27 de março de 2018

13 perguntas que devemos fazer ao nosso médico antes de usar o DIU jaydess®


Recentemente criei um grupo na pagina Procuro + Saúde no Facebook para as utilizadoras do DIU/ SIU jaydess®, o novo dispositivo intra-uterino de libertação hormonal. Convido-a a aderir... claro que muita acção se vai continuar a passar aqui no blog e depois do post de ontem - 13 perguntas que devemos fazer ao nosso médico antes de usar a pílula anticoncepcional - resolvi publicar mais um da série 13 perguntas, mas desta vez sobre o DIU/ SIU jaydess®...

Sugiro sempre a colocação do DIU/ SIU jaydess® após a mulher esclarecer todas suas duvidas, receios e medos, por se tratar de um método colocado no interior do útero muitas mulheres ficam renitentes e com muitas questões... é muito importante esclarecer todas para que se adapte e consiga tirar todas as vantagens deste método contraceptivo de longa duração... um método com uma elevada taxa de satisfação...
13 perguntas que devemos fazer ao nosso médico antes de usar o DIU jaydess®

Por isso recolhi as 13 perguntas que deve fazer ao seu médico antes de colocar o DIU/ SIU jaydess®... descubra-as:

13 perguntas que devemos fazer ao nosso médico antes de usar o DIU jaydess®

Pergunta n° 1

Qual a eficácia do DIU/ SIU jaydess®?

O DIU/ SIU jaydess® tem uma eficácia muito grande, de +99%, durante os 3 anos que vai usar. Como os outros métodos o DIU/ SIU jaydess® garante uma elevada eficácia e protege a mulher da gravidez indesejada, com a grande vantagem de não depender da mulher para fazer efeito (este tipo de métodos contraceptivos têm maior eficácia).

Pergunta n° 2

Como funciona o DIU/ SIU jaydess®?

O DIU/ SIU jaydess® tem na sua composição a hormona levonorgestrel que vai libertando dentro do útero, actuando de três formas, na prevenção da gravidez. O DIU/ SIU jaydess® vai espessar o muco cervical que dificulta a progressão dos espermatozoides, cria uma barreira que dificulta a sua entrada e altera as paredes interiores do útero impedindo a fixação do óvulo fecundado.
13 perguntas que devemos fazer ao nosso médico antes de usar o DIU jaydess®

Pergunta n° 3

Para que mulheres está indicado o DIU/ SIU jaydess®?

O DIU/ SIU jaydess® está recomendado para todas as mulheres que querem usar um método contraceptivo de longa duração, livre de tomas e posologias complicadas, para mulheres a amamentar, com períodos menstruais dolorosos, com menstruações abundantes, mulheres com contra-indicação para uso de contraceptivos com estrogénios e mulheres que usem alguns medicamentos que interfiram com a maioria dos contraceptivos.

Pergunta n° 4

Quando devo colocar o DIU/ SIU jaydess®?

O DIU/ SIU jaydess® pode ser colocado em qualquer altura do ciclo menstrual, 4 a 6 semanas após o parto ou logo após um aborto.

Pergunta n° 5

Como é colocado o DIU/ SIU jaydess®?

O DIU/ SIU jaydess® é colocado pelo nosso médico num procedimento indolor, como pode conferir no seguinte video:

Pergunta n° 6

Posso retirar o DIU/ SIU jaydess® antes dos 3 anos?

Na escolha do DIU/ SIU jaydess® deve-se lembrar que é um método de longa duração, portanto não indicado para mulheres que querem engravidar nos 3 anos seguintes, mas se eventualmente seus planos se alterarem o seu médico pode retirar o DIU/ SIU jaydess® antes do prazo. Após a retirada a mulher pode logo engravidar, o DIU/ SIU jaydess® não altera sua fertilidade.

Pergunta n° 7

Como vai ficar minha menstruação depois de colocar o DIU/ SIU jaydess®?

Depois de colocar o DIU/ SIU jaydess® a sua menstruação vai ficar diferente, as principais alterações que podem ocorrer são:
13 perguntas que devemos fazer ao nosso médico antes de usar o DIU jaydess®

Pergunta n° 8

O DIU/ SIU jaydess® protege logo da gravidez?

Sim pode proteger logo, se for colocado durante a menstruação ou logo após a interrupção de outro contraceptivo hormonal, por exemplo no dia seguinte à paragem da pílula anticoncepcional.

Pergunta n° 9

Posso usar tampões com o DIU/ SIU jaydess®?

Sim pode, embora seja aconselhado que mantenha os cuidados de higiene habituais (higiene intima e substituição do tampão frequente).

Pergunta n° 10

Posso engordar com o DIU/ SIU jaydess®?

Apesar de muitas mulheres associarem o aumento de peso aos contraceptivos hormonais, a verdade é que o aumento de peso tem maior ligação com a dieta e restantes estilos de vida. O DIU/ SIU jaydess® não aumenta o peso.

Pergunta n° 11

Posso notar efeitos secundários?

Como todos os medicamentos o DIU/ SIU jaydess® pode causar alguns efeitos secundários (mais frequentes), tais como:
13 perguntas que devemos fazer ao nosso médico antes de usar o DIU jaydess®

Pergunta n° 12

Preciso de fazer consulta após colocar o DIU/ SIU jaydess®?

Após a colocação do DIU/ SIU jaydess® é sugerido que a mulher faça uma consulta 4 a 12 semanas depois. Apesar de ser um critério médico esta consulta é sugerida para garantir e confirmar a correta colocação. Anualmente deve manter suas consultas de rotina.

Pergunta n° 13

Posso malhar/ fazer desporto logo após colocar o DIU/ SIU jaydess®?

Pode manter sua vida normal, embora seja aconselhado que nas primeiras 24 a 48 horas evite malhar ou praticar desporto.

Espero ter ajudado com mais este post... não perca nas próximas semanas mais posts da série 13 perguntas... obrigado pro continuar lendo os posts... 😊

Descubra alguns posts relacionados

13 comentários:

  1. Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... :)

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. Você sabe de alguma mulher que engravidou com o uso do antibiótico Norfloxacino? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ele não corta... portanto não tenho conhecimento, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Doutor, minha médica disse que qualquer antibiótico pode dá interação com o anticoncepcional. Mas até mesmo vi relatos aqui na internet de mulheres que tomaram o Norfloxacino e ocorreu tudo bem. Estou muito preocupada. Eu não tive relações durante o uso do Norfloxacino, mas tive relações um dia antes de iniciar o tratamento. Me ajude

      Eliminar
    3. Ok, mas o fato de dar interferência não que dizer que corta... :) ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Então já que não tive r*****durante o tratamento, só tive r***** um dia antes de começar o tratamento com o Norfloxacino. Posso ficar descansada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode... ele não corta... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Bom dia doutor, esta descendo um corrimentomarron e meio que um pouco de menstruação mais clara, e estou no 16° e 17° dia do ciclo ainda. No 13° dia do ciclo fiz **** sem camisinha, mais tomo anticoncepcional primera 30 todos os dias. O que pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode resultar do anticoncepcional.. nota mau odor nesse corrimento? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Esse corrimento esta bem ralo semelhante a rosa claro ou vermelho clarinho. O que pode ser? Devo continuar com o remédio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá sim deve continuar, pode ser um simples escape causado por ele, é o mais comum... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Boa tarde Doutor, consumo de álcool em pequenas ou grandes quantidades pode afetar a eficácia da pílula????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, nao afeta a eficácia... nao interfere, mantenha certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.

Carlos Edgar

O Carlos Edgar é reconhecido como uma das maiores referências profissionais na Internet na área da contracepção e anticoncepcionais. Autor, de alguns livros e alguns estudos na área da contracepção, com mais de 15 anos de experiência, e que ajuda anualmente mais de 20.000 mulheres com suas dúvidas. Frequenta todos os anos algumas formações para se manter actualizado e ajudar todas as leitoras. Para entrar em contacto com Carlos Edgar, visite a página de contacto. Para informações sobre o Carlos, clique aqui.