Pílula do dia seguinte? Como tomar eficazmente?



Usou a pílula do dia seguinte? Participe no meu novo estudo e me ajude a melhorar os posts... participe aqui...

Não basta apenas tomar a pílula do dia seguinte, tem que a tomar corretamente, neste post vou ensinar como deve usar a pílula do dia seguinte sem falhas para conseguir se proteger...
Pílula do dia seguinte? Como tomar eficazmente?

Vou iniciar por lembrar em que situações deve usar a pílula do dia seguinte... a pílula do dia seguinte deve ser usada quando nosso método anticoncepcional falha ou quando temos uma relação de risco... sim é um contraceptivo de segunda linha que deve ser usado em situações de emergência, apenas em situações de emergência...


Como tomar a pílula do dia seguinte levonorgestrel 1500 com 1 comprimido

Neste tipo de pílula, com um só comprimido, a posologia indicada é tomar o comprimido nas 72 horas seguintes à relação.

Para ter maior protecção deve tomar nas primeiras 24 horas após. Este tipo de pílula pode ter menor eficácia se tomar depois das 72 horas, vomitar ou tiver diarreia nas 4 horas seguintes à toma do comprimido, se tomar no período fértil e se usar alguns medicamentos, como barbitúricos e outros medicamentos para a epilepsia (primidona, fenitoína e carbamazepina), medicamentos para tratar a tuberculose (rifampicina e rifabutina), tratamentos para a infeção pelo VIH (ritonavir), medicamentos para infeções por fungos (griseofulvina), Erva de São João (Hypericum perforatum) e ciclosporina.

Alguns nomes comerciais de pílula do dia seguinte, com um comprimido de levonorgestrel:
Pílula do dia seguinte? Como tomar eficazmente?

Como tomar a pílula do dia seguinte com levonorgestrel 1500 com 2 comprimidos (750 mg em cada comprimido) 

Neste tipo de pílula, com dois comprimidos, a posologia indicada é tomar os comprimidos nas 72 horas seguintes à relação (tomar os comprimidos com até 12 horas de diferença, como no exemplo, tomou às 8 horas o primeiro comprimido, o segundo deve tomar às 20 horas).

Para ter maior protecção deve tomar nas primeiras 24 horas após. Este tipo de pílula pode ter menor eficácia se tomar depois das 72 horas, vomitar ou tiver diarreia nas 4 horas seguintes à toma do comprimido, se tomar no período fértil, se atrasar a posologia das 12 horas e se usar alguns medicamentos, como barbitúricos e outros medicamentos para a epilepsia (primidona, fenitoína e carbamazepina), medicamentos para tratar a tuberculose (rifampicina e rifabutina), tratamentos para a infeção pelo VIH (ritonavir), medicamentos para infeções por fungos (griseofulvina), Erva de São João (Hypericum perforatum) e ciclosporina.

Alguns nomes comerciais de pílula do dia seguinte, com dois comprimido de levonorgestrel:
Pílula do dia seguinte? Como tomar eficazmente?


A pílula do dia seguinte com acetato de ulipristal deve ser tomada até 120 horas após a relação (5 dias), sendo sugerido que a mulher a use preferencialmente nas 24 horas após a relação.

Este tipo de pílula pode ter menor eficácia se tomar depois das 120 horas, vomitar ou tiver diarreia nas 4 horas seguintes à toma do comprimido e se usar alguns medicamentos, como barbitúricos (incluindo primidona e fenobarbital), fenitoína, fosfenitoína, carbamazepina, oxcarbazepina, medicamentos à base de plantas contendo Hypericum perforatum (Erva de S. João), rifampicina, rifabutina, griseofulvina, efavirenz, nevirapina e utilização a longo prazo de ritonavir.

Pílula do dia seguinte? Como tomar eficazmente?

Espero ter ajudado com mais este post, se lembre que a pílula do dia seguinte é um anticoncepcional de emergência, deve sempre preferir o uso de um anticoncepcional regular para se proteger, pois é mais eficaz e tem valores hormonais mais baixos...obrigado por continuar lendo os posts...😊

Descubra alguns posts relacionados