Yaz flex® (etinilestradiol 2 mg + drospirenona 0,03 mg)


O anticoncepcional yaz flex® é contraceptivo hormonal combinado com hormonas estrogénicas – etinilestradiol e progestagénicas – drospirenona (etinilestradiol 2 mg + drospirenona 0,03 mg) indicado na prevenção da gravidez para a mulher que quer menstruar menos vezes durante o ano e de forma programada
O anticoncepcional yaz flex®

O anticoncepcional yaz flex® tem em cada cartela 30 comprimidos ativos com a composição hormonal e outros componentes, como: núcleo (lactose mono-hidratada, amido de milho, estearato de magnésio (E470b) ) e revestimento (hipromelose (E464), talco (E553b), dióxido de titânio (E171) e óxido de ferro vermelho (E172)).

Como iniciar a yaz flex®

Se vai iniciar o yaz flex® deve aguardar pela sua menstruação para iniciar, o yaz flex® deve ser iniciado durante a menstruação, de preferência no 1° dia, para seu corpo se adaptar mais facilmente e estar logo protegida. Também pode iniciar entre o 2° e o 5° dia da menstruação, mas neste caso deve se proteger até ao 7° comprimido da primeira cartela.

Como tomar a yaz flex®

O anticoncepcional yaz flex® deve ser tomado todos os dias, um comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora durante 24 a 120 dias. Esta flexibilidade na toma permite à mulher decidir quando quer menstruar, ou seja para estar protegida precisa de tomar pelo menos 24 comprimidos e depois pode fazer pausa de 4 dias para menstruar em dia e data a escolha, como nos exemplos:
  • toma todos os meses 24 comprimidos e pausa 4 dias
  • toma sempre 30 dias (30 comprimidos) e pausa 4 dias
  • toma 120 dias (120 comprimidos) e pausa 4 dias
O anticoncepcional yaz flex®

Esta possibilidade de escolha na posologia permite à mulher escolher se quer e quando quer menstruar, é uma posologia flexível (flex).

Medicamentos que interagem com o anticoncepcional yaz flex®

Como todos os anticoncepcionais o yaz flex® pode sofrer a interferência de alguns medicamentos como a carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona,lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (doses diárias maiores de 200 mg).

Efeitos colaterais do anticoncepcional yaz flex®

Como todos os medicamentos o anticoncepcional yaz flex® pode causar alguns efeitos colaterais, que podem ser frequentes, pouco frequentes, ou raros, confira:

Efeitos colaterais frequentes do anticoncepcional yaz flex®
O anticoncepcional yaz flex®

Efeitos colaterais pouco frequentes do anticoncepcional yaz flex®

Efeitos colaterais raros do anticoncepcional yaz flex®
  • Anemia
  • Aumento no número de plaquetas no sangue
  • Aumento do apetite
  • Perda de apetite
  • Secura nos olhos
  • Manchas castanho amareladas na pele
  • Perda de peso
O anticoncepcional yaz flex®

Esquecimento do anticoncepcional yaz flex®

Esquecimento menor de 12 horas

A mulher deve tomar o anticoncepcional yaz flex® assim que se lembre e tomar os restantes na hora habitual. O anticoncepcional yaz flex® não perde eficácia.

Esquecimento mais de 12 horas

Esquecimento do 1° - 7° comprimido

Deve tomar o comprimido em atraso e usar proteção adicional (preservativo) nos 7 dias seguintes.

Esquecimento do 8° – 24° comprimido

Deve tomar o comprimido em atraso assim que se lembre e manter os seguintes normalmente (continuo pedindo para usar proteção adicional (preservativo) nos 7 dias seguintes).

Esquecimento do 25° – 120° comprimido

Deve fazer uma pausa até 4 dias e retomar nova cartela.

Vomitos ou diarreia tomando o anticoncepcional yaz flex®

Se tiver um vomitos ou diarreia intensa até 4 horas após a toma do comprimido deve tomar outro comprimido para continuar protegida, pode tomar um da mesma cartela (seguinte), sem riscos de gravidez.

Recolhi esta informação na bula do anticoncepcional yaz flex® (confira em PDF). Espero ter ajudado com mais este post... obrigado... 😊

Descubra alguns posts relacionados