15 de julho de 2018

O efeito do anticoncepcional durante a pausa


Está na pausa entre as cartelas? Teve relação e tem medo da gravidez? Neste post vou lhe ajudar... descubra se tem riscos de gravidez... não deixe de ler...

Nas últimas semanas tenho revisitado alguns temas já falados aqui no blog, como é o caso dos riscos de gravidez na pausa entre as cartelas... confira alguns exemplos:

Nalguns tipos de pílula combinada, com estrogênios, está indicada na posologia fazer pausa entre cartelas de 2, 4, 6 ou 7 dias. Será que a pílula vai conferir protecção durante essa pausa?

Ao iniciar a pílula, durante a menstruação, de preferência no 1.º dia, a mulher vai ficar logo protegida, devendo depois manter a posologia recomendada (inscrita na cartela) seguindo a toma certinha dos comprimidos que correspondem ao dia da semana correspondente. Depois de terminar a cartela irá fazer a pausa de descanso, através de dias sem tomar ou comprimidos placebo.

Nessa pausa deve descer sua menstruação, um sangramento que resulta da falta de hormônios da pílula, depois da pausa deve retomar uma nova cartela mantendo sempre este esquema.
O efeito do anticoncepcional durante a pausa

Devo alertar que só a 1.ª cartela é que inicia no 1.º dia da menstruação, as restantes vai iniciar após a pausa de descanso.

O efeito do anticoncepcional durante a pausa

A toma da cartela como expliquei, achei importante ter explicado, garante que o efeito da pílula se mantém durante o período de pausa... ou seja a toma de 21 dias de pílula confere também protecção nos 7 dias seguintes sem tomar.

Desde que tenha usado a pílula certinha na cartela anterior vai estar protegida na pausa de descanso, mas se lembre que ao atrasar o inicio da cartela seguinte deixa de estar protegida... como pode conferir nos posts:

Conclusão: o efeito do anticoncepcional durante a pausa - sim o anticoncepcional na pausa também faz efeito desde que tenha usado sem falhas, sem atrasos ou esquecimentos, sem vómitos, diarreia ou uso de medicamentos que interfiram na cartela anterior.

Descubra alguns posts relacionados

7 comentários:

  1. Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... :)

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Tomo Yasmin só que sem querer por engano tomei o genérico pois tinha uma cartela guardada , fiquei desesperada e após algumas horas tomei o Yasmin msm fazendo isso prejudica o efeito do anticoncepcional e sua eficácia ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não prejudica, continua protegida, mantenha certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Boa tarde Doutor
    Sempre tomei anticoncepcional direito sem nenhum atrasos, só que no ultimo mês na minha cartela eu esqueci de tomar uma pílula e só lembrei no dia seguinte no horário da outra pílula, tomei as duas pílulas e fiquei o período de 7 dias com relação protegida e resolvi emendar a cartela, só que nessa emenda teve um dia que vomitei antes de da 04hors para o efeito da pílula e resolvi tomar outra. No fim da minha cartela eu estou tendo escape, já tem 8 dias esse sangue e minha cartela já acabou no sábado e o escape continua e nessa eu estou esperando a menstruação descer. Posso estar grávida? Se minha menstruação não descer até quinta feira que é quando início uma nova cartela, devo inicar mesmo assim? Me ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como se protegeu, e tomou outra pílula quando vomitou, não tem riscos está protegida... deve manter, ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Doutor pontadas na barriga e enjôos pode ser efeito colateral do ciclo 21 ou pode ser uma gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ter relação, ao usar o ciclo 21 certinho vai estar protegida, sem riscos de gravidez, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.

Carlos Edgar

O Carlos Edgar é reconhecido como uma das maiores referências profissionais na Internet na área da contracepção e anticoncepcionais. Autor, de alguns livros e alguns estudos na área da contracepção, com mais de 15 anos de experiência, e que ajuda anualmente mais de 20.000 mulheres com suas dúvidas. Frequenta todos os anos algumas formações para se manter actualizado e ajudar todas as leitoras. Para entrar em contacto com Carlos Edgar, visite a página de contacto. Para informações sobre o Carlos, clique aqui.