1 de julho de 2018

Tomar anticoncepcional muito tempo diminui o efeito?


“Dr. Carlos Edgar estou tomando a mesma pílula por muitos anos, a eficácia continua a mesma? Ou há alguma possibilidade do organismo se acostumar com a medicação? Eu tomo há 10 anos…“

Esta pergunta é também ela bem comum, muitas mulheres pensam que com o tempo de uso a pílula pode ficar fraca ou mesmo diminuir o efeito. Será que é verdade? Será que as pausas de descanso ajudam a repor o efeito?

Para o efeito da pílula ser máximo e a mulher estar protegida da gravidez, deve tomar a sua pílula como seu médico recomendou, seguindo a ordem de toma dos comprimidos inscrita na cartela, não atrasar mais de 12 horas a toma ou esquecer algum comprimido, não ter vômitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma do comprimido e se proteger ou evitar as relações se usar algum medicamento que corte o efeito - confira o post.
Tomar anticoncepcional muito tempo diminui o efeito?

Como pode conferir se excluir estas situações a protecção que a pílula vai conferir será muito grande, maior que 99%... e se estiver usando à muito tempo? O anticoncepcional tem o efeito diminuido?

Tomar anticoncepcional muito tempo diminui o efeito?

Como falei, se excluir estas variáveis, a pílula vai proteger da gravidez continuamente, mesmo nas pausas entre as cartelas. O fato de estar tomando à muito tempo não vai influenciar ou alterar a eficácia, mesmo que note algum efeito colateral após anos de uso... ao tomar como é recomendado os valores hormonais vão permanecer sempre elevados o que vai impedir que ocorra uma ovulação e espesse o muco cervical que vai impedir a progressão dos espermatozoides.

Conclusão: tomar anticoncepcional muito tempo diminui o efeito? Não, o fato de usar muitos anos não vai interferir com a eficácia, desde que tome certinho e sem falhas.

Descubra alguns posts relacionados

3 comentários:

  1. Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... :)

    ResponderEliminar
  2. Olá, tomo anticoncepcional há muitos anos. Na penúltima cartela, esqueci de tomar o 14 comprimido, continuo com os outros 7, fiz a pausa, menst****, recomecei a nova cartela no 8 dia de pausa, tomei toda a cartela, mens*** na pausa novamente. Porém tive rela*** no último dia de pausa, por receio tomei uma PDS e reiniciei o anticoncepcional normalmente. Hoje 18 dias após a rel*** de risco fiz teste beta hcg, resultado foi negativo. Posso confiar, estava protegida nesse novo ciclo e na pausa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode confiar... mantenha certinho para estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.