Não me lembro se tomei a pílula! E agora Dr Carlos Edgar?


Não se lembra se tomou a pílula? Neste post vou falar como deve fazer para não voltar a acontecer e o que deve fazer para não ter riscos de gravidez indesejada... espero ajudar...

Só vamos estar protegidos da gravidez se tomarmos a pílula sem falhas, ou seja tomar a pílula todos os dias sensivelmente à mesma hora, seguindo a posologia recomendada na nula ou pelo nosso médico.

O cumprimento da posologia é vital para a pílula atuar prevenindo a ocorrência da ovulação e espessar o muco cervical para evitar que os espermatozoides progridam e encontrem o óvulo.
Não me lembro se tomei a pílula! E agora Dr Carlos Edgar?

Claro que se vai lembrar que só cumprir a posologia não é suficiente, pois os vômitos, diarreias e alguns medicamentos podem diminuir a sua eficácia.

Sim certo! Mas vamos voltar à posologia, toma a sua pílula seguindo o esquema, mas fruto do seu dia a dia agitado não se lembra se tomou hoje o seu comprimido...

Não me lembro se tomei a pílula! E agora Dr Carlos Edgar?

Se chegou ao final do dia ou acordou de manhã e não se lembra se tomou a pílula... deve atuar como se tivesse esquecido, ou seja, deve tomar outro comprimido para continuar protegida, como neste exemplo:
  • toma todos os dias às 22 horas, acordou de manhã com aquela incerteza, como não se lembra deve tomar outro comprimido de uma cartela suplente, deve tomar até às 10 horas desse dia (prazo de 12 horas em relação à hora habitual)

Conclusão: não me lembro se tomei a pílula! E agora Dr Carlos Edgar? Como não se lembra vamos agir como se tivesse esquecido, ou seja vai ter que tomar outro comprimido, de uma cartela suplente, para continuar protegida.

Espero ter ajudado, se lembre de falar com seu médico se continuar esquecendo... 😊

Descubra alguns posts relacionados