É seguro tomar duas pílulas em um dia?


Dr tomei duas pílulas no mesmo dia por engano, é seguro? Tenho riscos?

Esta pergunta é uma das muitas que habitualmente recebo aqui no blog... neste post vou revelar se temos riscos quando tomados duas pílulas - dois comprimidos no mesmo dia.
É seguro tomar duas pílulas em um dia?

Para estarmos protegidos de uma gravidez indesejada devemos usar a nossa pílula contraceptiva como nosso médico recomendou, tomando um comprimido por dia seguindo a indicação inscrita na cartela da pílula contraceptiva, sensivelmente à mesma hora e respeitando os dias certos de pausa.

Devo ainda relembrar que certas situações podem alterar esta eficácia, como vómitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma do comprimido, atrasos de maiores de 12 horas na toma do comprimido (hora de toma habitual), esquecimentos de comprimidos ou uso de alguns medicamentos que possam interferir. Confira o vídeo:

Tomar um comprimido por dia é suficiente para estar protegida, e se tomar dois por engano?

É seguro tomar duas pílulas em um dia?

Sim é... nalgumas situações devemos mesmo tomar duas pílulas, por exemplo quando temos um vómito ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma do comprimido, como no exemplo:
  • tomou o comprimido às 22 horas e por volta da meia-noite vomitou, para continuar protegida deve tomar outro comprimido até às 10 hora do dia seguinte (espaço de 12 horas)
É seguro tomar duas pílulas em um dia?

Como viu nalgumas situações devemos mesmo tomar duas pílulas... mas será que vamos ter alguns riscos?

Sim vamos... ao usar duas pílulas, no mesmo dia, temos mais chances de notar efeitos secundários ou colaterais da pílulas, os mais frequentes, como náuseas, tensão mamária, vómitos, barriga inchada, escapes ou spottings... mas esta ocorrência não quer dizer que temos riscos de gravidez... ao usar duas pílulas no mesmo dia continuamos protegidos da gravidez... espero ter ajudado, obrigado por continuar a ler os posts... 😊

Descubra alguns posts relacionados