O uso correto dos anticoncepcionais hormonais combinados, como o anticoncepcional tamisa®, garante à mulher proteção de uma gravidez indesejada, a sua eficácia depende do uso correto, aparecimento de vômitos ou diarreias (nas 4 horas seguintes à toma do comprimido) e alguns medicamentos.
A eficácia do anticoncepcional tamisa®
O tamisa® é um anticoncepcional hormonal combinado com elevado grau de eficácia, a sua protecção mede-se através do índice de Pearl, um índice que nos revela o número de casos de gravidez em mulheres férteis que usam o anticoncepcional tamisa® durante 1 ano.
Índice de Pearl do anticoncepcional tamisa® (0,3 menos de 1 gravidez por cada 100 mulheres que usam o tamisa® como método contracetivo). Saiba mais sobre eficácia dos anticoncepcionais.
Como manter a eficácia do anticoncepcional tamisa®
Para manter a sua eficácia e continuar protegida de uma gravidez a mulher deve fazer o anticoncepcional tamisa® todos os dias, sensivelmente no mesmo horário, respeitando o número de dia de pausa entre as cartelas (até 7 dias de pausa), ou tomando sem pausa quando as cartelas são de uso continuo.
A eficácia do anticoncepcional tamisa® depois da mudança da cor dos comprimidos
Recentemente os comprimidos alguns anticoncepcionais orais mudaram de cor, trata-se de uma mudança de alguns excipientes (corantes), mantendo o anticoncepcional a sua protecção se for usado sem falhas.
A eficácia do anticoncepcional tamisa® e os outros medicamentos
A eficácia do anticoncepcional tamisa® pode ser comprometida com os seguintes medicamentos:
- rifampicina
- rifabutina
- griseofulvina
- ritonavir
- carbamazepina
- fenitoína
- fenobarbital
- primidona
- oxacarbazepina
- felbamato
- topiramato
- lamotrigina
- hipericão
Descubras mais posts relacionados:
Se iniciar a minha pílula a uma sexta, às 22h, na próxima sexta durante o dia já estou protegida?
ResponderEliminarOlá, se iniciar a primeira cartela, na sexta, apôs 7 dias está protegida, na próxima sexta... ando por aqui... :)
EliminarDr. Plassifora Incarnata ( Sintocalmy) fitorerápico pode diminuir o efeito do antinconcepcional?
ResponderEliminarOlá, não diminui... ando por aqui... :)
EliminarOlá! Comecei a tomar pela primeira vez a pílula, no primeiro dia de menstruação, neste caso, Denille, a minha menstruação antes era de 5-6 dias, sendo mais intensa no 2º-4º, mas desta vez, no 1º dia de pílula depois do 1º comprimido, nem 1 tampão encheu e até agora não tive mais fluxo...É normal?
ResponderEliminarOlá, sim pode acontecer, é efeito da pílula... deve manter a denille e se precisar ando por aqui... :)
EliminarOla doutor, comecei a tomar o Tamisa e tive o escape.. Fiquei alguns meses sem tomar nenhum medicamento e mudei para o elani ciclo. Tomei no meu primeiro dia de menstruação e meu ciclo é de 6 dias... Depois que passou esses 6 dias o sangue diminuiu e ficou bem mais fraco em questão da cor.. Mas ainda não parou 100%. Apenas uns 80%. Isso seria outro escape? Devo parar de tomar o medicamento? Me disseram que o escape é um efeito colateral normal, e que o organismo tem 3 meses de adaptação.. Grata!!
ResponderEliminarOlá, sim é isso tem 3 a 4 meses para se adaptar, os escapes são normais, deve manter e aguardar... se precisar ando por aqui... :)
EliminarOlá tomei o primeiro comprimido depois do último dia da menstruação ele fará o mesmo efeito q toma no primeiro dia da menstruação
ResponderEliminarOla, era sua primeira cartela? Nesse caso deve se proteger até ao 7° comprimido desta cartela, devemos sempre iniciar nossa primeira cartela no 1° dia da menstruação para nosso corpo se adaptar mais facilmente e estar mais rapidamente protegida... ando por aqui... :)
EliminarOlá boa tarde, iniciei a primeira cartela...no 14 dia já estou protegida? Obrigada
ResponderEliminarOlá, sim já está... mantenha certinho, ando por aqui... :)
EliminarOlá, iniciei a primeira cartela de Tâmisa 30, no primeiro dia da menstruação, no 14 dia já estou protegida? Obrigada.
ResponderEliminarOlá, sim já vai estar... mantenha certinho e sem falhas, ando por aqui... :)
EliminarBoa noite, iniciei minha primeira cartela de tamisa 30 no primeiro dia da menstruação,no décimo dia tive r****** o preservativo rasgou e meu marido e***** dentro,corro risco de ter engravidado ? Obs... tomei e continuo tomando os comprimidos sempre no mesmo horário.
ResponderEliminarOlá, não corre, como iniciou no 1º dia da menstruação estava protegida quando rasgou, mantenha sem falhas... ando por aqui... :)
EliminarEu tomo o tamisa 20 continuo sem pausa, para parar de menstruar e eu realmente não menstruo , mas eu queria saber se tomando ele assim continuo eu estou protegida
ResponderEliminarOlá, sim está protegida, só sugiro o seu uso continuo após conselho de sua médica, ando por aqui... :)
Eliminar