quinta-feira, junho 04, 2015

A eficacia do nuvaring® e o aparecimento dos efeitos adversos

A eficacia do nuvaring® e o aparecimento dos efeitos adversos

O anel vaginal nuvaring® é um anticoncepcional hormonal combinado indicado na prevenção da gravidez. O anel vaginal nuvaring® garante à mulher protecção desde que seja utilizado corretamente e não tome medicamentos que interfiram com a sua eficácia.
Anel vaginal hormonal
Anel vaginal hormonal
É muito importante ser colocado e retirado nos dias corretos, o anel vaginal nuvaring® deve permanecer 21 dias dentro da vagina e depois a mulher deve fazer 7 dias de pausa. Para facilitar a mulher pode descarregar uma app, para utilizar a app oficial tem que ter acesso a um código.
Colocar o anel nuvaring®
Colocar o anel nuvaring®
O ANEL VAGINAL NUVARING® DEIXA DE PROTEGER A MULHER SE ESTIVER MAIS DE 4 HORAS FORA DO MEIO VAGINAL.

Como todos os medicamentos o anel vaginal nuvaring® pode causar alguns efeitos adversos, que são mais comuns aparecerem na fase inicial de adaptação que seu corpo precisa, normalmente até ao uso do 4° anel, ou se a mulher usar o anel sem fazer a pausa de 7 dias.

Os efeitos adversos podem ser frequentes (afectam mais do que 1 em 100 mulheres), pouco frequentes (afectam mais do que 1 em 1000 mulheres) ou raros (afectam mais do que 1 em 10000 mulheres), descubra-os:

Frequentes: nauseas, infecção vaginal (candidíase), desconforto vaginal, comichão na zona genital, corrimento vaginal, enxaquecas, humor deprimido, desejo sexual diminuído, tensão mamária, períodos menstruais dolorosos, acne, aumento de peso ou expulsão do anel.

Pouco frequentes: tonturas, vómitos, diarreia, obstipação, sensação de cansaço, irritabilidade, alterações do humor, retenção de líquidos, infecção urinária, dor ao urinar, dor das mamas, quistos nas mamas, alterações do período menstrual, secura vaginal, queda de cabelo ou eczema.

Raros: urticária ou desconforto no pénis do parceiro.

O anel vaginal nuvaring® mantém sua eficácia mesmo que note alguns efeitos adversos.

Fontes bibliográficas
Partilhe

18 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber como se chama aquele contraceptivo que protege a mulher por anos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser o diu, por 5 a 10 anos ou o implante por 3 anos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Vejo que você tem um vasto conhecimento em anticoncepcionais e saúde da mulher, ao ler seu blog, fiquei interessada em estudar a saúde da mulher também, visto que estou em fase de prestar vestibular etc. Lendo o seu blog tirei algumas conclusões sobre anticoncepcionais, gostaria de saber se elas são coerentes. Entendi que o anticoncepcional não destrói o óvulo e sim impede a sua produção. Portanto quando lemos que o correto é inciar a primeira cartela no primeiro dia, isso quer dizer que é porque ainda não foram estimulados a produção de óvulos. Portanto, iniciar um anticoncepcional(com poucas doses de estrogeno; ex:Yaz), já menstruada, no terceiro ou segundo dia do ciclo, não há problema de fato. Porém iniciar depois de já ter menstruado sim, visto que os óvulos já foram produzidos. Sendo assim entendi que é por isso que os profissionais indicam o início no primeiro dia. Por isso não aconselha-se confiar na primeira cartela. Logo inciando depois do ciclo menstrual, não estarei protegida na primeira cartela. Porém no início da segunda, por ter vindo tomado anticoncepcional corretamente, já estamos protegidas. Correto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigado por suas palavras... ao iniciar depois do ciclo menstrual na ultima semana da cartela já está protegida... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Edgar, por a caso existe a possibilidade de a erva mate(chimarrão) e o formol agirem contra a eficácia do anticoncepcional? No caso do formol, me refiro aos alisamentos capilares, que a mulher passa 5 horas no salão inalando aquele cheiro forte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem chances, pode ficar tranquila... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. O adesivo é um método anticoncepcional seguro? Edgar, vejo que você tem muito conhecimento sobre saúde da mulher e anticoncepcionais, com o que trabalha fora da internet?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é, desde que o use corretamente e respeite os dias e de colocação e pausas... eu só sou enfermeiro em Portugal, numa unidade de saúde familiar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Porque as pílulas tiveram uma diminuição considerável nas taxas de hormônios?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      para dar menos efeitos adversos e melhor risco de complicações... :) se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Oi Carlos, sou brasileira e acompanho seu blog. Muito boa as informações que vc nos dá. Meu nome é Ana e minha dúvida é a seguinte: uso nuvaring a 5 meses. Os dias que coloco e tiro é no Domingo e durante a pausa fico muito depressiva, ansiosa e com dor de cabeça... como se fosse a tpm que eu tinha antes do nuvaring. Minha menstruação vem no terceiro dia de pausa.É possivel dar uma pausa menor que 7 dias, fazendo a retirada sempre no domingo e colocando na sexta ? Isso interfere na eficácia ? É que passo um fim de semana por mês mau humorada e nao quero trocar de contraceptivo. Tirando esse efeito incomodo da pausa, me adaptei muito bem ao Nuvaring. Abraço !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode fazer menos dias, que continua protegida... não tem risco de gravidez.. obrigado por seguir o blog... :) ando por aqui...

      Eliminar
  7. Olá Carlos!

    Tomo Primera 30 sem pausa e tenho melasma, minha médica indicou o anel por conter menos hormônio.
    Como faço a troca? Tenho que fazer pausa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode iniciar logo após terminar a cartela de primera 30, é aconselhado que tenha o anel 21 dias e faça pausa de 7 dias, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde, eu deveria ter tirado o anel dia 1 de setembro as 17;30 e so lembrei de tirar dia 2 as 13 horas, aproximadamente... retirei ele imediatamente , dei uma pausa de uma semana e coloquei dia 9 as 13 horas... esperei 3 semanas e na quarta dia 30 de setembro retirei ele as 13 horas.. posso estar gravida ? obs : uso o metodo a 3 meses

    Olá, não tem riscos... deve manter o seu uso... se precisar ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  10. Olá Carlos.
    Uso o circlet e estou hoje no 8 dia de utilização.. devido a uma infecção urinária comecei hoje a tomar unidrox.. eu sei que nos próximos 7 dias tenho de usar preservativo mas o meu problema é que tive relações ontem e tenho medo de ficar grávida.. é possível? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos... pode manter a pílula e beber muita água... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.