Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

yes

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page

Muitas vezes o nosso médico acaba sugerindo o uso desta ou daquela pílula anticoncepcional sem aparentemente nos avaliar... claro que ele faz uma avaliação e mesmo que seja bem sumária tem em conta alguns fatores importantes como o peso, a pele, antecedentes pessoais, história familiar, valores da pressão arterial, consumo de tabaco, entre outros aspetos...
13 perguntas que devemos fazer ao nosso médico antes de usar a pílula anticoncepcional

Para si que quer iniciar uma pílula anticoncepcional decidi escrever este post com 13 perguntas que deve fazer ao seu médico antes de iniciar, desta forma não vai ter mais duvidas e vai correr melhor sua adaptação...

13 perguntas que devemos fazer ao nosso médico antes de usar a pílula anticoncepcional

Pergunta n°1

Como devo iniciar a pílula anticoncepcional?

A pílula anticoncepcional deve ser iniciada durante a menstruação, de preferência no 1° dia, seu médico pode também indicar o inicio noutro dia, por exemplo entre o 2° e o 5° dia da menstruação, mas neste caso deve se proteger até ao 7° comprimido da primeira cartela.

Pergunta n°2

Como devo tomar a pílula anticoncepcional?

A pílula anticoncepcional deve ser tomada todos os dias, sensivelmente à mesma hora, seguindo a ordem definida pelo seu médico/ inscrita na cartela.

Pergunta n° 3

Posso alterar a hora de toma do comprimido?

pílula anticoncepcional deve se tomada sensivelmente à mesma hora para evitar esquecer, estar protegida e evitar o aparecimento de efeitos adversos, como os escapes por exemplo... as alterações da hora até 12 horas não interferem com sua eficácia.

Se toma todos os dias às 20 horas e num dos dias atrasou 4 horas, deve tomar a pílula anticoncepcional assim que se lembre e manter as seguintes no horário habitual, vai continuar protegida.

Pergunta n° 4

Posso tomar sem pausa entre as cartelas?

A pílula anticoncepcional deve ser tomada como seu médico recomendou, apenas sugiro o uso sem pausa com indicação médica.

Pergunta n° 5

Posso alterar por uma pílula anticoncepcional genérica?

Podemos alterar a nossa pílula anticoncepcional por uma genérica, com a mesma dosagem e composição, desde que mantenha certinho, seguindo a posologia recomendada.
13 perguntas que devemos fazer ao nosso médico antes de usar a pílula anticoncepcional

Pergunta n° 6

Se notar efeitos é sinal que estou protegida?

A pílula anticoncepcional pode causar alguns efeitos secundários, como todos os medicamentos, o se surgimento prova que a pílula anticoncepcional está atuando em nosso corpo, logo estamos protegidos. A mulher que usa a pílula anticoncepcional e nota algum efeito secundário deve manter a sua pílula anticoncepcional certinha, para continuar protegida.

Pergunta n° 7

Quando fico protegida da gravidez?

Se a pílula anticoncepcional no 1° dia da menstruação fica logo protegida, mas se iniciar entre o 2° e o 5° dia da menstruação somente após 7 dias de pílula anticoncepcional estará protegida.

Pergunta n° 8

Na pausa entre as cartelas também estou protegida?

A acção da pílula anticoncepcional garante protecção entre a pausa das cartelas, nessa fase sem tomar também vai estar protegida.
13 perguntas que devemos fazer ao nosso médico antes de usar a pílula anticoncepcional

Pergunta n° 9

A pílula anticoncepcional mais fraca é eficaz contra a gravidez?

A pílula anticoncepcional é eficaz desde que a mulher a use como é recomendado, não atrase mais de 12 horas a toma do comprimidos, não esqueça, não tenha vômitos ou diarreias nas 4 horas após a toma do comprimido e não use alguns medicamentos que possam interferir. A eficácia da pílula anticoncepcional não depende da sua dosagem hormonal... a pílula anticoncepcional mais fraca é também eficaz...

Pergunta n° 10

Como vai ficar a minha menstruação?

A menstruação com o uso da pílula anticoncepcional, passa a vir regularmente na pausa (quando faz pausa), devendo menos dias, menor fluxo e mais escura (mesmo castanha ou marrom).

Pergunta n° 11

E se a menstruação não descer?

A falta de menstruação pode ser um dos efeitos da pílula anticoncepcional, desde que a mulher a tome sem falhas e não tenha chances de gravidez, deve manter como seu médico indicou.

Pergunta n° 12

O que faço se esquecer?

Se a mulher esquecer o comprimido da pílula anticoncepcional deve tomar assim que se lembre, mesmo que tome junto com o seguinte, manter a pílula anticoncepcional, se proteger nos 7 dias seguintes e colar a cartela se o esquecimento ocorrer na ultima semana da cartela.

Pergunta n° 13

O que devo fazer se tiver um vômito ou diarreia?

Se após a toma da pílula anticoncepcional, nas 4 horas seguintes, tiver um vômito ou diarreia tem riscos de gravidez, deve por isso fazer outro comprimido de uma cartela de reserva.
13 perguntas que devemos fazer ao nosso médico antes de usar a pílula anticoncepcional

Espero ter ajudado... siga as recomendações de seu médico e continue lendo os posts... obrigado... 😊

Descubra alguns posts relacionados
Leave A Reply
  1. Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... :)

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, iniciei minha primeira cartela do anticoncepcional tess, tomei todos os dias certinho, no mesmo horário por 21 dias, porém no segundo dia da minha primeira pausa, tive r***** s***** sem p***** mas sem co****. Corro risco de estar grávida por ser a primeira cartela? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, nao corre, pois tomou certinho e continua protegida na pausa... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Olá, boa noite, qual a sua opinião sobre a pílula Daylette? É das consideradas da nova geração? Ou seja, não tão prejudiciais à saúde? Porque só está disponível em 3 países?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como lhe falei é recente, mas genérica de muitas outras que estão à muito tempo no mercado... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Obrigada Dr. Carlos! Então a DAYLETTE é segura? Estou com bastante receio pois tomei 12 anos a Mercilon e agora tive de mudar de Ginecologista e receitou-me a DAYLETTE e estou com muito medo... depois li que só está presente em 3 países (Portugal, Espanha e Hungria) o que achei estranho e tomei coragem de me aconcelhar consigo... e depois tem a parte dos coágulos que me aterrorizam!!! Todas as pílulas tem a mesma probabilidade de isso acontecer? Ou umas mais que outras? Em que ponto se encontram estas duas? Desculpe as questões mas estou com muito medo, baralhada, não sei que fazer...

      Eliminar
    3. Ola, sim é seguro, todos têm alguns riscos, uns mais que outros, mas sao riscos muito, muito baixos... deve seguir as recomendações do seu novo médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Boa noite novamente... você tem consultório? Onde o podemos encontrar? No que respeita à Mercilon e à Daylette, qual você recomendaria? Isto porque têm as duas componentes diferentes... e qual das duas tem menos probabilidade de formar coagulos/ tromboses? Obrigada mesmo!!!

      Eliminar
    5. Ola, nao tenho consultório... deve seguir as indicações de seu médico, confie nele... a probabilidade é baixa como lhe disse... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Ola. Estou a tomar a pilula yasminelle. Tomo a pilula todos os dias as 6h sem falhar nem mw esquecer de nenhum comprimido. Estou a emendar a cartela, e vou na minha 5a semana da pilula. Na semana passada tive um episodio de diarreia, e esta semana voltou a acontecer. Nao foi diarreia muito forte, so uma vez por dia, e aconteceu sempre 6-7h depois de tomar a pilula. Ha probabilidade de engravidar?
    Como dive diarreia dois dias seguidos, mas sempre muito depois da toma da pilula nao tinha a certeza.. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem chances, pois acontece mais de 4 horas depois da toma do comprimido... mantenha certinho e não use sempre, se pausa, sem seu médico recomendar... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Obrigada Carlos!
      Não tenho o habito de fazer isso, porque até costumo ter escapes, mas como tenho um casamento teve de ser!
      Não devo preocupar-me então? Mesmo sendo dois dias seguidos?

      Obrigada

      Eliminar
    3. Olá não precisa, as causas podem ser muitas... ode até resultar da toma seguida, mantenha... boa sorte para seu enlace... ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Obrigada Carlos! Fico sempre mais calma depois de ver o seu blog!

      Eliminar
  5. Boa tarde Doutor, tenho quase a certeza que a pilula que estou a tomar reduz drasticamente o meu fluxo menstrual, este mês mal vi a menstruação passar, nem precisei de penso,e veio um dia antes do esperado, devo preocupar-me»? Fico sempre a pensar em sangramentos da nidação etc...O que acha?

    ( Doutor não tenho a certeza se por erro meu mandei esta pergunta para si sem ser em anónimo anteriormente, se sim por favor não responda a essa pergunta mas sim a esta, obrigada e desculpe o incomodo )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a pílula pode mesmo reduzir o fluxo, os dias e escurecer nossa menstruação... é normal, o importante é manter certinho para estar protegida, sem chances de ter uma nidação... ando por aqui.... :)

      Eliminar
    2. Então tomando todas as pílulas num período de 12h, e aparecendo "alguma menstruação" mesmo sendo quase nula no período de pausa da pílula, não há razões para duvidar da proteção e eficácia da pilula doutor?

      Eliminar
    3. Olá, não há razões, desde que tome desse jeito vai estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Boa Tarde Doutor,
    Desde já, muitos parabéns pelo blog que nos permite esclarecer algumas dúvidas que nem sempre temos oportunidade de esclarecer cara a cara com o nosso Doutor.
    Neste momento, estou a tomar Azália desde Janeiro, começando a tomar no dia de inicio da menstruação. Acontece que desde então (na 2º e 3º), apesar de esta vir exactamente como antes da toma e na altura esperada do mês, continuo a ter hemorragias após o terminio desta. Portanto, menstruo 7 dias (como normal), +/- 2 dias de pausa, e 1 ou 2 semanas de hemorragias (quantidade igual como se fosse >4º/5º dia da menstruação). Confesso que se torna um pouco incomodativo, dado que no mês, acabo por ter poucos dias de pausa. Pelo o que entendo, é possivel haver essas hemorragias, mas não sei se o facto de serem tão prolongadas, serão positivas para o corpo? Encontro me no estrangeiro a longo prazo por isso não consigo facilmente contactar o medico que me receitou nem fazer alterações. Deverei aguardar e continuar a toma nos próximos meses ou parar? Sei que na altura que comecei a toma, todas analises ao sangue estavam dentro dos parametros, por isso não poderá ser provocado por outra situação . Fico então a aguardar a sua recomendação. Muito obrigada e bem haja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, com azalia podemos notar esse tipo de perdas e variações, pode até estar nos próximos meses sem menstruar ou sangrar, devido à sua composição hormonal que é diferente... o importante é manter certinho, sem pausa entre as cartelas, para estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Muito obrigada Doutor. Vou então continuar a toma e esperar que a situação se resolva. Votos de tudo de bom!

      Eliminar
  7. Ja fiz alguma relato aqui sobre a minha situação, minha namorada tomou uma pílula (hora H) dia 28 de fevereiro e 04 de Março (Pílula Hora H) dos dia 13 de março a 17 de março desceu um corrimento que só era possível ve no papel higiênico meio marron, a pílula pode ter causado isso ? Ao invés de mestruar desceu essa borra substitui ? Já fizemos o Beta ontem 27 de março (Negativo) 28 de Março ( Transvaginal) Apenas um cisto no ovário fora isso tudo normal, se fosse gravidez já dava pra vê pela transvaginal ? Ou tá desregulada mesmo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sim daria, é mesmo desregulação do ciclo, podem confiar... se protejam, ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Bom dia Dr.,

    Comecei a tomar a pílula estinette há quatro dias, no 1ºdia da menstruação. A minha médica receitou-me um óvulo para tratar um princípio de infecção. Gostaria de saber se há alguma interação entre os dois comprimidos e a partir de quando posso ter relações desprotegidas.
    Aproveito para elogiar o seu trabalho neste site ☺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, nao tem riscos, desde que mantenha a estinette certinha e sem falhas, ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Comecei a tomar a pílula em fevereiro, em março tomei no mesmo dia que em fevereiro e abril um dia antes, logo no dia seguinte tive relaçoes sem camisinha. Em março e abril minha menstruação desceu dia 13, e agora em amio, faltam 3 dias para o dia 13, sinto muita cólica, eu tô com medo. Como risco por ter tomado antes? Se não, talvez ansiedade e nervosismo possam atrapalhar para descer??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao antecipar o inicio da cartela não temos riscos... continuamos protegidos... mantenha seguindo o esquema que seu médico recomendou, ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Ola, tenho uma dúvida, tomei ciclo 21 no meu primeiro dia da menstruação tava tomando a cartela certinha so q ja vai fazer duas semana e minha menstruação não parou fiquei preocupada e parei de tomar ele Obs: mês passado tinha descido uma borra de café, minha menstruação nao tinha descido normal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deveria ter mantido... ao interromper deixou de estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar

Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... Carlos Edgar