Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

yes

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page

Conseguir engravidar não é uma tarefa fácil, muitas tentantes continuando se esforçando, usando mil e uma dicas e produtos milagrosos, mas a verdade é que não conseguem... as causas para esta demora podem ser muitas... neste post vou revelar algumas, vai ficar a saber as dificuldades que os espermatozoides encontram e que apesar de em cada ejaculação haver milhões, apenas alguns conseguem encontrar o óvulo... não pode deixar de ler...
Trajeto no espermatozoide no sistema reprodutor feminino
Trajeto no espermatozoide no sistema reprodutor feminino. Fonte: How long does it take for the sperm to reach egg?
Como falei nem todos os espermatozoides vão encontrar o óvulo, apenas algumas centenas irão encontrar e apenas um, o mais apto (mais rápido e perfeito), conseguirá penetrar no óvulo fecundando-o (estou excluindo a hipótese de gémeos, onde pode ocorrer a penetração de mais que um espermatozoide 😊).

O processo de concepção

A concepção é um processo sensível, cheio de etapas interligadas até ao culminar - o bebé. Etapas que vou falar, ovulação, viagem do óvulo, viagem do esperma, penetração do espermatozóide no ovo, Divisão de células e a formação de embrião, implantação e desenvolvimento do bebé (confira o vídeo).


O primeiro processo da concepção que ocorre a meio do ciclo menstrual, e marca a libertação, pelo ovário, de um óvulo maduro, preparado para receber o espermatozoide (fertilizado).

Viagem do óvulo

O óvulo, após sair do ovário, vai permanecer nas trompas de falópio, até ser fertilizado pelo espermatozoide. Se não ocorrer fertilização o óvulo é expulso do corpo da mulher (menstruação).

Viagem do esperma

Cada ejaculação liberta milhões de espermatozoides que vão competir para alcançar o óvulo, mas apenas os mais rápidos conseguiram esse feito. A fertilização depende muito da velocidade dos espermatozóides e do seu estado de saúde.
Anatomia do espermatozoide
Anatomia do espermatozoide. Fonte: How long does it take for the sperm to reach egg?
Penetração do espermatozóide no ovo

O espermatozoide mais rápido, mais saudável e com melhores qualidades consegue chegar primeiro, fundindo-se com a membrana plasmática do ovo, entrando no óvulo. Ao entrar veda a entrada a outros espermatozoides (é nesta fase que é determinado o sexo do bebé).

Divisão de células e a formação de embrião

Após a fertilização o óvulo começa a ser dividido em células, mesmo antes da fixação no útero (implantação). Confira a figura:
Divisão celular do ovo.
Divisão celular do ovo. Fonte: How long does it take for the sperm to reach egg?

Implantação

Nesta fase o ovo fertilizado (blastocisto) implanta-se nas paredes do útero, a implantação ocorre no 5º dia após a fertilização.


Quanto tempo leva para o espermatozóide a encontrar o óvulo?

Após ocorrer a ejaculação os espermatozoides mais aptos podem levar até 30 minutos a encontrar o óvulo, no entanto pode acontecer alguns demorarem até 12 horas, os menos aptos... os espermatozoides podem levar 30 minutos a 12 horas para encontrar o óvulo. Alguns estudos revelam que os espermatozoides podem sobreviver no interior do corpo da mulher até 5 dias após a ejaculação.

Factores que podem complicar o processo de concepção

Alguns factores podem diminuir as chances de gravidez, acabei reunindo as mais comuns, o tabaco, a obesidade, ausência de relações sexuais, algumas bebidas, a ansiedade e estresse podem mesmo dificultar.
  • tabaco (os prejuízos do tabaco são imensos, e claro complicam a concepção)
  • obesidade (uma mulher com IMC elevado tem menos chances de conseguir engravidar)
  • ausência de relações sexuais (o aumento da frequência das relações aumenta as chances de gravidez)
  • algumas bebidas (algumas bebidas com cafeína e alcoólicas podem complicar)
  • ansiedade e estresse (estados de ansiedade podem complicar, a palavra de ordem é descontracção)
Quanto tempo leva para o espermatozoide a encontrar o óvulo?

Conclusão: quanto tempo leva para o espermatozóide a encontrar o óvulo? O esperma pode levar 30 minutos a 12 horas para encontrar o óvulo e fertilizá-lo.

Descubra alguns posts relacionados
Leave A Reply
  1. Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... :)

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde! Começo do mês deixei tomar anticoncepcional,ou seja já faz 14 dias, minha última menstruação foi dia 27 de junho, meu período fertil vai 09 a dia 15 desse mês, meu esposo está bem ansioso, já querendo fazer teste de sangue pra saber ser estou grávida, acho cedo pra isso..Tento não ficar ansiosa, pra engravidar logo.. Ainda não tenho filhos estou perto dos 32 anos..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ainda ser cedo para conseguir, apesar de terem deixado de estar protegidos... o corpo pode demorar para repor o ciclo normal... devem aguardar e com calma continuar tentando... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Parei de tomar anticoncepcional injetável a 16 dias e hoje sair corrimento clara de ovo, esse começo período fertil??? Ou seja quando sair esse corrimentos que dizer que ainda não estou grávida??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o corrimento pode dsscer apenas por seu corpo estar repondo o ciclo natural... pode não estar ainda ovulando... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Mais tenho somente essa semana isso, pois minha menstruação chegar dia 27... Pode acontecer de não te i período fértil??

      Eliminar
    3. Olá, o ciclo fica meio desregulado e pode não ter... mas ao parar deixou de estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá gostaria que me ajudasse. Tomei a injeção trimestral pela primeira vez a 3 meses, to indo pra segunda dose, mas com 9 dias de atraso do dia correta. Ou seja intervalo de 99 dias ? Posso tomar normalmente, corro algum risco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, desde que não tenha chances de gravidez, pois ao atrasar esses dias deixou de estar protegida, se proteja até fazer 7 dias de injecção... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá Edgar!minha menstruação veio dia 12 de junho Tive relação 4dias dps da menstruacao sem proteção dia 6 de julho tive outra relação sem camisinha não tomo nenhum tipo de contraceptivos...dps q tive minha última relação 4 dias depois deceu um muco marrom claro isso durou uns 3 dias dps desceu um muco acuoso com pouco de sangue o bico do meu seio estão doídos...minha menstruação não veio posso estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem chances, pois não se está protegendo, ando por aqui... :)

      Eliminar

Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... Carlos Edgar