Quanto tempo leva para o espermatozoide a encontrar o óvulo?


Conseguir engravidar não é uma tarefa fácil, muitas tentantes continuando se esforçando, usando mil e uma dicas e produtos milagrosos, mas a verdade é que não conseguem... as causas para esta demora podem ser muitas... neste post vou revelar algumas, vai ficar a saber as dificuldades que os espermatozoides encontram e que apesar de em cada ejaculação haver milhões, apenas alguns conseguem encontrar o óvulo... não pode deixar de ler...

Como falei nem todos os espermatozoides vão encontrar o óvulo, apenas algumas centenas irão encontrar e apenas um, o mais apto (mais rápido e perfeito), conseguirá penetrar no óvulo fecundando-o (estou excluindo a hipótese de gémeos, onde pode ocorrer a penetração de mais que um espermatozoide 😊).

O processo de concepção

A concepção é um processo sensível, cheio de etapas interligadas até ao culminar - o bebé. Etapas que vou falar, ovulação, viagem do óvulo, viagem do esperma, penetração do espermatozóide no ovo, Divisão de células e a formação de embrião, implantação e desenvolvimento do bebé (confira o vídeo).


O primeiro processo da concepção que ocorre a meio do ciclo menstrual, e marca a libertação, pelo ovário, de um óvulo maduro, preparado para receber o espermatozoide (fertilizado).

Viagem do óvulo

O óvulo, após sair do ovário, vai permanecer nas trompas de falópio, até ser fertilizado pelo espermatozoide. Se não ocorrer fertilização o óvulo é expulso do corpo da mulher (menstruação).

Viagem do esperma

Cada ejaculação liberta milhões de espermatozoides que vão competir para alcançar o óvulo, mas apenas os mais rápidos conseguiram esse feito. A fertilização depende muito da velocidade dos espermatozóides e do seu estado de saúde.
Penetração do espermatozóide no ovo

O espermatozoide mais rápido, mais saudável e com melhores qualidades consegue chegar primeiro, fundindo-se com a membrana plasmática do ovo, entrando no óvulo. Ao entrar veda a entrada a outros espermatozoides (é nesta fase que é determinado o sexo do bebé).

Divisão de células e a formação de embrião

Após a fertilização o óvulo começa a ser dividido em células, mesmo antes da fixação no útero (implantação). Confira a figura:

Implantação

Nesta fase o ovo fertilizado (blastocisto) implanta-se nas paredes do útero, a implantação ocorre no 5º dia após a fertilização.


Quanto tempo leva para o espermatozóide a encontrar o óvulo?

Após ocorrer a ejaculação os espermatozoides mais aptos podem levar até 30 minutos a encontrar o óvulo, no entanto pode acontecer alguns demorarem até 12 horas, os menos aptos... os espermatozoides podem levar 30 minutos a 12 horas para encontrar o óvulo. Alguns estudos revelam que os espermatozoides podem sobreviver no interior do corpo da mulher até 5 dias após a ejaculação.

Factores que podem complicar o processo de concepção

Alguns factores podem diminuir as chances de gravidez, acabei reunindo as mais comuns, o tabaco, a obesidade, ausência de relações sexuais, algumas bebidas, a ansiedade e estresse podem mesmo dificultar.
  • tabaco (os prejuízos do tabaco são imensos, e claro complicam a concepção)
  • obesidade (uma mulher com IMC elevado tem menos chances de conseguir engravidar)
  • ausência de relações sexuais (o aumento da frequência das relações aumenta as chances de gravidez)
  • algumas bebidas (algumas bebidas com cafeína e alcoólicas podem complicar)
  • ansiedade e estresse (estados de ansiedade podem complicar, a palavra de ordem é descontracção)
Conclusão: quanto tempo leva para o espermatozóide a encontrar o óvulo? O esperma pode levar 30 minutos a 12 horas para encontrar o óvulo e fertilizá-lo.

Descubra alguns posts relacionados