27 de maio de 2017

Antibiótico corta o efeito da pílula do dia seguinte?



Usou a pílula do dia seguinte? Participe no meu novo estudo e me ajude a melhorar os posts... participe aqui...

Neste post voltamos a falar da pílula do dia seguinte, uma contracepção de emergência indicada quando temos uma relação de risco, sem proteção, ou quando nosso anticoncepcional falha. A pílula do dia seguinte é assim uma solução de recurso para prevenirmos a gravidez indesejada.
Antibiótico corta o efeito da pílula do dia seguinte?

No mercado existem dois tipos distintos de pílula do dia seguinte, a pílula do dia seguinte com levonorgestrel e a pílula do dia seguinte com acetato de ulipristal, duas pílulas do dia seguinte com composição, dosagem e posologia diferentes.
Antibiótico corta o efeito da pílula do dia seguinte?

Para a pílula do dia seguinte fazer efeito é muito importante que ela seja usada como é recomendado, não tenhamos nenhum vômito ou diarreia, após a toma ou não perca o efeito por causa de algum medicamento que usemos.

Usar a pílula do dia seguinte como é recomendado

A pílula do dia seguinte deve ser feita até 3 ou 5 dias após a relação de risco, idealmente a mulher deve-a fazer o mais próximo possível da hora da relação para ter maior eficácia.
Antibiótico corta o efeito da pílula do dia seguinte?



A pílula do dia seguinte pode perder seu efeito ou ver sua eficácia diminuída se após a tomar, nas 3 a 4 horas seguintes, tiver um vômito ou diarreia. Se isso acontecer deve fazer outra pílula do dia seguinte.

A pílula do dia seguinte e os outros medicamentos

Alguns medicamentos podem realmente interferir com a acção da pílula do dia seguinte, os que estão descritos são a carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona, lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (dosagens diárias + 200 mg)).

Então e o antibiótico corta o efeito da pílula do dia seguinte?

Como pode conferir no paragrafo anterior não estão descritos antibióticos, os últimos estudos revelaram que não têm acção sobre a pílula do dia seguinte, no entanto continuo a sugerir cuidado se usar antibióticos pertencentes ao grupo das penicilinas. Não se esqueça de partilhar e comentar este post... 😊
Antibiótico corta o efeito da pílula do dia seguinte?

Descubra alguns posts relacionados

98 comentários:

  1. Ola ,estou no primeiro mes de q'laira , e tive escapes durante a cartela toda praticamente é normal ?antes do ginico me recomendar q'laira eu tomava perlutan injetavel .. Posso emendar 2 cartelas d q'laira ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, seu corpo se está adaptando, deve manter como seu médico indicou, se aumentar o fluxo fale com seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Boa noite,as fezes mais moles tiram o efeito da pílula? Ou só diarreia intensa ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, só se for fezes liquidas, nas 4 horas seguintes à toma do comprimido, ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Olá dr. Carlos Edgar. Uso Diane 35 e Nortriptilina 25mg para tratamento de enxaqueca. Porém durante o ato s****, a camisinha estourou, dentro.. Gostaria de saber; Quais as chances de gravidez? Quais os riscos de associar o Nortriptilina com Diane 35? Um atrapalha o efeito do outro? E para evitar a gravidez indesejada, seria melhor tomar a pílula do dia seguinte?? Tenho consulta com minha ginecologista, mas só mês que vem, preciso de uma ajuda de emergência...aguardo uma resposta! Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, deve manter a diane como seu médico recomendou... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Tomei a pilula do dia seguinte dia 25 de Agosto, ha a possibilidade de ter de tomar antibiotico agora. Irá interferir com o efeito da pilula do dia seguinte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos... pode ficar descansada, se proteja... ando por aqui... as melhoras... :)

      Eliminar
  5. Faço uso do qlaira e estava tomando antibióticos a 5 dias, tive r**** sem c***** um dia depois d ter tomado o ultimo comprimido do antibiotico, é ideal usar a pílula do dia seguinte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, que antibiótico tomou? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Ok, pode ficar descansada que nao corta o efeito... ando por aqui... :)

      Eliminar
    3. Na bula do qlaira diz que alguns antibióticos macrolideos cortam o efeito do remédio, a azitromicina ñ seria desse tipo de antibiótico? Estou com medo de ficar grávida. Se caso tomar a pílula do dia seguinte, devo continuar tomando o anticoncepcional normalmente?

      Eliminar
  6. Olá, pode interferir, mas não cortam, pode ter mais chances de notar efeitos adversos, como os escapes... ando por aqui... 😃

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tomar a pílula do dia seguinte por precaução, tem algum problema?

      Eliminar
    2. Olá, sim pode tomar, e se quiser pode até se proteger ou evitar as relações até ao nono comprimido, dessa forma tem maior precaução... 😃

      Eliminar
  7. Amoxilina corta o efeito da pirula do dia seguinte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, apesar de algumas bulas referirem que corta o efeito da pílula, não tem riscos, pode ficar tranquila, confira no post... 😃

      Eliminar
  8. Olá, na bula da doxiciclina diz que ela diminui a eficácia da pirula do dia seguinte, queria saber se diminui muito a eficácia a ponto de poder surgir uma gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, refere que pode interferir com a eficácia dos "eficácia dos contraceptivos orais", apesar disso os últimos estudos referem que não corta o efeito da pílula do dia seguinte, nem mesmo a pílula normal, mas como continuam referindo nas bulas continuo sugerindo protecção... pode ficar tranquila... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Ola faz un dia que parei de tomar amoxilina posso usar pílula do dia seguinte (emergência)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode... se proteja, ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá, tenho febre reumática faço uso de bezetacil a cada 21 dias, tive r***** no sábado d***** com e*****(dentro), tomei a pílula do dia seguinte(postinor) na segunda-feira. Quarta-feira tenho que tomar minha bezetacil, no domingo minha menstruação desceu por conta da r*****. Qual os riscos que eu tenho ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como fez a pílula do dia seguinte evitou riscos, deve usar anticoncepcional para evitar riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Bom dia o antibiótico corta o efeito da pílula do dia seguinte nitrofurantoina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, pode ficar tranquila... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. estou tomando amoxilina com clavulanato a 4 dias no segundo dia tive r**** s***** , hoje posso tomar pilula do dia seguinte? tem problema tomar a pilula de emergencia? é realmente necesario? faço uso do anticoncepcional normalmente mas estou no fim da cartela com o antibiotico perde a eficacia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode... para evitar riscos... como nas bulas vai dizendo que corta é melhor tomar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Oi ! Tomo anticoncepcional regularmente a 4 anos. Porém estou tomando minociclina 100mg (antibiótico do grupo tetracilina) há 17 dias e é para tomar por 30 dias. Nesse período, tive a pausa sa cartela e fiquei menstruada. Porém no primeiro dia que voltei a tomar anticoncepcional tive r**** d****. E gostaria de saber se estou segura ou poderia tomar pílula do dia seguinte ? Lembrando q faZ 2 dias hj, da r****o.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode fazer a pílula do dia seguinte e se proteger ou evitar para não ter riscos... é melhor se prevenir... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Estou muito nervosa. Gostaria de saber se o minociclina, 100mg interage com o anticoncepcional. Estou tomando minociclina há 17 dias e é para tomar por 30 dias. Tive a pausa, menstruais normalmente, e no primeiro dia q voltei o anticoncepcional Yasmin, tive r**** d****. Quero saber, estou segura ? Ou tomo pílula do dia seguinte ? Se tomar a PDS quais os riscos? Por favor, aguardo resposta !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode fazer a pílula do dia seguinte e se proteger para evitar riscos, ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. E se eu tomar a pílula do dia seguinte, continuo tomando o anticoncepcional até o fim? E continuo fazendo uso do antibiótico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim o anticoncepcional deve sempre ser mantido e o tratamento também como seu médico indicou... ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Ontem tomei antibiótico por volta das 15h da tarde, e hoje por volta das 12h tomei a pirula do dia seguinte, a riscos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,não tem riscos de perder eficácia... ando por aqui... se proteja... :)

      Eliminar
  17. Betamox plus 875mg+ 125mg afeta a pilula do dia seguinte ? A minha namorada toma para tratar uma amigdalite hemorragica tivemos o ato e so apos 12 horas tomou a pilula do dia seguinte, quais as chances de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao fazer a pílula do dia seguinte se protegeram... pode encontrar indicação para se protegerem durante o tratamento com betamox, porque algumas bulas referem que corta o efeito da pílula anticoncepcional, ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. Olá Edgar estou tomando amoxilina com clavulanato 500mg +125mg e tive r***** s***** desprotegida em seguida tomei o neodia,corro riscos?

    ResponderEliminar
  19. Ola, como fez a neodia se protegeu... mantenha a protecção ou evite durante o tratamento, ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma dúvida,venho tomando alguns antibióticos desde de 14 de novembro para tratamento de pneumonia via oral e ev.mas alguns dias eu tive r***** s***** tomei a pílula do dia seguinte ai fiquei uns dois dias sem tomar o antibiótico devido ao descuido.Edgar vc acha que devido a uso de antibiótico por um tempo maior pode ter cortado o efeito da pilula?

      Eliminar
    2. Ola, pode cortar, depende do tipo de antibiótico... para prevenir é melhor se proteger... durante o tratamento e até 7 dias depois de terminar... quando corta precisamos de 7 dias seguidos de pílula após terminar o antibiótico para repor a protecção... ando por aqui... as melhoras... :)

      Eliminar
  20. No dia 03 de dezembro tomei a pílula do dia seguinte , posso começar a tomar o antibiotico( cefalexina ) sem que haja interferência na eficácia da pílula ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sim pode, siga as indicações de sua médica, ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Tomei a pílula do dia seguinte e ainda não ocorreu o sangramento ( já aconteceu outras vez de o sangramento não ocorrer) mesmo assim posso tomar o antibiótico ? (03 de dezembro tomei a pilula )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não precisa de causar sangramento para provar que fez efeito... ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Tive r****** sem usar c*****, por conta disso tomei pílula do dia seguinte de 72 horas, quanto tempo dura pra pílula fazer efeito? Tomei ibuprofeno depois de 20 horas de ter tomado a pílula, corro algum risco?

    Olá, não interfere, fez efeito, continue se protegendo com contraceptivo regular que tem maior eficácia... ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  23. Boa noite. Estou a tomar antibiótico (amoxicilina) há 3 dias e hoje tive r**** s*****, estou no início do 14 dia do ciclo. Devo tomar pílula do dia seguinte? O que fazer?

    olá, sim deve tomar para evitar riscos e se proteger... é melhor... ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  24. Estou tomando ibuprofeno á 5 dias, mas preciso tomar uma pílula do dia seguinte, tenho riscos ?

    Olá, não, o ibuprofeno não interfere, ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  25. Antibiotico de infecçao urinaria cortam efeito to anticoncepcional ? E da pilula do dia seguinte? Apos ter encerrado o tratamento quanto tempo após ja estou protegida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, habitualmente não cortam, deve manter o anticoncepcional certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  26. A minocilcina corta o efeito da pilula do dia seguinte? Estou tomando anticoncepcional normal, porem fiquei com medo pois fiz sem proteção e resolvi tomar a pilula do dia seguinte, posso estar gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, nao cortam o efeito... mantenha seu anticoncepcional certinho... ando por aqui... :)

      Eliminar
  27. Tomei a pilula do dia seguinte e tenho que fazer antibiótico amoxilia , corta o efeito da pilula

    Ola, não corta... mantenha o uso de anticoncepcional para estar protegida e não ter riscos... são mais eficazes que a pílula do dia seguinte... ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  28. Olá, boa noite!
    Estou tomando o antibiótico cipro para tratamento de infecção urinária. Entretanto, faço o uso do anticoncepcional Diane 35 a 5 anos, a proteção do anticoncepcional continua a mesma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sim continua... deve manter... certinho para evitar riscos... beba muita água... ando por aqui... :)

      Eliminar
  29. Olá, boa noite! Tive r****** d****** e tomei a pilula do dia seguinte. Agora preciso tomar a Azitromicina para o tratamento de acne e gostaria de saber se corre o risco de corta o efeito da pilula? OBS: Tomei a pilula no dia 26/12 e o segundo comprimido 12h após, mas ainda não iniciei o tratamento, pois estou com medo.

    Ola, nao interfere, mantenha sua pílula certinha, ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  30. Oi boa noite, tive r****** é tomei pirula do dia seguinte ontem hoje me deu uma forte dor de garganta e tive que começar tratamento com amoxilina mais passou mais de 12 hrs depois da segunda dose da pirula do dia seguinte há algum risco do antibiótico cortar o efeito da pirula? Obrigada

    Ola, nao tem riscos, se proteja... ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  31. Ola tomei a pílula do doa seguinte no dia 4 a minha ovulação é no dia 6 e no dia 5 voltei a ter r**** há riscos de engravidar e estou tomando antibióticos (ciprofloxacina)

    Ola, sim tem riscos, por estar nessa fase do ciclo... ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  32. Ola. Tomei a pilula dia 1, porém o medico havia a pouco tempo de receitado cloridrato de ciprofloxacino para tratamento de infecção urinária. Se eu tomar, cortará o efeito da pilula??

    Ola, nao corta, pode ficar tranquila, mantenha o anticoncepcional certinho, ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  33. Bom dia!

    Posso tomar uma pilula do dia seguinte por mês para evitar a gravidez?
    O azitromicina não corta o efeito do mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a pílula do dia seguinte deve ser uma solução de recurso, quando nosso método falha... deve preferir o uso de um anticoncepcional... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Mas me faz algum mal tomar a pilula 1x por mês?
      Não tomo mais nada, apenas 1 por mês e meu ciclo menstrual é certinho de 28 dias, sem falhar

      Eliminar
  34. Tomei pílula do dia seguinte hoje (Neodia, dose única). Quando posso iniciar o tratamento com antibiótico? (Amoxicilina pura 500mg).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode iniciar como seu médico indicou, ando por aqui... :)

      Eliminar
  35. Olar a amoxicilina clavulanato de potapotá corta o efeito da pílula do dia seguinte? Observação ela tomou a pílula do dia seguinte certinho aí depois de 7 horas ela tomou esse remédio ela tomou 4 comprimidos só faz corta o efeito da pílula?

    Olá, não corta... continuem se protegendo... queria lhe pedir para ela participar no estudo sobre uso da pílula do dia seguinte, tem a ligação no topo do post... obrigado por me ajudar... :)

    ResponderEliminar
  36. Ando tomar claritromicina acaba daqui a três dias tive r****** será corta efeito da pilula

    Ola, nao corta, continue se protegendo... foi a pílula do dia seguinte que usou? Queria lhe pedir para participar no estudo sobre uso da pílula do dia seguinte, tem a ligação no topo do post... obrigado por me ajudar... :)

    ResponderEliminar
  37. Nofloxacino corta efeito de anticoncepcional? E necessário tomar pílula do dia seguinte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta... pode ficar descansada, mantenha certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  38. Faço tratamento contra Hanseníase a 6 meses. Tomei a pílula do dia seguinte 1h depois da relação. Corro risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas tem receio que os medicamentos cortem o efeito do anticoncepcional? Se fez a pílula do dia seguinte evitou riscos, ando por aqui... :)

      Eliminar
  39. Respostas
    1. Olá, mas que medicamento toma, sabe o nome? Será que cortam mesmo? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  40. Tomei a pirula do dia seguinte hj posso tomar o piridium pra infecao de urina..nao to aguentando de dor na urina...agradeco ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, siga as indicações de seu médico... beba muita água... ando por aqui... :)

      Eliminar
  41. Tomei a pirula do dia seguinte hj posso comecar toma o piridium pra infecao de urina to com muita dor pra fazer xixi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, siga as indicações de seu médico... beba muita água... ando por aqui... :)

      Eliminar
  42. Bom dia, tomei a pílula do dia seguinte e após a relação tive infecção de urina, quanto tempo depois posso tomar o antibiótico, sem cortar o efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode tomar, provavelmente não vai interferir... mas me diga o nome do medicamento... ando por aqui... :)

      Eliminar
  43. Estava tomando azitromicina e tive r****** s***** no dia que parei de tomar. Por precaução tomei a pílula do dia seguinte. Estou segura? Ou posso engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim continua, mantenha o uso do anticoncepcional... ando por aqui... :)

      Eliminar
  44. Olá! Tomei a pílula do dia seguinte a 10 dias atrás, na mesma semana eu tomei azitromicina, e até hoje não menstruei. Será que estou grávida? Gostaria de saber também se posso parar de tomar a cartela do anticoncepcional para a menstruação descer??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como fez a pílula do dia seguinte evitou... o medicamento não interfere... deve manter sempre o anticoncepcional... para estar protegida caso não tenha engravidado.... faça um teste de gravidez para excluir... ando por aqui... :)

      Eliminar
  45. O ciprofloxacina corta o efeito da pirula do dia seguinte ? Porém tomo anticoncepcional já tem 2 meses

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta... se proteja com anticoncepcional para evitar riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  46. Olá! Então tomei antibiótico devido a uma inflamação na garganta por 5 dias, eu tomo o anticoncepcional a 6 anos porem, uma semana após a utilização do antibiótico tive relação sem proteção, para prevenir tomei a pílula do dia seguinte em menos de 14 horas após o ato. Tem alguma chance de estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como já tinha feto uma semana de pílula e usou a pílula do dia seguinte evitou riscos... mantenha certinho... ando por aqui... :)

      Eliminar
  47. Tomei antibiótico 3dias na pausa do anticoncepcional voltei a tomar o anticoncepcional no segundo dia tive relação tenho que tomar pílula do dia seguinte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos, pois foi somente na pausa... mantenha certinho... ando por aqui... :)

      Eliminar
  48. olá.. estou fazendo uso de clavulin BD há 8 dias e foram prescritos 10 dias, tive relação sem proteção resolvir tomar a pirula do dia seguinte. mas antes tomava iume regularmente, estava no 12 dia. então hora depois da relação tomei iume e depois pirula do dia seguinte. devo continuar o antibiótico e a cartela normalmente? oi deve continuar o antibiótico e espera a mestrução desce e começar nova cartela??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve manter os dois e continuar se protegendo ou mesmo evitar as relações... para evitar correr riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  49. Boa tarde, tomei a pílula do dia seguinte na sexta-feira, e agora vou ter de tomar amoxilina e um anti histamínico porque adoenci. Há possibilidade de algum destes medicamentos cortar o efeito da pílula do dia seguinte ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não vão cortar, pois já usou a pílula à muitos dias... se proteja, ando por aqui... :)

      Eliminar
  50. Ola tomei a pílula dia 23 as 20hrs posso começar a toma azitromicina quando ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve fazer o tratamento como seu médico recomendou, a azitromicina não corta o efeito... ando por aqui... :)

      Eliminar
  51. Ontem perdi minha v******, e com c***** tava doendo muito e aí perdi sem depois ele colocou, g**** é tirou, mais depois que vi que estava no meu último dia fértil fiquei com medo e então devo tomar a pílula do dia seguinte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve fazer a pílula do dia seguinte para evitar riscos... deve usar a camisinha sempre para estarem protegidos... dessa forma têm riscos, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.