Descubra o que é o farro?



Na ultima visita ao supermercado descobri mais uma bebida vegetal, desta vez de farro, como não tinha nenhum post sobre este cereal, resolvi escrever este post antes de falar na bebida vegetal...

Descubra o que é o farro?

O farro é um cereal ancestral que era muito cultivado na região do Meditarrâneo, mas com o passar dos séculos a sua cultura foi sendo abandonada por ser menos produtivo. O farro é um cereal semelhante à cevada (grão inteiro).
Descubra o que é o farro?

Muito promovido em Itália, o farro tem sido usado em risotos, saladas e pastas, podendo ser consumido em grão ou em farinha.

Valor nutricional de farro

As propriedades nutricionais do farro levaram o mundo da culinária a olhar para este cereal antigo de outra forma, o alto teor em fibras, ausência de matéria gorda e a riqueza em ferro são algumas das suas características.

Como cozinhar farro

Apesar de ter uma textura diferente do arroz (sabor semelhante ao da cevada), o farro pode ser cozinhado como se fosse arroz, embora deve ter dois cuidados adicionais, que é deixar os grãos de farro em água na véspera da confecção e usar a proporção 1 medida de farro para 2,5 ou 3 medidas de água ou caldo de legumes (dependo se deixou os grãos de farro em água durante a noite ou somente 40 minutos (outra opção). O tempo de cozedura na primeira forma de preparar é de 10 a 15 minutos e na segunda forma cerca de 30 minutos.
Descubra o que é o farro?

Descubra alguns posts relacionados