A pílula minigeste® é um dos contraceptivos mais usados em Portugal, a sua baixa dosagem, o fornecimento gratuito, o baixo preço e fácil tolerância, por parte das mulheres, acabam por ser os motivos para que seja das pílula mais usadas.
A pílula minigeste® é um contraceptivo indicado na prevenção da gravidez indesejada por ter em sua composição as hormonas (hormônios) etinilestradiol e gestodeno. A dosagem hormonal da pílula minigeste® é:
- 0,02 mg - etinilestradiol
- 0,075 mg - gestodeno
Para conferir esta protecção a pílula minigeste® deve ser usada como é recomendado, a posologia mais usual é tomar um comprimido por dia, durante 21 dias, fazendo depois uma pausa de 7 dias, durante a qual não vai tomar nenhum comprimido e deverá menstruar. Após a pausa deve iniciar uma nova cartela ou carteira.
Para além da posologia correta, para estar protegida é necessário não ter vômitos ou diarreias nas 4 horas seguintes à toma do comprimido, evitar esquecer ou atrasar a toma do comprimido mais de 12 horas e ter cuidado com alguns medicamentos que possam interferir.
O que corta o efeito da pílula minigeste®?
Como revelei alguns medicamentos podem interferir, os medicamentos que podem cortar o efeito da pílula minigeste® são:
- carbamazepina
- griseofulvina
- oxcarbazepina
- etosuximida
- fenobarbital
- fenitoina
- primidona
- lamotrigine
- rifampicina
- ritonavir
- hipericão
- topiramato (doses diárias maiores de 200 mg)
Descubra alguns posts relacionados