Yang 30, tratar adenomiose. É uma solução?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve seguir suas indicações... embora as recomendações falem nas pílulas sem estrogénios, a verdade é que seu médico ao sugerir uma pílula com estrogénios, de acordo com sua avaliação, tem benefícios para seu corpo... ando por aqui... pode confiar... :)

      Eliminar
  3. Ola doutor.
    O medico indicou a injeção Depo provera para tratar a adenomiose, mas estou totalmente confusa com tudo isso, pois nunca usei nenhum contraceptivo.
    O que me aconselha fazer?
    Estou pretendendo fazer outra consulta com a ginecologista, pois este médico não é ginecologista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode consultar outro médico, mas se este médico lhe fez exames e sugeriu pode confiar e iniciar o tratamento... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Bom dia Doutor.
    Gostaria de saber o que acontece se eu não tratar a adenomiose?
    Ela aumenta? Quais os riscos? Como é isso?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim piora e deve mesmo falar com seu médico e tratar... pode ter complicações em sua fertilidade, por exemplo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá!
    Eu tenho adnomiose e endrometriose profunda... Sinto muitas dores no útero e principalmente no reto.
    Minha GO me passou o Dine pra tratamento e eu tive contarções uterinas e uma forte hemorragia apos o 4 comprimido. É normal ter uma piora usando um remédio que é indicado pra tratar a doença.
    Ela mandou eu parar imediatamente e trocou por Qlaira que tem estrogênio na fórmula. Sendo que Dispenso os dois primeiros e os quatros utimos comprimidos... Resultado segunda cartela e continuo menstruando normalmente... Deveria ter suspendido a menstruação... Parece que meu organismo não reagiu bem ao Dienogeste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parecem efeito normais de seu corpo que tem que se adaptar... deve manter e se continuar sangrando fale de novo com sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. estou usando o Gestinol 28 para a adenomiose. comecei no 1º dia do ciclo e já estou no 4 pílula... nunca usei aco antes. A partir de que dia posso ter relação sem preocupar com gravidez? se eu engravidar usando o Gestinol 28 terei aborto? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, após o sétimo comprimido está protegida... mantenha certinho... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Edgar... boa tarde...

    Também estou usando gestinol 28 para pausar a menstruação.
    Porém, tenho sentido dorrs de cabeça e leves tonturas quando demoro de me alimentar.

    Gostaria de saber se eu tomar dipirona sódica para a dor de cabeça corta efeito do ACO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, mantenha seu anticoncepcional e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Gostaria de saber se o creme vaginal com composição de benzoilmetronidazol, nistatina r cloreto de benzalconio alteram o efeito de gestinol 28 e o que fazer se preciso usar?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta o efeito, pode ficar tranquila, mantenha sua pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Olá boa tarde,antes de ser diagnósticada com adenomiose tomava o anticoncepcional diclin,a minha médica me receitou Qlaira..e ontem foi meu último comprimido de diclin...mais como tenho escapes...queria saber se faço a pausa mesmo..de 7 dias como todo anticoncepcional ou se já posso fazer o uso do primeiro comprimido de Qlaira.
    Tô meio confusa...
    Espero 7 dias pra tomar o primeiro comprimido de Qlaira...ou já posso tomar hoje.
    Obrigada desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, com diclin fazemos pausa de 7 dias, após terminar a cartela... como foi que sua médica indicou essa mudança? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Estou tomando depo provera ele diminuiu o inchaço do utero?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não estou percebendo sua pergunta... seu médico lhe disse que tinha o útero volumoso? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Bom dia
    Tenho 45 anos, não tenho filhos e tenho sangramento desde os 40, uma ótima ginecologista me passou em 2014 diogest (alurene) e fiquei sem sangramento (Hemorragia) e depois dá quarta cartela parei, continuei tendo menstruação de 10 dias, mas com siclo normal e a USG deu que eu não tinha mais adenomiose, porém agora voltou e o remédio que antes fez efeito agora me fez sangrar mais, falei com a médica e ela disse que devo tentar mais uma cartela se continuar mudar para Cerazette, O que acha??
    Grata!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve seguir suas indicações e confiar, tem grandes chances de ficar bem... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.