Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

yes

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page

Nos dados que usei para escrever o post - as pílulas mais vendidas do ano 2018 em Portugal - acabei vendo que algumas pílulas trifásicas ou tricíclicas continuavam sendo pílulas usadas. Este fato e algumas perguntas recebidas foram as razões para escrever este post... será que este tipo de pílula deve ser indicado? É um bom contraceptivo? Todas as mulheres devem evitar o seu uso?
Pílulas trifásicas ou tricíclicas? Sim ou não?

Neste post vou responder a todas estas questões, não deixe de ler...

Pílulas trifásicas ou tricíclicas

As pílulas trifásicas ou tricíclicas são contraceptivos hormonais combinados que se caracterizam por ter uma associação hormonal trifásicas ou tricíclicas, que consiste na associação de três dosagens diferentes de estrogénio e progestagénio de modo a imitar os padrões hormonais naturais durante o ciclo menstrual normal. Como exemplos podemos referir a triquilar®, trinordiol®, tri-gynera® ou tri-minulet®.


O triquilar® é uma pílula tricíclica indicada na prevenção da gravidez, constituída pelas seguintes substâncias ativas:

Composição de triquilar® - as substâncias activas são:
  • Comprimidos castanhos claros/marrom claro (6 comprimidos revestidos castanhos-claros ou marrom): contém 0,05 mg de levonorgestrel e 0,03 mg de etinilestradiol.
  • Comprimidos brancos (5 comprimidos revestidos brancos): contém 0,075 mg de levonorgestrel e 0,04 mg de etinilestradiol. 
  • Comprimido ocres (10 comprimidos revestidos de cor ocre): contém 0,125 mg de levonorgestrel e 0,03 mg de etinilestradiol. 


A pílula hormonal combinada trinordiol® é um contraceptivo oral trifásico com três dosagens diferentes de estrogénio (etinilestradiol) + progestagénio (levonorgestrel). A pílula trinordiol® está indicada na prevenção da gravidez e tem a seguinte composição:

Composição da pílula trinordiol®
  • Comprimido castanho claro: contém 0,03 mg de etinilestradiol + 0,05 mg de levonorgestrel
  • Comprimido branco: contém 0,04 mg de etinilestradiol + 0,075 mg de levonorgestrel
  • Comprimido ocre: contém 0,03 mg de etinilestradiol + 0,125 mg delevonorgestrel


A pílula tri-gynera® é uma pílula tricíclica indicada na prevenção da gravidez indesejada, que é composta pelas hormonas estinilestradiol (estrogénios) e gestodeno (progesterona), com três tipos de comprimidos e dosagens hormonais, cada carteira de tri-gynera® tem 6 comprimidos bege, 5 comprimidos castanhos e 10 comprimidos brancos.

Dosagem hormonal de tri-gynera®:
  • Comprimidos de cor bege: 0,03 mg de etinilestradiol + 0,05 mg de gestodeno
  • Comprimidos castanhos: 0,04 mg de etinilestradiol + 0,07 mg de gestodeno
  • Comprimidos brancos: 0,03 mg de etinilestradiol + 0,10 mg de gestodeno


O tri-minulet® é uma pílula tricíclica indicada na prevenção da gravidez indesejada que é composta pelas hormonas estinilestradiol (estrogénios) e gestodeno (progesterona).

Dosagem hormonal de tri-minulet®:
  • Comprimido bege - contém 0,03 mg de etinilestradiol e 0,05 mg de gestodeno
  • Comprimido castanho escuro - contém 0,04 mg de etinilestradiol e 0,07 mg de gestodeno
  • Comprimido branco - contém 0,03 mg de etinilestradiol e 0,1 mg de gestodeno

Pílulas trifásicas ou tricíclicas? Sim ou não?

Depois de conferir as principais recomendações cientificas, actualizadas, podemos concluir que hoje em dia não há qualquer vantagem neste tipo de pílula, pela sua elevada dosagem hormonal (0,04 mg).

No entanto o seu médico pode manter ou sugerir o uso, por exemplo em situações de spotting ou escapes... fale com seu médico.

Conclusão: pílulas trifásicas? Sim ou não? Sim, mas só com indicação médica, por ter elevada dosagem hormonal.

Descubra alguns posts relacionados
Leave A Reply
  1. Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... :)

    ResponderEliminar
  2. Bom dia! Faltam duas pílulas para eu terminar a cartela de anticoncepcional e estou sentindo uma colica e seios doloridos. O que é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter relação com a acção hormonal do anticoncepcional, iniciou à pouco tempo? Desde que tome sem falhas vai estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Olá Dr. Carlos!
    Tomo micronor sem pausa a 8 meses, minha menstruação sempre veio normal, as vezes esquecia o horário até mesmo de tomar no dia, mas no dia seguinte tomava 2 comprimidos e nunca ocoreu um atraso maior q 2, 3 dias.
    Este mês estou em uma situação nova, a menstruação que eu esperava descer no dia 16 ainda não veio,hoje completa 10 dias de atraso.(26/06)
    No 4° dia de atraso fiz um exame de farmacia e deu negativo.o q me deixa preocupada é que não parei de tomar o remédio. O que eu faço?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter, para continuar protegida... como o teste de gravidez deu negativo não é a gravidez a causa, pode mesmo ser o anticoncepcional, ando por aqui... :)

      Eliminar

Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... Carlos Edgar